Picapes mais vendidas em 2019: Toro tem melhor resultado da carreira
Strada também cresceu em seu último ano na atual geração
Com 342.669 unidades emplacadas e representando quase 13% dos 2.658.927 veículos e mais de 86% dos 396.960 comerciais leves registrados no país em 2019, o segmento de picapes manteve o viés de alta dos últimos anos e incrementou em mais de 8% os números de 2018. Para alegria da Fiat, suas representantes foram as principais responsáveis pelo resultado.
Líder entre os modelos menores pelo menos desde 2002, último ano com números ainda disponibilizados pela Fenabrave, a Fiat Strada (76.223) emplacou quase 9 mil unidades a mais do que no ano anterior e se aproximou dos 60% de participação de mercado graças ao seu melhor desempenho anual desde 2015.
Vice-líder, a VW Saveiro (42.270) caiu quase 8% e viu subir para quase 34 mil unidades uma desvantagem que fora de pouco mais de 12 mil em 2017. Com o lançamento da nova geração da Strada nos próximos meses, a situação não deve melhorar muito para a VW. Terceira, a Chevrolet Montana (12.524) teve o pior ano desde 2004, seu 1º ano completo de vendas.
Entre as picapes médias e grandes, a Fiat Toro (65.566) completou quatro anos consecutivos na liderança com seu novo recorde de vendas. A diferença sobre a Toyota Hilux (40.419), que não vendia tanto desde 2015, cresceu para mais de 25 mil unidades, número superior ao total emplacado pela Ranger (22.218), quarta colocada. Líder até 2015, a Chevrolet S10 (32.161) completou o pódio pelo 4º ano em sequência.
Destaque de 2018, a VW Amarok (18.911) desta vez não surpreendeu e fechou o top 5 incrementando o resultado de 2018 em menos de 150 unidades. Coadjuvante entre as primeiras colocadas, a Nissan Frontier (8.090) foi a que registrou a maior evolução (+27,9%) dentre as oito mais bem posicionadas – Renault Duster Oroch (13.363) e Mitsubishi L200 (10.220), por sua vez, foram as únicas a perderem consumidores.
Picapes Pequenas |
|
||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2019 |
% 2019 |
TOTAL 2018 |
% 2018 |
% VARIAÇÃO 19/18 |
POS. 2018 |
1º |
FIAT STRADA |
76223 |
58,18% |
67227 |
53,25% |
13,38% |
1º |
2º |
VW SAVEIRO |
42270 |
32,26% |
45920 |
36,37% |
-7,95% |
2º |
3º |
CHEVROLET MONTANA |
12524 |
9,56% |
13106 |
10,38% |
-4,44% |
3º |
|
|
131017 |
100,00% |
126253 |
100,00% |
3,77% |
|
Picapes Médias / Grandes |
|
||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2019 |
% 2019 |
TOTAL 2018 |
% 2018 |
% VARIAÇÃO 19/18 |
POS. 2018 |
1º |
FIAT TORO |
65566 |
30,98% |
58477 |
29,21% |
12,12% |
1º |
2º |
TOYOTA HILUX |
40419 |
19,10% |
39278 |
19,62% |
2,90% |
2º |
3º |
CHEVROLET S10 |
32161 |
15,20% |
31761 |
15,87% |
1,26% |
3º |
4º |
FORD RANGER |
22218 |
10,50% |
20552 |
10,27% |
8,11% |
4º |
5º |
VW AMAROK |
18911 |
8,93% |
18766 |
9,37% |
0,77% |
5º |
6º |
RENAULT DUSTER OROCH |
13363 |
6,31% |
13409 |
6,70% |
-0,34% |
6º |
7º |
MITSUBISHI L200 |
10226 |
4,83% |
10766 |
5,38% |
-5,02% |
7º |
8º |
NISSAN FRONTIER |
8090 |
3,82% |
6325 |
3,16% |
27,91% |
8º |
9º |
RAM 2500 |
652 |
0,31% |
678 |
0,34% |
-3,83% |
9º |
10º |
AGRALE MARRUÁ |
15 |
0,01% |
7 |
0,00% |
114,29% |
14º |
11º |
SSANGYONG ACTYON SPORTS |
13 |
0,01% |
35 |
0,02% |
-62,86% |
11º |
12º |
FORD F150 / F250 |
8 |
0,00% |
26 |
0,01% |
-69,23% |
12º |
13º |
HAFEI RUIYI |
5 |
0,00% |
3 |
0,00% |
66,67% |
16º |
14º |
CHEVROLET SILVERADO |
1 |
0,00% |
2 |
0,00% |
-50,00% |
17º |
15º |
EFFA PLUTUS |
1 |
0,00% |
0 |
0,00% |
- |
- |
16º |
LIFAN FOISON |
1 |
0,00% |
77 |
0,04% |
-98,70% |
10º |
17º |
RELY PICK-UP |
1 |
0,00% |
13 |
0,01% |
-92,31% |
13º |
18º |
TOYOTA TACOMA |
1 |
0,00% |
0 |
0,00% |
- |
- |
|
|
211652 |
100,00% |
200175 |
100,00% |
5,73% |
|
EM DEZEMBRO
Os grandes destaques no último mês do ano foram a Fiat Toro (6.493), que registrou o 2º melhor desempenho desde o lançamento (atrás apenas das 6.914 unidades de outubro) e a Chevrolet S10 (3.693), que não tinha resultado tão bom desde maio de 2015 (4.148). Com forte queda (-19,4%), a Toyota Hilux recuou para terceiro.
Mais uma vez quarta colocada, a Ranger (2.327) só não teve o mês mais forte em 2019 por conta das 2.329 unidades registradas em outubro. Com o resultado, a Ford aumentou sua vantagem sobre a Amarok (1.694). Atrás da VW, a Renault Duster Oroch (1.363) garantiu seu 2º melhor resultado no ano.
Entre as picapes menores, apenas a Fiat Strada (6.276) cresceu (+8,6%), ultrapassando os 60% de market share e se aproximando de dobrar as vendas da VW Saveiro (3,358), esta última em seu pior momento no 2º semestre. A Chevrolet Montana (560), terceira, não tinha um desempenho tão fraco desde abril de 2018 (399).
Picapes Pequenas |
||||||||
POS. |
MODELO |
DEZ/19 |
NOV/19 |
DEZ/18 |
% DEZ 19 |
% NOV 19 |
VARIAÇÃO DEZ/NOV |
VARIAÇÃO 2019/2018 |
1º |
FIAT STRADA |
6276 |
6412 |
5780 |
61,57% |
58,64% |
-2,12% |
8,58% |
2º |
VW SAVEIRO |
3358 |
3438 |
3922 |
32,94% |
31,44% |
-2,33% |
-14,38% |
3º |
CHEVROLET MONTANA |
560 |
1085 |
1370 |
5,49% |
9,92% |
-48,39% |
-59,12% |
|
|
10194 |
10935 |
11072 |
100,00% |
100,00% |
-6,78% |
-7,93% |
Picapes Médias / Grandes |
||||||||
POS. |
MODELO |
DEZ/19 |
NOV/19 |
DEZ/18 |
% DEZ 19 |
% NOV 19 |
VARIAÇÃO DEZ/NOV |
VARIAÇÃO 2019/2018 |
1º |
FIAT TORO |
6493 |
6280 |
5863 |
30,69% |
33,98% |
3,39% |
10,75% |
2º |
CHEVROLET S10 |
3693 |
2622 |
3009 |
17,46% |
14,19% |
40,85% |
22,73% |
3º |
TOYOTA HILUX |
3650 |
3225 |
4529 |
17,25% |
17,45% |
13,18% |
-19,41% |
4º |
FORD RANGER |
2327 |
1754 |
2140 |
11,00% |
9,49% |
32,67% |
8,74% |
5º |
VW AMAROK |
1694 |
1525 |
1801 |
8,01% |
8,25% |
11,08% |
-5,94% |
6º |
RENAULT DUSTER OROCH |
1363 |
1409 |
1222 |
6,44% |
7,62% |
-3,26% |
11,54% |
7º |
MITSUBISHI L200 |
927 |
1004 |
898 |
4,38% |
5,43% |
-7,67% |
3,23% |
8º |
NISSAN FRONTIER |
703 |
650 |
513 |
3,32% |
3,52% |
8,15% |
37,04% |
9º |
RAM 2500 |
298 |
8 |
85 |
1,41% |
0,04% |
3625,00% |
250,59% |
10º |
AGRALE MARRUÁ |
5 |
6 |
3 |
0,02% |
0,03% |
-16,67% |
66,67% |
11º |
HAFEI RUIYI |
1 |
0 |
0 |
0,00% |
0,00% |
- |
- |
12º |
RELY PICK-UP |
1 |
0 |
1 |
0,00% |
0,00% |
- |
0,00% |
13º |
SSANGYONG ACTYON SPORTS |
1 |
0 |
2 |
0,00% |
0,00% |
- |
-50,00% |
14º |
TOYOTA TACOMA |
1 |
0 |
0 |
0,00% |
0,00% |
- |
- |
|
|
21157 |
18483 |
20066 |
100,00% |
100,00% |
14,47% |
5,44% |
Galeria: Fiat Toro 2020
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Quer um Toyota Corolla híbrido? Agora só na versão mais cara
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Onix 2025: com motor do Tracker, modelo superaria Polo e HB20
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
BYD está em vias de alcançar 4,25 milhões de carros vendidos em 2024
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Toyota Corolla GR Sport 2025 recebe novo visual e nova multimídia