Anti-Compass da VW será mostrado no Salão do Automóvel 2020 com nome inédito

Até então chamado de Tarek, novo SUV médio terá nome diferente do modelo chinês

Volkswagen Tharu Volkswagen Tharu

A Volkswagen definitivamente entrou numa nova fase no Brasil. Ou melhor, na fase dos SUVs. No mesmo momento em que celebra a liderança entre os SUVs compactos com o T-Cross no mês de novembro, a marca anunciou o nome do próximo lançamento no setor: o Nivus, mas a marca não irá parar por aí. Depois do novo crossover, virá outro modelo importante para ampliar a participação da marca no mercado: o Projeto Tarek. 

Em conversa com jornalistas na sede da montadora no ABC paulista, Pablo di Si, CEO e Presidente da Volkswagen América do Sul, confirmou que o lançamento do novo SUV médio deve acontecer no fim do ano que vem, ou no máximo início de 2021. 

Como antecipado por flagras feitos por Motor1.com ao longo deste ano, o executivo confirmou que o visual do novo SUV será diferente do modelo chinês, Tharu. O mesmo vale para o acabamento interno, o qual terá alterações para agradar o consumidor brasileiro e trará novos itens de tecnologia e conectividade.

Outro ponto a respeito da novidade será o nome. Di Si contou que o nome Tarek faz referência somente ao projeto. Após a revelação da denominação Nivus no lugar do esperado T-Sport, a afirmação deixa claro que a montadora deve apostar em um nome inédito, ou seja, nem Tarek, nem Tharu, para o mercado latino-americano.

Dois SUVs + uma picape

Depois de passar um bom tempo sem novidades no mercado brasileiro pela falta de produtos no segmento de SUVs, a Volkswagen conseguiu mudar o cenário em praticamente dois anos. Primeiro com a chegada da nova geração do Tiguan, vendido com opções de motores turbo 1.4 e 2.0. Na sequência, o T-Cross chegou e, como mostram os resultados de novembro, já se consolida com uma das principais opções do segmento, com a oferta de motores 1.0 e 1.4, ambos turbo. No primeiro semestre de 2020 será a vez do Nivus, um crossover construído sobre a plataforma MQB com o mesmo entre-eixos do Polo, mas que entregará o visual de estilo cupê e mais espaço no porta-malas. 

Entre o fim do segundo semestre de 2020 e início de 2021 será a vez do rival do Jeep Compass. Fruto do projeto Tarek, o novo SUV médio terá suas primeiras unidades produzidas, a chamada série 0, a partir de setembro na Argentina. Isso significa que o lançamento oficial deve acontecer no Salão do Automóvel de São Paulo, em novembro, mas as vendas e entregas acontecerão somente no começo de 2021. De acordo com nossos amigos do Argentina Auto Blog, a produção em série começa em janeiro de 2021. 

O resultado desta estratégia já tem efeitos diretos na participação de mercado. Todas as regiões mundiais tiveram queda no acumulado de 2019, mas em todas as Volkswagen conseguiu retrair menos que o mercado. Um exemplo é o imenso mercado chinês, que recuou impactantes 7,3%, enquanto a VW retraiu apenas 0,9%. Na América do Sul, mesmo com a forte crise na Argentina, a Volkswagen cresceu 2,1% frente a uma queda geral de 5,6%. Para o executivo, a gama renovada e a chegada dos novos lançamentos (Nivus, Projeto Tarek e a picape Tarok) devem fazer a marca dobrar o crescimento em 2020 frente ao conquistado neste ano. 

Envie seu flagra! flagra@motor1.com