Considerado o grande mentor por trás do sucesso da marca Dacia no portfólio da Renault, Gerard Detourbet morreu na última sexta-feira, aos 73 anos, em decorrência de complicações causadas por um câncer. Presente nos quadros da gigante francesa desde 1971, começou a carreira nas áreas de ciência da computação, chapas e mecânica, até se tornar diretor em 1997. Era Ph.D. em matemática e, embora desconhecido de grande parte do público, cultivava enorme respeito e admiração nos bastidores. Entre outras coisas, era conhecido como homem de projetos malucos considerados inviáveis, fama que o levou a abraçar em 2004 o desenvolvimento de um veículo de baixo custo para mercados emergentes. Foi daí que nasceu o Logan, na Romênia.
“Quando você estuda a estratégia da Dacia, você define um preço de venda, e é assim que se constrói o carro. Se um recurso é muito caro, você o retira. Cada peça tem que ser pensada centavo por centavo", costumava explicar sempre que questionado. "Para ter sucesso, é preciso pensar e se organizar de maneira diferente, com uma verdadeira ruptura gerencial". Foi dessa filosofia que posteriormente saíram o Sandero e o Duster - todos irrefutáveis sucessos comerciais tanto em mercados desenvolvidos como a Europa quanto em países emergentes como Brasil e Índia.
Já em 2011, perto da aposentadoria, Detourbet recebeu do então chefão Carlos Ghosn a missão de desenvolver algo ainda mais desafiador: o Kwid. Assumiu o desafio e se mudou para Chennai, na Índia, onde morou durante todos os anos de desenvolvimento do projeto em um quarto de hotel. Comandou uma equipe formada por 350 pessoas, a maioria jovens felizes em exercer sua liberdade criativa sem as restrições hierárquicas de outros centros de desenvolvimento do grupo Renault-Nissan, como Billancourt, na França, e Yokohama, no Japão.
Apesar disso, o ritmo de trabalho imposto era por vezes considerado infernal. "Para o Kwid e seus derivados, o investimento de 420 milhões de euros foi metade do que um projeto normal", se orgulhava, ao dizer que fazia muito com pouco. O último trabalho de Detourbet foi supervisionar o desenvolvimento do K-ZE, versão elétrica do Kwid vendida na China desde abril.
Fotos: Divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Renault Oroch seguirá em linha mesmo com chegada da nova picape Niagara
Em transição, Jaguar revela teaser de inédito elétrico rival do Taycan
Teste Renault Kardian Evolution MT: manual, mas tão bom quanto o automático
Mitsubishi lança nova Triton 2026 no Brasil mais refinada e tecnológica
Electric Days: Renault premia sua 1ª concessionária com selo ESG Ouro
Reino Unido: Kia Sportage cada vez mais próximo da liderança anual
Mitsubishi terá mais dois SUVs da Renault com logotipos trocados