Apresentada oficialmente no final de outubro, a nova geração do Volkswagen Golf não demorou sequer dois meses para chegar ao mercado. Em anúncio realizado nesta semana, a marca confirma o início da oferta do modelo nos principais mercados da Europa e divulga detalhes sobre o novo portfólio, equipamentos e preços.
Começando pela Alemanha, clientes já podem realizar reservas de quatro diferentes versões: a básica chamada apenas de Golf, a novata Life, a intermediária Style e a topo de gama R-Line. O preço do modelo de acesso (que tem entregas previstas apenas para 2020) começa em 20 mil euros, pouco mais de R$ 98 mil. A variante Life, com entregas adiantadas, custa 27.510 euros, cerca de R$ 128 mil.
Desde a versão básica, a lista de itens de série contém quadro de instrumentos digital, acesso a serviços online, faróis e lanternas de LED, ar-condicionado automático e diversos sistemas de assistência à condução (incluindo frenagem de emergência e alerta de perigo no trânsito Car2X). O acabamento Life adiciona sistema de informação e entretenimento Discover Pro com controle por voz, Dynamic Road Sign Display, carregamento sem fio para smartphones, Apple CarPlay sem fio, acabamento interno cromado e faróis com acendimento automático.
Sob o capô, serão oferecidas quatro opções de motorização neste primeiro momento. Duas são movidas a gasolina e baseadas no mesmo motor 1.5 TSI, sendo uma com 130 cv e outra com 150 cv. No campo do diesel, as duas opções têm como base o motor 2.0 TDI: uma com 115 cv e outra com 150 cv. Neste caso, a VW destaca a presença de injeção dupla AdBlue, que reduz as emissões de NOx em até 80%. No geral, o novo TDI promete redução de 17% no consumo de combustível. Dependendo do caso, o câmbio pode ser manual de 6 marchas ou automatizado do tipo DSG de dupla embreagem e 7 marchas. Posteriormente, será lançada uma opção híbrida plug-in com 245 cv, sob a sigla GTE.
Apesar do encolhimento do segmento e do avanço dos SUVs, o Volkswagen Golf de oitava geração pode chegar ao Brasil - e já em 2020. Em conversa com o presidente da marca para a América Latina, Pablo Di Si, a reportagem do Motor1.com questionou sobre a informação que circula entre alguns concessionários de que o hatch chegaria tanto ao nosso mercado quanto ao mercado argentino no ano que vem. "Não vou confirmar, mas também não vou dizer que não vem", brincou o executivo, em meio a risos. As versões esportivas GTE híbrida e GTI são as mais cotadas.
Fonte: Volkswagen
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Exclusivo do Brasil, VW Golf MK4,5 entra no acervo da marca
Reino Unido: Kia Sportage cada vez mais próximo da liderança anual
Análise: Novo VW Golf GTI vem em 2025, mas não para brigar com Civic Type R
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
VW Argentina: "Trazer de volta o Golf é uma prioridade para nós"
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Volkswagen Golf atual pode seguir em linha por mais 10 anos