Com a nova geração chegando às concessionárias em novembro, o Onix não perdeu o ritmo impressionante de vendas. O representante da Chevrolet emplacou 21.044 unidades e completou 12 meses seguidos acima dos 18 mil licenciamentos. Com este desempenho, o modelo foi o responsável por quase 30% das vendas de hatches compactos intermediários.
Enquanto isso, seus adversários mais próximos perderam fôlego. Vice-líder, o Ford Ka (7.891) teve seu desempenho mais fraco desde fevereiro. Já o Hyundai HB20 (7.145), cuja nova geração chega às lojas neste mês de outubro, não vendia tão pouco desde fevereiro de 2017 (6.520). O VW Gol (6.850), quarto colocado, registrou leve evolução no período (+1,3%).
Fechando o top 5, o VW Polo superou os 6 mil emplacamentos (6.282) pelo terceiro mês seguido. Em briga acirrada pelo sexto lugar, o Fiat Argo (5.730) levou a melhor sobre o Renault Sandero (5.355), este em seu melhor resultado desde outubro (6.058).
Sem o mesmo ritmo de meses anteriores, o Toyota Yaris (2.711) chegou ao seu nível mais baixo desde novembro (2.507). VW Fox (2.552) e Honda Fit (1.965) completaram as dez primeiras colocações, com o modelo da marca japonesa em crescimento de 5%. Presente no top 10 de agosto, o Fiat Uno diminuiu o ritmo e encerrou o mês com apenas 1.504 unidades, tendo a aproximação do Toyota Etios (1.345), em alta de quase 16%.
Reforçado por promoções realizadas pela Nissan, o March (918) não vendia tanto desde agosto do ano passado (1.244). Sem considerar o já descontinuado Ford Fiesta (185), os franceses da PSA foram os destaques negativos. O Peugeot 208, com apenas 240 unidades, teve seu mês mais fraco desde março de 2013 (164). Já o Citroën C3 (153) chegou ao seu nível mais crítico desde maio de 2003 (168) e só não foi o lanterna porque a JAC emplacou uma unidade do J3.
Hatches Compactos II |
||||||||
POS. |
MODELO |
SET/19 |
AGO/19 |
SET/18 |
% SET 19 |
% AGO 19 |
VARIAÇÃO SET/AGO |
VARIAÇÃO 2019/2018 |
1º |
CHEVROLET ONIX |
21044 |
21377 |
17981 |
29,28% |
27,26% |
-1,56% |
17,03% |
2º |
FORD KA |
7891 |
9140 |
8680 |
10,98% |
11,66% |
-13,67% |
-9,09% |
3º |
HYUNDAI HB20 |
7145 |
8187 |
8626 |
9,94% |
10,44% |
-12,73% |
-17,17% |
4º |
VW GOL |
6850 |
7848 |
6765 |
9,53% |
10,01% |
-12,72% |
1,26% |
5º |
VW POLO |
6282 |
6815 |
5315 |
8,74% |
8,69% |
-7,82% |
18,19% |
6º |
FIAT ARGO |
5730 |
6560 |
6394 |
7,97% |
8,37% |
-12,65% |
-10,38% |
7º |
RENAULT SANDERO |
5355 |
5347 |
4577 |
7,45% |
6,82% |
0,15% |
17,00% |
8º |
TOYOTA YARIS |
2711 |
3008 |
2943 |
3,77% |
3,84% |
-9,87% |
-7,88% |
9º |
VW FOX |
2552 |
2979 |
2919 |
3,55% |
3,80% |
-14,33% |
-12,57% |
10º |
HONDA FIT |
1965 |
2023 |
1869 |
2,73% |
2,58% |
-2,87% |
5,14% |
11º |
FIAT UNO |
1504 |
2300 |
1515 |
2,09% |
2,93% |
-34,61% |
-0,73% |
12º |
TOYOTA ETIOS HATCH |
1345 |
1359 |
1165 |
1,87% |
1,73% |
-1,03% |
15,45% |
13º |
NISSAN MARCH |
918 |
682 |
690 |
1,28% |
0,87% |
34,60% |
33,04% |
14º |
PEUGEOT 208 |
240 |
437 |
516 |
0,33% |
0,56% |
-45,08% |
-53,49% |
15º |
FORD FIESTA |
185 |
155 |
682 |
0,26% |
0,20% |
19,35% |
-72,87% |
16º |
CITROËN C3 |
153 |
192 |
475 |
0,21% |
0,24% |
-20,31% |
-67,79% |
17º |
JAC J3 |
1 |
0 |
0 |
0,00% |
0,00% |
- |
- |
|
|
71871 |
78409 |
71112 |
100,00% |
100,00% |
-8,34% |
1,07% |
MODELOS DE ENTRADA
O Kwid foi o grande destaque dos compactos no mês passado. Com 8.826 emplacamentos, quase 61% acima do registrado há um ano, o menor dos Renault só vendeu menos do que em setembro de 2017 (10.356). O resultado foi suficiente para fazê-lo ultrapassar os 61% de market share.
Principal rival, o Fiat Mobi (4.377) também cresceu (+23,8%), mas fechou o mês com menos da metade dos emplacamentos do líder. O VW up!, por sua vez, manteve a trajetória de queda (-24,7%). Em quarto, o Chery QQ (33) não vendia tão pouco desde abril de 2017 (84). Por fim, a Fiat emplacou seu 1º 500 em 2019.
Hatches Compactos I |
||||||||
POS. |
MODELO |
SET/19 |
AGO/19 |
SET/18 |
% SET 19 |
% AGO 19 |
VARIAÇÃO SET/AGO |
VARIAÇÃO 2019/2018 |
1º |
RENAULT KWID |
8826 |
7455 |
5485 |
61,30% |
52,50% |
18,39% |
60,91% |
2º |
FIAT MOBI |
4377 |
5418 |
3537 |
30,40% |
38,16% |
-19,21% |
23,75% |
3º |
VW UP! |
1162 |
1247 |
1544 |
8,07% |
8,78% |
-6,82% |
-24,74% |
4º |
CHERY QQ |
33 |
79 |
233 |
0,23% |
0,56% |
-58,23% |
-85,84% |
5º |
FIAT 500 |
1 |
0 |
0 |
0,01% |
0,00% |
- |
- |
|
|
14399 |
14199 |
10799 |
100,00% |
100,00% |
1,41% |
33,34% |
Fonte: Fenabrave
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Argentina: Territory vende mais que Compass, enquanto Hilux lidera
Novo VW Tayron: o que sabemos sobre o substituto do Tiguan no Brasil
Chineses disputam para ter o híbrido mais econômico do mundo
Polo lidera e HB20 se destaca; veja os carros mais vendidos de outubro
VW: "décadas de problemas estruturais" levaram à crise atual
Novo Mercedes CLA 2026 terá motor 2.0 turbo fabricado na China pela Geely
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido