Após meses de rumores e especulações, o tão comentado SUV de entrada que a Renault prepara para mercados emergentes começou a rodar em testes. Prova disso são as imagens deste flagra que revelam o modelo circulando pela Índia (país que sedia o desenvolvimento do projeto) e já em carroceria final. Os trabalhos aparentam estar bastante adiantados e, não por acaso, a própria Renault já confirmou que apresentará a novidade ao público neste ano, durante o Auto Expo, em fevereiro, o local mais provável para estreia. O debute contemplará uma versão ainda conceitual, sendo o modelo definitivo aguardado apenas para o fim do ano.
Como já dito, o modelo chegará ao mercado com a missão de ficar abaixo do Duster, rivalizando na Índia com Hyundai Venue, Maruti Suzuki Vitara Brezza, Ford EcoSport e Tata Nexon. A plataforma será a conhecida base modular CMF-A+, a mesma do Kwid e da minivan Triber. Assim como os principais concorrentes, terá menos de 4 metros de comprimento (característica que rende vantagens tributárias na Índia) e apostará no design arrojado como principal chamariz. Nesse sentido, o flagra adianta que, a despeito do porte compacto, o HBC (como é chamado internamente o projeto), terá dianteira agressiva com conjunto óptico divido em dois níveis, rodas de liga leve de 16 polegadas, rack no teto e as tradicionais molduras plásticas nas caixas de roda.
Além disso, focará na redução de custos e terá posicionamento acessível em termos de preço. Para tanto, a Renault compartilhará o máximo possível de peças para ganhar em economia de escala. Por dentro, por exemplo, o painel será muito parecido com o da Triber, tendo apenas diferenças leves na questão das cores e texturas.
Sob o capô, o conjunto mecânico também será emprestado dos irmãos menores: motor 1.0 de três cilindros a gasolina e câmbio manual de 5 marchas. Posteriormente, assim como na Triber, a Renault ofertará o novo propulsor 1.0 turbo e acrescentará a opção de transmissão automatizada AMT.
No Brasil, apesar de a Renault ainda não ter confirmado o lançamento, o HBC poderia ser facilmente posicionado no lugar hoje ocupado pelo Sandero Stepway. Neste cenário, a gama da Renault seria formada pelo Kwid como carro de entrada (e chamado de 'SUV dos compactos'), seguido pelo novo HBC com 3,99 metros, depois pelo Duster com 4,33 e, por fim, pelo Captur.
Fonte: Power Stroke
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