Um ano após sua apresentação no Salão do Automóvel de São Paulo, o Chevrolet Bolt enfim começa a ser ofertado no Brasil. O hatch 100% elétrico será vendido em versão única, a topo de linha Premier, tabelado a R$ 175 mil. Virá bem competitivo para o segmento de elétricos, com uma autonomia de até 416 km (a mais longa entre os rivais) e uma lista de equipamentos bem recheada. As entregas começam no início de 2020.
O Brasil já receberá a linha 2020 do Bolt, que recebeu melhorias e agora tem uma autonomia de até 416 km – um aumento de 34 km, alcançado por uma mudança na alteração na química das células da bateria e no sistema de regeneração de energia dos freios. Serão 8 anos de garantia para a bateria (66 kWh) e 3 anos para o carro.
A mecânica é composta por um motor elétrico síncrono de 203 cv (150 kW) e 36,7 kgfm de torque, entregue instantaneamente. No teste instrumentado realizado por Motor1.com, o hatch precisou de 7,9 segundos para ir de 0 a 100 km/h. Por conta da autonomia, a velocidade máxima é limitada a 148 km/h.
A GM resolveu o problema encontrado por Motor1.com no teste feito anteriormente, alterando o tipo de conector de recarga. Antes equipado com um plugue SAE Tipo 1, agora ele utiliza o padrão CCS Tipo 2, o mesmo que está na maioria dos postos de recarga dos shoppings e nas estradas. "Era necessário mudar o conector para aproveitar a estrutura existente, pois adaptadores não são recomendados", explica Plinio Cabral Jr., Diretor de Engenharia Elétrica e Térmica da GM.
Será acompanhado de um carregador básico para tomadas de 220V, recuperando 10 km por hora de carga. Caso o cliente instale um Wallbox de 240V em casa (R$ 8.300 já com instalação), o tempo será de aproximadamente 9 horas para uma carga completa. Em uma estação rápida (haverá unidades em algumas concessionárias da GM), é possível conseguir 145 km de autonomia em 30 minutos, ou 80% da carga total em uma hora.
A versão Premier do Chevrolet Bolt é equipada com chave presencial, ar-condicionado automático, 10 airbags (frontais, laterais dianteiros, laterais traseiros, de cortina e de joelho), controle de estabilidade e tração, sensor de ponto cego, monitoramento de pressão dos pneus, câmera de ré, sensor de estacionamento traseiro, frenagem automática de emergência, controle de cruzeiro, rodas de 17” de liga leve, iluminação diurna em LED, central multimídia MyLink 3 com tela de 10,2” e compatível com Android Auto e Apple CarPlay, carregador de celular sem fio e mais.
Será vendido inicialmente em 25 concessionárias da marca, em 12 cidades e 9 estados. A pré-venda online começa nesta sexta-feira.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Bração? Taxis autônomos geram caos no trânsito nos EUA
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Oficial: novo Chevrolet Bolt chegará às lojas em setembro após atrasos
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Novo Chevrolet Bolt finalmente chegará ao Brasil em agosto
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
De Bolt elétrico a Ram 1500: as novas viaturas de polícia nos EUA