Em seu terceiro mês de mercado, o T-Cross foi um dos destaques do mercado alemão em agosto. Com 4.106 unidades vendidas, o SUV compacto da VW assegurou a 14ª colocação – de acordo com o Best Selling Cars Blog, o modelo garantiu a sétima posição considerando apenas as vendas no varejo.
O resultado do T-Cross, no entanto, não foi suficiente para reverter a tendência de queda da marca. Embora líder disparada entre as montadoras, a VW (52.754) perdeu mais de 17% de compradores nos últimos doze meses, fruto especialmente da forte retração de seus principais modelos: Golf (11.507, -34%), líder; Tiguan (7.279, -14%), 2º colocado; e Polo (5.825, -18%), 5º.
O mês também foi bastante positivo para o VW T-Roc. Líder no varejo, o SUV conquistou seu primeiro pódio no ranking geral. Quarto, sua melhor colocação na história, o Leon (6.097) contribuiu para o recorde de vendas da Seat (18.228) no mercado alemão. O Mercedes Classe C (5.558), sexto, foi o primeiro fora do Grupo VW.
Com nova geração em alta entre os alemães (+40,7%), o Opel Corsa (5.311) ficou muito perto de desbancar o Audi A4 (5.384). Veio da Romênia outro destaque de agosto: com 4.753 unidades, o Duster entrou no top 10 do maior mercado europeu pela 1ª vez. De quebra, ajudou a Dacia a se aproximar do top 10 entre as montadoras.
Com 4.201 unidades, o Ford Focus mais do que dobrou os números do ano passado. Para a BMW (18.708), no entanto, o mês não foi bom. Além de cair para a sexta posição, a marca de Munique emplacou seu modelo mais vendido apenas em 28º lugar: o Série 2, com 3.086 unidades. O resultado só não foi pior porque o X3 (2.941) e o X1 (2.173) registraram avanços acima dos 20%.
Após um mês de julho em alta, o mercado alemão voltou a perder fôlego em agosto. Foram 313.748 veículos novos comercializados, 0,8% a menos do que em 2018. O acumulado do ano, no entanto, permanece positivo, com 2.495.536 unidades, alta de 0,9% - o melhor resultado para o período em exatos dez anos.
POS. |
MODELO |
AGO.19 |
% MERCADO |
AGO.18 |
% VARIAÇÃO |
1 |
VW GOLF |
11.507 |
3,7% |
17.501 |
-34,2% |
2 |
VW TIGUAN |
7.279 |
2,3% |
8.496 |
-14,3% |
3 |
VW T-ROC |
6.950 |
2,2% |
6.465 |
7,5% |
4 |
SEAT LEON |
6.097 |
1,9% |
6.133 |
-0,6% |
5 |
VW POLO |
5.825 |
1,9% |
7.126 |
-18,3% |
6 |
MERCEDES CLASSE C |
5.558 |
1,8% |
5.862 |
-5,2% |
7 |
AUDI A4 |
5.384 |
1,7% |
6.194 |
-13,1% |
8 |
OPEL CORSA |
5.311 |
1,7% |
3.774 |
40,7% |
9 |
SKODA FABIA |
5.063 |
1,6% |
5.188 |
-2,4% |
10 |
DACIA DUSTER |
4.753 |
1,5% |
2.945 |
61,4% |
11 |
SKODA OCTAVIA |
4.248 |
1,4% |
4.142 |
2,6% |
12 |
FORD FOCUS |
4.201 |
1,3% |
2.071 |
102,8% |
13 |
AUDI A6 |
4.109 |
1,3% |
2.679 |
53,4% |
14 |
VW T-CROSS |
4.106 |
1,3% |
- |
NOVO |
15 |
FORD KUGA |
3.972 |
1,3% |
3.484 |
14,0% |
16 |
AUDI A3 |
3.962 |
1,3% |
4.993 |
-20,6% |
17 |
MINI |
3.940 |
1,3% |
3.525 |
11,8% |
18 |
MERCEDES CLASSE E |
3.794 |
1,2% |
3.918 |
-3,2% |
19 |
SMART FORTWO |
3.762 |
1,2% |
2.043 |
84,1% |
20 |
VW TRANSPORTER |
3.718 |
1,2% |
3.772 |
-1,4% |
21 |
RENAULT CAPTUR |
3.717 |
1,2% |
3.678 |
1,1% |
22 |
MERCEDES CLASSE A |
3.640 |
1,2% |
2.560 |
42,2% |
23 |
FIAT 500 |
3.616 |
1,2% |
3.127 |
15,6% |
24 |
OPEL ASTRA |
3.444 |
1,1% |
3.139 |
9,7% |
25 |
VW PASSAT |
3.298 |
1,1% |
7.618 |
-56,7% |
26 |
DACIA SANDERO |
3.291 |
1,0% |
3.299 |
-0,2% |
27 |
MERCEDES CLASSE B |
3.274 |
1,0% |
1.069 |
206,3% |
28 |
BMW SÉRIE 2 |
3.086 |
1,0% |
2.918 |
5,8% |
29 |
SKODA KAROQ |
3.028 |
1,0% |
1.662 |
82,2% |
30 |
VW TOURAN |
2.987 |
1,0% |
3.354 |
-10,9% |
31 |
SEAT IBIZA |
2.950 |
0,9% |
2.995 |
-1,5% |
32 |
BMW X3 |
2.941 |
0,9% |
1.941 |
51,5% |
33 |
MERCEDES GLC |
2.687 |
0,9% |
3.259 |
-17,6% |
34 |
FORD FIESTA |
2.673 |
0,9% |
3.367 |
-20,6% |
35 |
VW UP |
2.557 |
0,8% |
3.276 |
-21,9% |
36 |
FIAT DUCATO |
2.546 |
0,8% |
1.989 |
28,0% |
37 |
AUDI Q3 |
2.368 |
0,8% |
2.421 |
-2,2% |
38 |
SKODA KODIAQ |
2.350 |
0,7% |
1.147 |
104,9% |
39 |
SEAT ATECA |
2.322 |
0,7% |
2.447 |
-5,1% |
40 |
SEAT ARONA |
2.291 |
0,7% |
3.483 |
-34,2% |
41 |
FORD ECOSPORT |
2.290 |
0,7% |
1.997 |
14,7% |
42 |
BMW SÉRIE 3 |
2.255 |
0,7% |
2.289 |
-1,5% |
43 |
HYUNDAI I10 |
2.249 |
0,7% |
2.011 |
11,8% |
44 |
HYUNDAI TUCSON |
2.207 |
0,7% |
2.238 |
-1,4% |
45 |
HYUNDAI I20 |
2.183 |
0,7% |
1.261 |
73,1% |
46 |
BMW X1 |
2.173 |
0,7% |
1.793 |
21,2% |
47 |
MERCEDES CLASSE V |
2.151 |
0,7% |
1.342 |
60,3% |
48 |
AUDI Q5 |
2.100 |
0,7% |
2.867 |
-26,8% |
49 |
DACIA DOKKER |
2.098 |
0,7% |
1.598 |
31,3% |
50 |
HYUNDAI KONA |
2.077 |
0,7% |
1.228 |
69,1% |
POS. |
MARCA |
AGO.19 |
% MERCADO |
AGO.18 |
% VARIAÇÃO |
1 |
VW |
52.754 |
16,8% |
63.623 |
-17,1% |
2 |
MERCEDES-BENZ |
28.990 |
9,2% |
23.764 |
22,0% |
3 |
AUDI |
25.227 |
8,0% |
28.198 |
-10,5% |
4 |
FORD |
22.713 |
7,2% |
17.810 |
27,5% |
5 |
SKODA |
19.598 |
6,2% |
17.218 |
13,8% |
6 |
BMW |
18.708 |
6,0% |
19.289 |
-3,0% |
7 |
SEAT |
18.228 |
5,8% |
17.220 |
5,9% |
8 |
OPEL |
17.871 |
5,7% |
17.609 |
1,5% |
9 |
RENAULT |
13.098 |
4,2% |
17.865 |
-26,7% |
10 |
HYUNDAI |
12.977 |
4,1% |
10.775 |
20,4% |
11 |
DACIA |
11.888 |
3,8% |
9.838 |
20,8% |
12 |
FIAT |
7.546 |
2,4% |
7.034 |
7,3% |
13 |
TOYOTA |
6.583 |
2,1% |
6.836 |
-3,7% |
14 |
PEUGEOT |
6.333 |
2,0% |
5.372 |
17,9% |
15 |
KIA |
6.155 |
2,0% |
5.995 |
2,7% |
16 |
CITROËN |
5.763 |
1,8% |
5.137 |
12,2% |
17 |
MAZDA |
4.801 |
1,5% |
5.700 |
-15,8% |
18 |
SMART |
4.778 |
1,5% |
3.150 |
51,7% |
19 |
MITSUBISHI |
3.985 |
1,3% |
5.704 |
-30,1% |
20 |
MINI |
3.940 |
1,3% |
3.525 |
11,8% |
... |
... |
... |
... |
... |
|
|
TOTAL |
313.748 |
... |
316.405 |
-0,8% |
|
ACUMULADO |
2.495.536 |
... |
2.473.284 |
0,9% |
Fontes: KBA / Best Selling Cars Blog
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Disputa acirrada e Compass em alta: os mais vendidos no final de outubro
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Alemanha: VW Tiguan lidera vendas pela 1ª vez em sua terra natal
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Vendas na China: BYD emplacou mais que VW e Toyota somadas
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
México: novo Toyota Yaris Sedan é destaque em setembro