Ao mesmo tempo em que colhe consideráveis avanços em áreas estratégicas como propulsão, conectividade e segurança, a indústria automobilística também evolui em setores considerados mais esquecidos, como o de pneus. Prova disso é o projeto de "pneu do futuro" anunciado recentemente pela empresa alemã Continental. Batizado de C.A.R.E (Conectado, Autônomo, Confiável e Eletrificado), o conceito é capaz de monitorar e ajustar automaticamente a pressão do pneu utilizando uma bomba centrífuga embutida na roda.
Para tanto, combina uma série de sistemas de engenharia inteligente e integração eletrônica. Segundo a Continental, a bomba utiliza a força de rotação da roda de forma a aumentar a pressão do ar e assim manter o pneu rodando dentro das especificações adequadas. Além disso, o sistema é capaz de monitorar a profundidade dos sulcos.
Além da segurança, a ideia da empresa é usar esse conceito para otimizar a eficiência dos veículos, tendo em vista que o consumo de combustível está diretamente ligado à calibragem correta do pneus. Para efeito de comparação, se a pressão dos pneus estiver apenas 3,0 psi (ou libras) abaixo do indicado, o consumo de combustível subirá 2%.
Em termos práticos, e utilizando como base esses números, é possível afirmar que um veículo que roda 30.000 km em um ano com calibragem abaixo da recomendada chega a desperdiçar um tanque de 55 litros. A calibragem adequada também aumenta a vida útil dos pneus e, graças à maior eficiência, reduz a emissão de gases poluentes.
“Além da segurança ficar em risco quando um veículo trafega com pneus com pressão inferior ou superior à recomendada pelo fabricante, sua vida útil pode ser reduzida em cerca de 50%”, afirma Rafael Astolfi, gerente de assistência técnica da empresa.
Vale lembrar que pneu com calibragem automática ainda é um protótipo e ainda não há data prevista para sua chegada ao mercado.
Fonte: Continental
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Hyundai terá painéis com botões e descarta concentrar tudo nas telas
Yamaha oferece Fluo 2025 com taxa zero até o final do ano
GM: abandonar o Apple CarPlay foi a melhor decisão
Em transição, Jaguar revela teaser de inédito elétrico rival do Taycan
Câmara discute regras para carros autônomos, hoje proibidos no Brasil
Mitsubishi lança nova Triton 2026 no Brasil mais refinada e tecnológica
Hyundai explica câmbio de dupla embreagem do novo Creta e reforça garantia