Dentro de um ambicioso programa de reposicionamento interno, a Volkswagen quer dar um novo enfoque para duas das principais marcas que compõe o grupo: a espanhola Seat e a tcheca Skoda. Em entrevista concedida recentemente à agência de notícias Automotive News Europe, Michael Jost, chefe de estratégia da companhia, foi claro ao dizer que a partir dos próximos anos o perfil de ambas as fabricantes passará a ser gerenciado com maior nível de clareza. Na prática, a VW continuará sendo a principal marca de volume, mas a Skoda será realçada como alternativa racional orientada para a relação custo-benefício e a Seat assumirá o papel de opção mais esportiva, especialmente com a recém-lançada divisão de alto desempenho Cupra.
“A Seat será representada por carros ainda mais emocionantes, principalmente com os novos modelos Cupra. A Skoda deverá atender aos mercados da Europa Oriental de maneira mais intensa, assim como os clientes que procuram funcionalidade”, afirmou Jost. No caso da Seat, a ideia é torná-la concorrente direta da Alfa Romeo, de tal modo que tenha seu apelo emocional e esportivo mais voltado ao público jovem. Os preços cobrados também serão maiores, na média da concorrente, o que fará com que os modelos espanhóis passem a custar mais que os equivalentes alemães da Volkswagen. A estratégia já vem sendo amadurecida internamente há algum tempo e era defendida até mesmo pelo ex-presidente Ferdinand Piech.
Já no caso da Skoda, o reposicionamento será um tanto mais trabalhoso. Isso porque a marca evoluiu consideravelmente nos últimos anos e passou a invadir a seara da própria Volkswagen, adotando tecnologias de última geração e se diferenciando dos modelos germânicos apenas pela questão do design. Com base na nova orientação, os modelos tchecos ficarão mais simples, baratos e passarão a priorizar a funcionalidade. A meta será marcar presença de maneira mais firme em mercados do leste europeu e rivalizar diretamente com marcas como Dacia, Hyundai e Kia, que ganham cada vez mais espaço nos países dessa região.
Fonte: Automotive News Europe
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Segredo: novo Volkswagen Tera será lançado em março de 2025
Novo BMW X3 M50 chega no Brasil em 2025; veja as primeiras impressões
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Black Friday GM tem oferta em toda linha em até 30 vezes em juros
Pablo Di Si, CEO da VW América do Norte, deixa o cargo de repente
Oficial: Honda deixa de oferecer a Forza 350 no Brasil
México rejeita Amarok da Argentina e terá nova geração global da picape