A apresentação do novo Mercedes-Benz GLA era esperada para o Salão de Frankfurt, mas a marca deixou a estreia do seu crossover de entrada para o fim deste ano. Agora com data marcada para a revelação, 11 de dezembro, os primeiros teasers começam a aparecer, assim como alguns detalhes do modelo que já tem chegada ao Brasil confirmada para 2020.
A base é a mesma do novo Classe A, mas o GLA quer se afastar do hatch e traz elementos visuais mais parecidos com o GLB, seu irmão um pouco maior e com design mais conservador. Por enquanto, sabemos que ele 15 mm menor que o atual, mas terá espaço interno ampliado - ou seja, os balanços dianteiro e traseiro serão menores e o entre-eixos aumentará para melhorar principalmente o espaço para as pernas dos passageiros do banco de trás. Em compensação, terá 10 mm a mais de altura, indicando que a altura do solo também será ampliada, assim como os ângulos de entrada e saída - para ficar mais SUV e menos "hatch bombado" que o carro de hoje.
O novo GLA ganhará tecnologias. O MBUX, sistema multimídia com assistente inteligente da Mercedes-Benz, é atração garantida na nova geração do crossover. Além disso, ele terá assistentes de condução como piloto automático adaptativo e assistente de faixas, itens ausentes no modelo de primeira geração.
A mecânica deverá ser a mesma do Classe A. As versões de entrada terão o motor 1.3 turbo (de origem da parceria com a Renault) com 163 cv e 25,5 kgfm de torque. As mais caras terão o 2.0 turbo com 224 cv e 35,7 kgfm de torque. Versões AMG também são certas, com mais de 400 cv de potência, mas somente num segundo momento.
A chegada no Brasil deve acontecer no primeiro semestre de 2020. A Mercedes-Benz prometeu renovar sua linha de SUVs no país no próximo ano, incluindo as novas gerações de GLA, GLE e o inédito GLB, primeiro com 7 lugares.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Mercedes-AMG GLA 45 S 2024 muda pouco e continua andando muito
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Novo Mercedes-AMG GLA 45 2021 vai de 0 a 100 km/h em 4,3 segundos
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são básicos
Mercedes-AMG GT43 Coupé é um dos 4 cilindros mais caros já feitos
Jaguar revela novo logotipo e sinaliza como será 'recomeço elétrico'
Mercedes-Benz CLA elétrico bate recorde do Porsche Taycan