Toyota registra nome 4Active para novo SUV compacto
Batismo deve ser usado na versão de produção do FT-4X
No início de dezembro, a Toyota entrou com o pedido de registro do nome 4Active nos Estados Unidos. Isso deixou muita gente coçando a cabeça pensando como a fabricante nipônica usará o batismo. Será um conceito, um veículo de produção ou uma tecnologia? Foi o suficiente para rumores surgirem afirmando que será o nome de um novo crossover da empresa.
O mais provável é que seja a nomenclatura de um carro inédito que a Toyota irá produzir no Alabama (EUA) em parceria com a Mazda. Com esse batismo, aproveitaria a fama do 4Runner, um SUV "parrudo" vendido pela marca no país. A fabricante japonesa confirmou em julho que iria fazer um novo crossover no complexo, abandonando os planos de produzir o Corolla no local.
Considerando que o 4Active tentará puxar um pouco da atitude do 4Runner, a aposta mais segura é que será o batismo da versão de produção do conceito FT-4X, apresentado no Salão de Nova York de 2017. O SUV quadradinho tem muito do design do 4Runner e do FJ Cruiser, mas com tamanho compacto e usando a plataforma TNGA-C.
Com mais crossovers mexendo na linha entre os segmentos compacto e médio, faz sentido que a Toyota queira ter um modelo para fazer a ponte entre o C-HR e o RAV4 - ainda mais pelo C-HR ser considerado apertado por conta de seu visual. E, considerando a boa receptividade que o FT-4X teve em 2017, não duvidamos que seja produzido.
A Toyota ainda tem planos de lançar um crossover compacto no Brasil, entrando no mesmo segmento que Honda HR-V, Hyundai Creta e tantos outros. Ele será produzido em Sorocaba (SP) em 2021 e, segundo nossas fontes, terá um visual inspirado no RAV4, da mesma forma como foi feito com o pequeno Raize apresentado no Japão. Nossas fontes dizem que ele terá os mesmos motores que o Corolla, com o 2.0 aspirado e o 1.8 híbrido flex. Mas ainda não sabemos se há alguma ligação entre este projeto e o 4Active.
Galeria: Toyota FT-4X Concept
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Toyota Corolla Cross 2026 chega com nova multimídia e 10 anos de garantia
Crédito pode salvar mercado de automóveis em 2025
Novo 2.0 turbo da Toyota pode ser um dos mais potentes do mundo
Primeira Ferrari particular de Michael Schumacher vai a leilão
Nova Toyota Hilux 2026: projeção revela como ficará a picape reestilizada
Ram Rampage 2025 ganha ADAS mais completo e preços sobem até R$ 6.000
Toyota foi a que mais produziu, vendeu, exportou e importou na Argentina