VW, Audi e Porsche firmam parceria para rede de recarga ultrarrápida no Brasil

Acordo fechado com a EDP prevê instalação de 30 novas estações no estado de São Paulo

Volkswagen Golf GTE (BR) Volkswagen Golf GTE (BR)

Ao mesmo tempo em que investe em tecnologias de eletrificação em mercados desenvolvidas da Europa e da América do Norte, o Grupo Volkswagen também começa a se movimentar nesse sentido no Brasil. Prova disso é o acordo anunciado nesta semana com a EDP (empresa que atua em toda a cadeia de valor do setor elétrico) para instalação de 30 novas estações de recarga de veículos elétricos no estado de São Paulo.

Segundo a marca, o projeto vai conectar outros eletropostos já existentes em São Paulo e nos estados do Rio de Janeiro, Paraná e Espírito Santo e Santa Catarina, formando um corredor de abastecimento de automóveis híbridos e elétricos com mais de 2.500 km de extensão.

Fruto de um investimento de aproximadamente R$ 32,9 milhões, é o maior projeto de instalação de carregadores ultrarrápidos (150kw e 350kw) da América do Sul. Os dispositivos são capazes de reabastecer 80% da bateria de um carro entre 25 e 30 minutos. Ao todo, serão 29 postos de 150kW e um posto de 350 kW, e mais 30 equipamentos de 22kW (AC). A ideia é que cada ponto de recarga tenha na prática uma estação ultrarrápida e uma semirrápida. O objetivo é concluir a implementação da rede em no máximo três anos, mas os trabalhos serão iniciados ainda em 2019 e as primeiras inaugurações estão programadas para 2020.

As novas estações estarão posicionadas a uma distância máxima de 150 km entre elas e serão instaladas nas rodovias Tamoios, Imigrantes, Carvalho Pinto, Governador Mário Covas, Dom Pedro, Washington Luís e Régis Bittencourt. A própria Volkswagen, junto com Audi e Porsche, realiza os testes com os seus veículos para homologação da infraestrutura, incluindo os modelos Golf GTE e E-Tron. As empresas Electric Mobility, ABB e Siemens serão as fornecedoras de soluções de recarga, a princípio ainda sem cobrança para o consumidor.

A VW aproveitou a ocasião para anunciar o lançamento do Golf GTE no país para o próximo dia 4 de novembro, enquanto a Audi confirmou o SUV E-Tron para o primeiro trimestre de 2020 e a Porsche, por sua vez, prometeu o Taycan para meados do ano que vem. A previsão é que o Brasil tenha 2 milhões de veículos eletrificados até 2030, entre híbridos e elétricos. 

Reportagem e fotos: Daniel Messeder 

Envie seu flagra! flagra@motor1.com