Depois de inovar com a criação do primeiro airbag para teto solar panorâmico e desenvolver mais recentemente o primeiro sistema de airbag multi-colisão do mundo, a Hyundai novamente sai na frente no quesito segurança com o projeto de um inédito airbag central.
Apresentado neste semana em Seul, na Coreia do Sul, o dispositivo é instalado no banco do motorista e tem como objetivo criar uma área de segurança entre os passageiros da frente. De acordo com a Hyundai, a expectativa é reduzir em até 80% os ferimentos de cabeça causados por choque entre os passageiros no caso de acidentes. Os próximos lançamentos da marca, assim como da co-irmã Kia, já contarão com a novidade.
A marca explica ainda que mesmo que não haja ninguém no banco do passageiro da frente, ainda assim o airbag servirá para proteger o motorista de uma eventual colisão lateral vinda do lado direito. Segundo estatísticas da Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis, a taxa de danos secundários causados por esses tipos de colisões ou por colisões com materiais internos é de cerca de 45%. O dispositivo se destaca ainda por ter peso e tamanho bastante reduzidos, sendo em média 500g mais leve que os airbags laterais tradicionais. Graças a essas características, as equipes de design terão mais flexibilidade em termos de formato e desenho na criação de novos bancos.
O EuroNCAP deverá endurecer as provas de impacto lateral em seus protocolos de avaliação a partir de 2020, e o novo airbag certamente ajudará os veículos da Hyundai em termos de classificação - além, é claro, de aumentar a segurança dos ocupantes em caso de acidentes.
Fonte: Hyundai
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Após 12 anos, HB20 chega à Argentina com motor descartado no Brasil
Ram tem até R$ 68 mil de bônus e taxa 0% para as picapes Rampage e 3500
Segredo: Hyundai e Chevrolet trabalham juntas em picapes para o Brasil
Yamaha colabora com anime futurista Tokyo Override da Netflix
Hyundai HB20 começa a ser exportado para a Argentina após 12 anos
Chevrolet lança a Silverado 2025 com item que a F-150 perdeu
Ex-executivo da Nissan é anunciado como novo chefão global da Hyundai