Dentro de um ambicioso programa de reposicionamento interno, a Volkswagen quer dar um novo enfoque para duas das principais marcas que compõe o grupo: a espanhola Seat e a tcheca Skoda. Em entrevista concedida recentemente à agência de notícias Automotive News Europe, Michael Jost, chefe de estratégia da companhia, foi claro ao dizer que a partir dos próximos anos o perfil de ambas as fabricantes passará a ser gerenciado com maior nível de clareza. Na prática, a VW continuará sendo a principal marca de volume, mas a Skoda será realçada como alternativa racional orientada para a relação custo-benefício e a Seat assumirá o papel de opção mais esportiva, especialmente com a recém-lançada divisão de alto desempenho Cupra.
“A Seat será representada por carros ainda mais emocionantes, principalmente com os novos modelos Cupra. A Skoda deverá atender aos mercados da Europa Oriental de maneira mais intensa, assim como os clientes que procuram funcionalidade”, afirmou Jost. No caso da Seat, a ideia é torná-la concorrente direta da Alfa Romeo, de tal modo que tenha seu apelo emocional e esportivo mais voltado ao público jovem. Os preços cobrados também serão maiores, na média da concorrente, o que fará com que os modelos espanhóis passem a custar mais que os equivalentes alemães da Volkswagen. A estratégia já vem sendo amadurecida internamente há algum tempo e era defendida até mesmo pelo ex-presidente Ferdinand Piech.
Já no caso da Skoda, o reposicionamento será um tanto mais trabalhoso. Isso porque a marca evoluiu consideravelmente nos últimos anos e passou a invadir a seara da própria Volkswagen, adotando tecnologias de última geração e se diferenciando dos modelos germânicos apenas pela questão do design. Com base na nova orientação, os modelos tchecos ficarão mais simples, baratos e passarão a priorizar a funcionalidade. A meta será marcar presença de maneira mais firme em mercados do leste europeu e rivalizar diretamente com marcas como Dacia, Hyundai e Kia, que ganham cada vez mais espaço nos países dessa região.
Fonte: Automotive News Europe
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volkswagen Nivus GTS já roda sem qualquer disfarce e chega em 2025
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Nome do novo SUV da VW será revelado na segunda-feira
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Volkswagen vê lucro líquido cair 64% no 3º trimestre
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
VW quase teve seu Twingo elétrico, mas sindicato atrapalhou planos