Depois de Bentley, Rolls-Royce, Porsche e Lamborghini, a Aston Martin é a mais nova fabricante de luxo europeia a entrar para o segmento de SUVs. No Salão de Los Angeles, nos Estados Unidos, a marca apresenta com destaque o aguardado DBX, que vem a ser sua primeira investida na categoria em mais de 106 anos de história. O modelo chega com o luxo e o refinamento típicos da empresa, além da performance garantida pelo motor 4.0 V8 de 550 cv emprestado dos primos DB11 e Vantage. A meta é rivalizar principalmente com Bentley Bentayga e Porsche Cayenne.
Por fora, a identidade visual da Aston Martin se faz presente principalmente no conjunto frontal, sendo evidenciada pela ampla grade frontal, capô bem esculpido e formato do faróis. Na traseira, as lanternas estreitas são interligadas e acompanham os ressaltos da tampa do porta-malas, formando uma assinatura de iluminação única e chamativa. As laterais, como em todos os modelos da marca, têm maçanetas embutidas e chamam atenção também pelas rodas de desenho esportivo calçadas por largos pneus.
O interior, como não poderia deixar de ser, tem acabamento de altíssima qualidade, com destaque para o uso de materiais nobres como couro, aço escovado e até madeira maciça. No quesito tecnologia, destaque para a presença de duas modernas telas digitais: a 10,25 polegadas abriga o sistema de entretenimento (compatível com Apple CarPlay), enquanto outra maior, de 12,3 polegadas, é usada como quadro de instrumentos. Em termos de espaço, a marca divulga 832 litros para bagagem no porta-malas com os bancos em posição normal e 1.540 litros com os assentos rebatidos.
Sob o capô, o motor 4.0 V8 biturbo entrega 550 cv e 71,3 kgfm de torque, sendo sempre associado a um câmbio automático de 9 marchas, com tração integral. Dados de fábrica indicam aceleração de 0 a 100 km/h em 4,5 segundos - tempo elogiável levando em conta os 2.240 kg do modelo.
Nos Estados Unidos, o DBX começará a ser entregue no segundo semestre de 2020 e custará a bagatela de US$ 192.986, incluindo o frete de US$ 3.089. Em uma conversão direta, são respectivamente R$ 812.100 e R$ 12.998.
Fonte: Aston Martin
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Por que os britânicos estão obcecados em converter clássicos em elétricos?
Jaguar revela novo logotipo e sinaliza como será 'recomeço elétrico'
Marcas como Aston Martin e Porsche agora têm arranha-céus. Mas por quê?
Black Friday GM: Onix e Tracker têm R$ 13 mil de desconto e taxa 0%
Novo Aston Martin Vanquish: V12 sem concessões
"Vinte porcento das pessoas que experimentam a Amarok a compram"
Você pode comprar um Aston Martin de James Bond, o 007