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GM e indiana Tata firmam acordo para projetos de design e engenharia

Parceria prevê atuação conjunta em projetos globais automotivos pelos próximos cinco anos

Chevrolet Beat - México

A General Motors e a indiana Tata anunciam nesta semana o fechamento de uma parceria estratégica voltada para o desenvolvimento de projetos automotivos globais. Segundo informado, a aliança envolve especificamente a Tata Consulting Services (braço especializado em negócios, consultoria e serviços de TI do Tata Group) e resultará no trabalho conjunto relacionado à áreas de design e engenharia pelos próximos 5 anos. A TCS é atualmente a maior exportadora de software do país. 

Embora muitos possam achar o acordo inusitado, os dois conglomerados já mantém relações próximas há pelo menos 16 anos. "A TCS está animada para fazer parte dos esforços da GM em torno da próxima geração de mobilidade, ajudando a empresa a projetar veículos de classe mundial", disse Regu Ayyaswamy, chefe global de Engenharia e Serviços Industriais da TCS.

Galeria: Chevrolet Beat - México

De acordo com os termos do acordo, a TCS vai adquirir certos ativos do Centro Técnico da GM-Índia (GMTC-I), em Bengaluru, e se associará à GM para apoiar seus programas automotores globais com serviços de design de engenharia ao longo dos próximos cinco anos. Mais de 1.300 funcionários do GMTC-I serão transferidos para a TCS, incluindo os das equipes de sistemas de propulsão, engenharia de veículos, desenvolvimento de controles, testes, design criativo e projetos especiais.

O GMTC-I foi criado em 2004 em Bengaluru e já contribuiu para os programas globais da GM nas áreas de sistemas de propulsão, engenharia de veículos, desenvolvimento de controles, testes, design criativo e projetos especiais. O local abriga um estúdio de design e um centro de engenharia com infraestrutura de testes e validação e equipamentos eletrônicos e software de última geração.

Esta, vale lembrar, não é a primeira vez que a GM negocia suas operações indianas. Antes da parceria agora firmada com a Tata, a marca já havia vendido uma importante fábrica em Gujarat para a chinesa SAIC. As medidas são reflexo da nova estratégia da empresa para o país, uma vez que não comercializa mais veículos no mercado doméstico desde maio de 2017. Atualmente, o grupo apenas fabrica e exporta automóveis a partir das instalações de Maharashtra, incluindo o pequeno Chevrolet Beat (fotos), que é vendido no México e outros países latinos.

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