Em janeiro do ano passado, já com fortes preocupações em relação à crise econômica na Argentina, especialistas previam que o mercado automotivo local encerrasse 2019 com cerca de 650 mil automóveis e comerciais leves comercializados. Pois bem: o resultado foi ainda pior.
Com apenas 440.330 unidades, a retração em relação a 2018 chegou a 43%. Para se ter uma ideia do caos, todas as montadoras do top 10 recuaram pelo menos 24% e apenas dois modelos do top 30 cresceram na comparação com o ano passado. Por marcas, a liderança ficou com a Volkswagen (68.618), mas o destaque coube à Toyota.
Com 65.065 unidades, a japonesa saltou da quinta para a segunda colocação e ainda viu a Hilux (25.120) ser o veículo preferido pelo 2º ano seguido e pelo 3º nos últimos quatro anos. Numa disputa acirrada contra o Chevrolet Onix (16.541), o Ford Ka (16.630) assumiu a liderança entre os automóveis. Vice-líder no ano passado, o Toyota Etios (15.748) caiu duas posições.
Preferido dos argentinos em 2017, o VW Gol (13.633) completou o top 5 menos de mil unidades à frente de uma surpreendente VW Amarok (12.669). Sétimo no ano passado, o Renault Kwid (12.058) perdeu a posição para o Peugeot 208 (12.110), cuja nova geração chega ao mercado neste ano. Menos de 100 unidades atrás do Renault Sandero (11.718), a Ford Ranger (11.635) fechou o top 10.
O Fiat Cronos (11.080), em 11º, assumiu a ponta entre os sedãs ao superar o Chevrolet Prisma (10.825). Em 13º, o Toyota Yaris (10.048) foi um dos dois modelos a crescerem nos últimos 12 meses – o outro foi o Renault Kangoo (7.163). Em 14º, o Ford Ecosport (9.789) assegurou mais uma vez a liderança entre os SUVs. Mesmo aposentado em maio, o Ford Focus (6.026) encerrou seu último ano entre os 30 mais vendidos.
POS. |
MODELO |
2019 |
% MERCADO |
2018 |
% MERCADO |
% VARIAÇÃO |
1 |
TOYOTA HILUX |
25.120 |
5,7% |
33.483 |
4,3% |
-25,0% |
2 |
FORD KA |
16.630 |
3,8% |
30.437 |
3,9% |
-45,4% |
3 |
CHEVROLET ONIX |
16.541 |
3,8% |
30.313 |
3,9% |
-45,4% |
4 |
TOYOTA ETIOS |
15.748 |
3,6% |
32.024 |
4,1% |
-50,8% |
5 |
VW GOL |
13.633 |
3,1% |
24.725 |
3,2% |
-44,9% |
6 |
VW AMAROK |
12.669 |
2,9% |
18.180 |
2,4% |
-30,3% |
7 |
PEUGEOT 208 |
12.110 |
2,8% |
22.495 |
2,9% |
-46,2% |
8 |
RENAULT KWID |
12.058 |
2,7% |
22.577 |
2,9% |
-46,6% |
9 |
RENAULT SANDERO |
11.718 |
2,7% |
22.096 |
2,9% |
-47,0% |
10 |
FORD RANGER |
11.635 |
2,6% |
16.738 |
2,2% |
-30,5% |
11 |
FIAT CRONOS |
11.080 |
2,5% |
13.929 |
1,8% |
-20,5% |
12 |
CHEVROLET PRISMA |
10.825 |
2,5% |
27.973 |
3,6% |
-61,3% |
13 |
TOYOTA YARIS |
10.048 |
2,3% |
2.562 |
0,3% |
292,2% |
14 |
FORD ECOSPORT |
9.789 |
2,2% |
16.953 |
2,2% |
-42,3% |
15 |
RENAULT DUSTER OROCH |
9.307 |
2,1% |
13.608 |
1,8% |
-31,6% |
16 |
TOYOTA COROLLA |
9.074 |
2,1% |
15.581 |
2,0% |
-41,8% |
17 |
FIAT ARGO |
8.870 |
2,0% |
21.385 |
2,8% |
-58,5% |
18 |
VW POLO |
8.639 |
2,0% |
17.171 |
2,2% |
-49,7% |
19 |
RENAULT DUSTER |
7.319 |
1,7% |
12.498 |
1,6% |
-41,4% |
20 |
RENAULT KANGOO II |
7.163 |
1,6% |
7.025 |
0,9% |
2,0% |
21 |
VW UP |
7.103 |
1,6% |
16.208 |
2,1% |
-56,2% |
22 |
JEEP RENEGADE |
7.003 |
1,6% |
11.035 |
1,4% |
-36,5% |
23 |
RENAULT LOGAN |
6.685 |
1,5% |
14.681 |
1,9% |
-54,5% |
24 |
CHEVROLET S10 |
6.479 |
1,5% |
10.581 |
1,4% |
-38,8% |
25 |
CHEVROLET CRUZE |
6.317 |
1,4% |
13.778 |
1,8% |
-54,2% |
26 |
FIAT TORO |
6.222 |
1,4% |
6.333 |
0,8% |
-1,8% |
27 |
FORD FOCUS |
6.026 |
1,4% |
11.767 |
1,5% |
-48,8% |
28 |
RENAULT CAPTUR |
5.872 |
1,3% |
9.263 |
1,2% |
-36,6% |
29 |
CHEVROLET TRACKER |
5.725 |
1,3% |
9.163 |
1,2% |
-37,5% |
30 |
HONDA HR-V |
5.354 |
1,2% |
7.814 |
1,0% |
-31,5% |
POS. |
MARCA |
2019 |
% MERCADO |
2018 |
% MERCADO |
% VARIAÇÃO |
1 |
VOLKSWAGEN |
68.618 |
15,6% |
117.097 |
15,2% |
-41,4% |
2 |
TOYOTA |
65.065 |
14,8% |
91.869 |
11,9% |
-29,2% |
3 |
RENAULT |
63.389 |
14,4% |
114.300 |
14,8% |
-44,5% |
4 |
CHEVROLET |
50.997 |
11,6% |
101.253 |
13,1% |
-49,6% |
5 |
FORD |
49.933 |
11,3% |
92.628 |
12,0% |
-46,1% |
6 |
FIAT |
42.400 |
9,6% |
82.721 |
10,7% |
-48,7% |
7 |
PEUGEOT |
29.123 |
6,6% |
61.205 |
7,9% |
-52,4% |
8 |
NISSAN |
16.525 |
3,8% |
22.028 |
2,9% |
-25,0% |
9 |
CITROËN |
14.773 |
3,4% |
27.639 |
3,6% |
-46,6% |
10 |
JEEP |
10.900 |
2,5% |
14.361 |
1,9% |
-24,1% |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
|
|
ACUMULADO |
440.330 |
... |
772.588 |
... |
-43,0% |
No mês mais fraco do ano – foram apenas 20.153 unidades vendidas, quase 26% a menos do que em 2018 -, a Toyota Hilux (945) completou 12 meses consecutivos como o veículo preferido em nosso vizinho. O restante do pódio foi 100% Chevrolet, com Onix (875) e Prisma (805).
Com nova geração nas concessionárias, o Toyota Corolla (766) conquistou um surpreendente quarto lugar, à frente do Ford Ka (691). Mostrando a força das picapes por lá, VW Amarok (667) e Ford Ranger (540) marcaram presença entre os 10 primeiros colocados.
O Toyota Etios, com 492 unidades, foi superado pelo irmão mais novo Yaris (505) e ficou de fora da parte de cima da tabela pelo 2º mês seguido. O Ford Ecosport (353) manteve a liderança entre os SUVs. Já o Sandero (298) foi o destaque negativo: fora do top 20, o Renault foi quem mais perdeu espaço nos últimos 12 meses (-63,7%).
POS. |
MODELO |
DEZ. 19 |
% MERCADO |
DEZ. 18 |
% VARIAÇÃO |
1 |
TOYOTA HILUX |
945 |
4,7% |
1.082 |
-12,7% |
2 |
CHEVROLET ONIX |
875 |
4,3% |
980 |
-10,7% |
3 |
CHEVROLET PRISMA |
805 |
4,0% |
614 |
31,1% |
4 |
TOYOTA COROLLA |
766 |
3,8% |
458 |
67,2% |
5 |
FORD KA |
691 |
3,4% |
1.003 |
-31,1% |
6 |
VW AMAROK |
667 |
3,3% |
609 |
9,5% |
7 |
VW GOL |
647 |
3,2% |
642 |
0,8% |
8 |
FORD RANGER |
540 |
2,7% |
683 |
-20,9% |
9 |
VW POLO |
539 |
2,7% |
529 |
1,9% |
10 |
PEUGEOT 208 |
537 |
2,7% |
534 |
0,6% |
11 |
RENAULT KWID |
512 |
2,5% |
1.023 |
-50,0% |
12 |
FIAT CRONOS |
507 |
2,5% |
1.049 |
-51,7% |
13 |
TOYOTA YARIS |
505 |
2,5% |
316 |
59,8% |
14 |
TOYOTA ETIOS |
492 |
2,4% |
669 |
-26,5% |
15 |
RENAULT KANGOO II |
387 |
1,9% |
596 |
-35,1% |
16 |
RENAULT DUSTER OROCH |
366 |
1,8% |
373 |
-1,9% |
17 |
FIAT TORO |
355 |
1,8% |
276 |
28,6% |
18 |
FORD ECOSPORT |
353 |
1,8% |
580 |
-39,1% |
19 |
VW T-CROSS |
318 |
1,6% |
0 |
NOVO |
20 |
FIAT ARGO |
317 |
1,6% |
254 |
24,8% |
21 |
RENAULT SANDERO |
298 |
1,5% |
821 |
-63,7% |
22 |
CHEVROLET S10 |
286 |
1,4% |
482 |
-40,7% |
23 |
JEEP RENEGADE |
279 |
1,4% |
369 |
-24,4% |
24 |
CHEVROLET TRACKER |
265 |
1,3% |
283 |
-6,4% |
25 |
CHEVROLET CRUZE |
247 |
1,2% |
528 |
-53,2% |
26 |
FIAT MOBI |
240 |
1,2% |
183 |
31,1% |
27 |
RENAULT CAPTUR |
232 |
1,2% |
505 |
-54,1% |
28 |
RENAULT DUSTER |
224 |
1,1% |
591 |
-62,1% |
29 |
PEUGEOT 2008 |
223 |
1,1% |
361 |
-38,2% |
30 |
VW UP |
223 |
1,1% |
409 |
-45,5% |
POS. |
MARCA |
DEZ. 19 |
% MERCADO |
DEZ. 18 |
% VARIAÇÃO |
1 |
VOLKSWAGEN |
3.359 |
16,7% |
4.414 |
-23,9% |
2 |
TOYOTA |
3.037 |
15,1% |
2.823 |
7,6% |
3 |
CHEVROLET |
2.762 |
13,7% |
3.423 |
-19,3% |
4 |
RENAULT |
2.601 |
12,9% |
4.547 |
-42,8% |
5 |
FORD |
1.985 |
9,8% |
2.930 |
-32,3% |
6 |
FIAT |
1.786 |
8,9% |
2.347 |
-23,9% |
7 |
PEUGEOT |
1.262 |
6,3% |
1.591 |
-20,7% |
8 |
NISSAN |
790 |
3,9% |
1.130 |
-30,1% |
9 |
CITROËN |
647 |
3,2% |
880 |
-26,5% |
10 |
JEEP |
479 |
2,4% |
551 |
-13,1% |
... |
... |
... |
... |
... |
|
|
TOTAL |
20.153 |
... |
27.033 |
-25,5% |
Fontes: Autoblog Argentina / Acara
RECOMENDADO PARA VOCÊ
SUVs em outubro: Jeep Compass lidera e Tiggo 7 tem recorde de vendas
Primeiras impressões: Mini Countryman JCW 2025 é SUV de famílias aceleradas
Sedãs em outubro: BYD King supera Nissan Sentra; veja o ranking
Volvo: XC90 com motor a gasolina segue em linha "enquanto houver demanda''
Hatches em outubro: VW Polo lidera e City tem melhor resultado desde 2022
Ford aumenta produção e contrata para fábrica da Ranger na Argentina
As picapes mais vendidas do Brasil em outubro; veja o ranking