O Chevrolet Onix lidera outro ranking além do de vendas no mercado brasileiro - este, porém, não é motivo para orgulho. De acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, o hatch da GM foi o carro mais roubado no estado em 2019, considerando os números acumulados até agosto. Neste período, foram mais de 14 mil veículos roubados somente na capital paulista, chegando a quase 30 mil no estado. 

Segundo Paulo Marchetti, CEO da empresa de seguros Compara, alguns veículos são mais visados pelos criminosos pela grande quantidade existente nas ruas (caso do Onix), o que acaba sendo foco para o mercado negro. 

Volkswagen Voyage 1.6 MSI AT6 2019

Por este mesmo motivo, o Hyundai HB20 aparece em segundo na lista, repetindo sua colocação no mercado de novos. Surpresa fica por conta da quinta posição do Fiat Argo, modelo que foi lançado em 2017 e ainda não tem um volume tão grande de unidades nas ruas, como é o caso de Onix e HB20. 

Nas terceira e quarta posições surgem dois modelos da Volkswagen já "famosos" por aparecer em listas de roubos: Voyage e Gol. Em sexto, atrás do Argo, vem o Fiat Siena, que também costuma ser querido dos ladrões. Já na sétima posição, o Renault Logan sofre do mesmo mal que o Voyage: maioria das vendas para frotistas, o que costuma aumentar os casos de procura de peças no mercado ilegal. 

Honda WR-V - 1.700 unidades por mês
Fiat Toro Volcano 2.4 Flex

Mais surpreendente que a aparição do Argo na lista, porém, é a presença do Honda WR-V, um modelo de vendas tímidas no país - embora seja figura fácil em São Paulo. O crossover derivado do Fit é o único da categoria "SUV" a constar da lista, na oitava colocação. 

Fechando a lista, duas picapes: a Ford Ranger, que sempre teve histórico de roubos, e a Fiat Toro, esta ainda recente no mercado (foi lançada em 2016), mas que já caiu no gosto dos gatunos. A picape da Fiat, inclusive, é o modelo que tem a maior variação no preço do seguro, com diferença de até 309% de acordo com a Comparar

 

Carros mais roubados no Estado de São Paulo em 2019 (jan a ago.)

1) Chevrolet Onix

2) Hyundai HB20

3) VW Voyage

4) VW Gol

5) Fiat Argo

6) Fiat Siena

7) Renault Logan

8) Honda WR-V

9) Ford Ranger

10) Fiat Toro

 

Fotos: divulgação

Fonte: Secretaria de Segurança Pública de São Paulo via Comparar  

Galeria: Comparativo Argo x Onix x HB20

Envie seu flagra! flagra@motor1.com