CES 2020: Ford quer oferecer soluções de trânsito para cidades
Tecnologia permite identificar problemas de trânsito nas cidades e onde a Ford pode colocar seu futuro transporte público autônomo
O futuro da Ford irá além de produzir carros, passando também a oferecer serviços de mobilidade. Ao menos é o que acredita Bill Ford, descendente de Henry Ford e que ocupa o cargo de chairman executivo da marca. Uma das formas de atingir este objetivo será oferecer às cidades uma plataforma que identifica os problemas no trânsito local e colocar à disposição veículos autônomos que ajudem a melhorar o fluxo e evitar acidentes.
Batizado como "City:One", o projeto está sendo testado em sete cidades nos EUA. A primeira escolhida foi Ann Arbor (perto de Detroit), onde a Ford começou a analisar o trânsito com a plataforma "City Insights", identificando os problemas na região do centro da cidade. O sistema encontra os cruzamentos de maior congestionamento, pontos onde há mais acidentes e onde está faltando uma opção de transporte público. O algorítimo consegue até mesmo encontrar os locais onde os motoristas freiam de forma mais brusca e a razão disso acontecer.
Com os dados na mão, a Ford explica que estas soluções trabalham diretamente com seus esforços de automação de veículos, como o sistema de inteligência artificial da empresa Argo AI ou a tecnologia C-V2X de comunicação entre os veículos. Ambos serão usados no futuro serviço comercial de transporte público, com veículos autônomos desenvolvidos para esta finalidade ou com a ajuda de empresas que já têm parceria com a Ford, como a Spin, que tem diversas soluções de micromobilidade como patinetes elétricos.
A fabricante usa as informações colhidas para descobrir onde há uma deficiência de transporte alternativo, como regiões residenciais, e sugere soluções. O mesmo é feito nas regiões com muitos congestionamentos, encontrando estacionamentos e colocando transportes a partir deles, propondo que os motoristas evitem as regiões de trânsito mais intenso.
O projeto em Ann Arbor é o primeiro exemplo de como a Ford vê um futuro além de produzir carros, algo que começa a fazer sentido. Após os testes na cidade em Michigan, a fabricante irá utilizar estas ferramentas em mais seis cidades nos Estados Unidos, incluindo Austin, Detroit, Indianapolis e Pittsburgh.
Galeria: Ford City Insights
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Ford Everest é lançado na Argentina com motor de 300 cv do Mustang
Crédito pode salvar mercado de automóveis em 2025
Ford Fiesta lidera vendas de carros usados isentos de IPVA em 2025
Primeira Ferrari particular de Michael Schumacher vai a leilão
Mustang Mach-E vendeu mais o que Mustang a gasolina em 2024
Ram Rampage 2025 ganha ADAS mais completo e preços sobem até R$ 6.000
Os SUVs mais rápidos do mundo em 2025