Depois de inovar com a criação do primeiro airbag para teto solar panorâmico e desenvolver mais recentemente o primeiro sistema de airbag multi-colisão do mundo, a Hyundai novamente sai na frente no quesito segurança com o projeto de um inédito airbag central.
Apresentado neste semana em Seul, na Coreia do Sul, o dispositivo é instalado no banco do motorista e tem como objetivo criar uma área de segurança entre os passageiros da frente. De acordo com a Hyundai, a expectativa é reduzir em até 80% os ferimentos de cabeça causados por choque entre os passageiros no caso de acidentes. Os próximos lançamentos da marca, assim como da co-irmã Kia, já contarão com a novidade.
A marca explica ainda que mesmo que não haja ninguém no banco do passageiro da frente, ainda assim o airbag servirá para proteger o motorista de uma eventual colisão lateral vinda do lado direito. Segundo estatísticas da Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis, a taxa de danos secundários causados por esses tipos de colisões ou por colisões com materiais internos é de cerca de 45%. O dispositivo se destaca ainda por ter peso e tamanho bastante reduzidos, sendo em média 500g mais leve que os airbags laterais tradicionais. Graças a essas características, as equipes de design terão mais flexibilidade em termos de formato e desenho na criação de novos bancos.
O EuroNCAP deverá endurecer as provas de impacto lateral em seus protocolos de avaliação a partir de 2020, e o novo airbag certamente ajudará os veículos da Hyundai em termos de classificação - além, é claro, de aumentar a segurança dos ocupantes em caso de acidentes.
Fonte: Hyundai
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo conceito da Hyundai parece um carro que saiu do Breaking Bad
Volkswagen Tera: este é o nome do novo SUV rival de Pulse e Kardian
Hyundai explica câmbio de dupla embreagem do novo Creta e reforça garantia
Chineses disputam para ter o híbrido mais econômico do mundo
Motor 1.0 turbo da Hyundai recebe atualização para novas normas de emissões
GWM lança Haval H6 na Argentina com 2.0 turbo e sem eletrificação
Hyundai Tucson completa 20 anos e terá nova geração lançada em 2026