Mercado: 2020 promete disputa entre Onix Plus, Argo e Ka pelo pódio
Veja nossas apostas considerando os lançamentos que prometem mexer com os segmentos mais importantes
O ano de 2020 começa do mesmo jeito que 2019: Onix na liderança disparada do mercado nacional. Mas as posições seguintes prometem ser um pouco mais concorridas. É que agora o Onix tem um irmão (Onix Plus) que vem despontando nas vendas e, no acumulado até o dia 30 de dezembro, já figurava na segunda posição do ranking - fazendo dobradinha para a Chevrolet.
Ao mesmo tempo, a nova geração do Hyundai HB20 parece não ter agradado tanto assim, a ponto de o hatch coreano deixar de brigar pelas primeiras posições do mercado (foi o sexto na última parcial de dezembro). Quem se aproveitou foi o Fiat Argo, que subiu ao pódio e parece ser o rival que vai disputar com o Ford Ka a segunda posição entre os hatches neste ano.
Em 2020 também teremos lançamentos que devem mexer com o ranking de vendas, como a nova geração do Tracker (que virá com volume até para liderar entre os SUVs) e o VW Nivus, crossover que certamente vem brigar pelo top 10. Já entre os comerciais leves, conheceremos a tão esperada renovação da líder Fiat Strada, que vai ganhar ainda uma inédita versão cabine dupla com quatro portas. Veja a seguir nossas apostas e faça as suas nos comentários:
Apostas 2020
- A liderança entre os automóveis não deve sair das mãos da Chevrolet. Com nova geração e preços competitivos, o Onix tem tudo e mais um pouco para continuar dominando com folgas o mercado brasileiro.
- A GM ainda tem potencial para assegurar o Onix Plus entre os três primeiros colocados, reforçado pelo início de vendas de versões mais baratas.
- Fiat Argo e Ka devem travar uma disputa bastante interessante pelo último lugar do pódio – no caso do Ford, um modelo mais antigo, a força pode estar concentrada em preços mais competitivos praticados pela marca.
- Com nova geração ainda sem empolgar, o Hyundai HB20 vai precisar lutar para entrar na batalha pelo pódio (leia-se adequar preços), embora o top 5 pareça bastante concreto.
- Forte no varejo, o Renault Kwid vai precisar reforçar sua participação em vendas diretas para recuperar o fôlego registrado no 1º semestre deste ano e tentar entrar na disputa pelas cinco primeiras posições.
- Entre os SUVs, o reposicionamento de preços e a versão PCD do T-Cross devem colocar o representante da VW em ótimas condições de disputar a liderança. Com o novo Nivus (crossover do Polo) e as boas vendas do Tiguan, a marca alemã pode fazer volume e brigar com a Jeep pela liderança geral do segmento.
- Principal novidade da Chevrolet para a categoria mais aquecida do mercado no ano que vem, o Tracker deve aparecer com bastante força para brigar pelo pódio, especialmente no 2º semestre.
- Único sedã médio entre os mais vendidos, o Toyota Corolla deverá continuar dominando amplamente o segmento, mas, com a queda do segmento no geral, deverá ter dificuldades para aparecer com frequência no top 10.
- O Ford Ka Sedan, destaque em vendas diretas, aparece em situação confortável para se manter como vice-líder entre os sedãs compactos na disputa contra o VW Virtus.
- O renovado Renault Sandero, outrora presente no top 5 com frequência, deverá se contentar com presenças no top 20 e pode ser superado como o 2º mais vendido da marca francesa pela nova geração do Duster que chega no primeiro semestre.
- Entre os modelos mais caros, a nova geração do Q3 pode fazer a Audi assumir a liderança entre os SUVs compactos premium, na briga contra BMW X1 e Mercedes GLA (que muda em breve).
Comerciais leves
- Com nova geração chegando às lojas no próximo ano e com inédita versão de quatro portas, a liderança tem tudo para permanecer com a Strada, fazendo a dobradinha da Fiat com a Toro.
Fiat Strada 2020 cabine dupla - Projeção de Kleber Silva
- Sem novidades previstas, a VW Saveiro deve se manter no pódio, eventualmente revezando a terceira posição com a Toyota Hilux, a preferida no varejo.
- Ford Ranger e VW Amarok possivelmente se revezarão no posto de “melhor do resto”.
Fotos: Divulgação e Arquivo Motor1.com
Galeria: Chevrolet Onix Plus nas concessionárias
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Quer um Toyota Corolla híbrido? Agora só na versão mais cara
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Onix 2025: com motor do Tracker, modelo superaria Polo e HB20
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
BYD está em vias de alcançar 4,25 milhões de carros vendidos em 2024
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Toyota Corolla GR Sport 2025 recebe novo visual e nova multimídia