A Porsche não perdeu tempo e, menos de seis semanas após a estreia do Porsche Taycan Turbo e Turbo S, já apresenta uma nova variante do esportivo elétrico. Entra em cena o Taycan 4S, a versão entrada do carro, já confirmada para o Brasil em 2020.
A nova versão mais em conta do Taycan utiliza a mesma mecânica que o Turbo e o Turbo S, com dois motores elétricos (um em cada eixo), uma transmissão de duas marchas na traseira e arquitetura elétrica de 800 volts que permite recargas rápidas. Todo 4S vem de série com um conjunto de baterias de íon-lítio de 79,2 kWh, embora a Porsche ofereça o mesmo conjunto de 93,4 kWh do Turbo e Turbo S como um pacote opcional chamado Performance Battery Plus.
Na versão básica, o carro entrega 530 cv, subindo para 571 cv com as baterias maiores - a versão turbo tem 680 cv e a Turbo S entrega 761 cv. Independente de qual bateria for escolhida, o Taycan 4S chega a 250 km/h e supera os 100 km/h em 4 segundos. Segundo a Porsche, o Taycan 4S tem uma autonomia de 407 km na versão normal, subindo para 463 km com o pacote maior de baterias, segundo o ciclo de testes europeu WLTP. A potência menor ajuda que esta versão tenha uma autonomia maior do que os 450 km da variante Turbo.
A diferença de preço é o que faz essa versão compensar. O Taycan 4S será vendido por US$ 103.800 (R$ 428,1 mil) nos EUA, subindo para US$ 110.380 (R$ 455,3 mil) com o Performance Battery Plus. Como comparação, o Taycan Turbo parte de US$ 153.000 (R$ 631,1 mil), enquanto o modelo topo de linha Turbo S custa US$ 187.000 (R$ 771,3 mil).
Sem dar muitos detalhes sobre as diferenças das versões, a Porsche diz que o 4S manterá a suspensão a ar com três câmaras e os amortecedores adaptativos. Contará também com rodas de 19" otimizadas aerodinamicamente e freios com pinças vermelhas. Entre os equipamentos confirmados estão os faróis em LED, bancos com ajuste elétrico e a central multimídia com tela de 10,9 polegadas. A marca diz que oferecerá um display para o passageiro como opcional.
O Taycan 4S continuará a oferecer recargas em uma velocidade impressionante, aproveitando a arquitetura de 800 volts que permite o uso de tomadas de 270 kW na versão equipada com o pacote Performance Plus e 225 kW como padrão. A Porsche diz que é capaz de recarregar 80% da carga em 22,5 minutos com a tomada de 270 kW.
O Porsche Taycan 4S estará nas concessionárias na Europa e nos EUA em 2020. No Brasil, o carro desembarca no ano que vem, possivelmente junto com as demais versões. O elétrico tem pré-venda prevista para o 1º semestre, com entregas na segunda metade do ano.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Carro da Xiaomi acaba de destruir um recorde da Porsche
Após 12 anos, HB20 chega à Argentina com motor descartado no Brasil
A Porsche levou um ano para desenvolver essa cor
Ram tem até R$ 68 mil de bônus e taxa 0% para as picapes Rampage e 3500
Porsche Taycan Turbo GT foi feito "às escondidas"; entenda
Yamaha colabora com anime futurista Tokyo Override da Netflix
Porsche confirma que já começou a desenvolver próxima geração do Taycan