Apresentado na Europa em outubro, o VW Golf de oitava geração já está na América do Sul - mais precisamente em Buenos Aires, capital da Argentina. O presidente da marca para a região, Pablo Di Si, já confirmou a venda do hatch médio no país vizinho, com importação via Alemanha, e não mais do Brasil ou do México como antes. Mas esta unidade fotografada por um leitor do site Argentina Autoblog ainda não veio para ser vendida.
De acordo com a apuração do site argentino, a VW trouxe este novo Golf para ações de marketing e publicidade em nível global. Ou seja, pode ser para a gravação de uma propaganda, por exemplo, ou alguma exibição específica. Isso porque esta nova geração do hatch médio sequer começou a ser vendida na Europa. Por lá, a pré-venda começa em dezembro e as entregas só acontecerão a partir de fevereiro de 2020. Estará disponível com motores TSI 1.0 e 1.5, além de unidades a diesel e híbridas. As esportivas GTI e R serão apresentadas nos próximos meses.
Trata-se do Golf mais tecnológico de todos os tempos. Se o design mantém o conservadorismo típico do modelo, a cabine é tomada por telas e comandos sensíveis ao toque, além de haver pela primeira vez sistemas de condução semi-autônomos. O cluster digital tem tela de 10,25", enquanto a multimídia de 8,25" foi posicionada de modo a parecer unida ao painel principal. Como opcional, pode receber uma central maior, de 10", e também um head-up display.
O Golf 8 utiliza uma versão atualizada da plataforma MQB, modificada para permitir a instalação de um sistema híbrido-leve de 48V que reduz o consumo de combustível. As medidas mudaram muito pouco em relação ao modelo atual, com cerca de 3 cm a mais no comprimento (4,28 m totais), 0,1 cm na largura (1,79 m) e 0,3 cm na distância entre-eixos (2,63 m). A carroceria mais baixa e fluida reduziu o coeficiente aerodinâmico para bons 0,275 de Cx.
O modelo flagrado na Argentina aparenta ser do acabamento esportivo R-Line, com generosas tomadas de ar frontais e rodas de liga aro 18". Como no começo da venda do Golf 7 no Brasil, em 2013, a oitava geração agora virá exclusivamente da Alemanha. E as versões mais cotadas para venda por aqui são a esportiva GTI e a híbrida plug-in GTE.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Nissan Townstar, primo elétrico Kangoo, é flagrado no Brasil
Renault Oroch seguirá em linha mesmo com chegada da nova picape Niagara
Novo SUV barato da VW acelera testes antes de chegar ao Brasil em 2025
Novo BMW Série 3: veja em projeção como ficará a próxima geração do sedã
Flagra: VW testa novo SUV Tera na terra antes do lançamento em 2025
Chevrolet reduz preço do Equinox em R$ 12 mil com promoção
Flagra: novo Chevrolet Equinox pode ser o próximo lançamento para o Brasil