Ao mesmo tempo em que investe em tecnologias de eletrificação em mercados desenvolvidas da Europa e da América do Norte, o Grupo Volkswagen também começa a se movimentar nesse sentido no Brasil. Prova disso é o acordo anunciado nesta semana com a EDP (empresa que atua em toda a cadeia de valor do setor elétrico) para instalação de 30 novas estações de recarga de veículos elétricos no estado de São Paulo.
Segundo a marca, o projeto vai conectar outros eletropostos já existentes em São Paulo e nos estados do Rio de Janeiro, Paraná e Espírito Santo e Santa Catarina, formando um corredor de abastecimento de automóveis híbridos e elétricos com mais de 2.500 km de extensão.
Fruto de um investimento de aproximadamente R$ 32,9 milhões, é o maior projeto de instalação de carregadores ultrarrápidos (150kw e 350kw) da América do Sul. Os dispositivos são capazes de reabastecer 80% da bateria de um carro entre 25 e 30 minutos. Ao todo, serão 29 postos de 150kW e um posto de 350 kW, e mais 30 equipamentos de 22kW (AC). A ideia é que cada ponto de recarga tenha na prática uma estação ultrarrápida e uma semirrápida. O objetivo é concluir a implementação da rede em no máximo três anos, mas os trabalhos serão iniciados ainda em 2019 e as primeiras inaugurações estão programadas para 2020.
As novas estações estarão posicionadas a uma distância máxima de 150 km entre elas e serão instaladas nas rodovias Tamoios, Imigrantes, Carvalho Pinto, Governador Mário Covas, Dom Pedro, Washington Luís e Régis Bittencourt. A própria Volkswagen, junto com Audi e Porsche, realiza os testes com os seus veículos para homologação da infraestrutura, incluindo os modelos Golf GTE e E-Tron. As empresas Electric Mobility, ABB e Siemens serão as fornecedoras de soluções de recarga, a princípio ainda sem cobrança para o consumidor.
A VW aproveitou a ocasião para anunciar o lançamento do Golf GTE no país para o próximo dia 4 de novembro, enquanto a Audi confirmou o SUV E-Tron para o primeiro trimestre de 2020 e a Porsche, por sua vez, prometeu o Taycan para meados do ano que vem. A previsão é que o Brasil tenha 2 milhões de veículos eletrificados até 2030, entre híbridos e elétricos.
Reportagem e fotos: Daniel Messeder