Estes são os novos HB20, HB20S e HB20X 2020. A Hyundai lança a nova geração do modelo que foi um dos responsáveis por revolucionar o segmento de entrada há exatos sete anos. Com visual atualizado, eles ficaram mais espaçosos, evoluíram no acabamento e trazem tecnologias inéditas na categoria. Outra novidade é a chegada de um novo motor 1.0 Turbo com injeção direta. Preços ainda não foram divulgados, exceto que a versão de entrada partirá de R$ 46.490.
A primeira geração, lançada em 2012, surpreendeu o mercado brasileiro ao apostar em visual arrojado com linhas chamativas. Em sua nova linhagem, o HB20 2020 mantém a sua silhueta, mas ganha uma linguagem de estilo mais ousada. A começar pela dianteira, o novo design marca a estreia no Brasil de uma marcante grade dianteira mais bicuda e baixa, inspirada nos mais recentes lançamentos globais da marca, em especial o Sonata. Os faróis também são novos e trazem luzes de rodagem diurna em LED. As laterais ganham novos vincos, os mesmos do conceito Saga.
O novo HB20 hatch também ganha um novo elemento de estilo que poderá, futuramente, servir como base para personalizações. Estamos falando do aplique na coluna C, que a marca chama de efeito X, e que causa o efeito de teto flutuante. A traseira tem linha mais limpas, inclusive com para-choque curto. As lanternas, em novo desenho com formato bumerangue, também têm luzes em LED.
As dimensões também mudaram. Para garantir maior espaço interno, a distância entre-eixos foi ampliada em 20 mm, passando a entregar 2.530 mm. O novo HB20 hatch também ficou 20mm mais comprido (3.940 mm) e 20 mm mais largo (1.470 mm), enquanto a altura de 1.470 mm foi mantida.
As três configurações mudaram, mas o HB20S foi o que mais evoluiu. Em clara inspiração nas linhas do irmão maior Elantra, o visual do novo HB20S fugiu do padrão de sedã convencional. Ao vivo o resultado é bem melhor do que nas fotos e flagras feitos antes da apresentação oficial. Lee SangYup, Vice-presidente e Head do Centro Global de Design da Hyundai, afirmou que o objetivo era conseguir um estilo de cupê ao invés de um três-volumes tradicional. O resultado é um mini-Elantra, com a linha do teto praticamente finalizando na tampa do porta-malas. Detalhe é que para esta solução dar certo, há um aplique extensor na base do vidro traseiro para harmonizar o estilo até a curtíssima tampa do porta-malas.
Na lateral vemos os mesmos vincos do hatch, mas note que a porta traseira se diferencia do hatch pela janela espia. Há também um friso cromado na base dos vidros. Na traseira, as lanternas são bem rentes à carroceria e invadem a tampa do porta-malas. O para-choque quase que se integra com a tampa do porta-malas.
O novo HB20S 2020 também ficou maior. O entre-eixos é o mesmo hatch, 2.530 mm (20 mm maior que o antecessor). O comprimento agora é de 4.260 mm (30 mm a mais) e a largura de 1.700 (20 mm maior). A altura permanece 1.470 mm.
Mais ousado do trio é sem dúvida o HB20X. O estilo aventureiro foi buscar inspiração em um modelo que quebrou paradigmas na Europa: Kona. Basta ver as molduras nas caixas de rodas com desenho irregular. A dianteira também é bicuda, mas traz nova grade, caixa dos faróis de neblina em formato triangular e acabamento em tom de alumínio na base dos para-choques dianteiros e traseiros. Há também o rack do teto, indispensável neste segmento.
Obviamente não é um SUV, mas recebeu acerto diferente da suspensão, que o deixou mais elevado em relação aos irmãos. Usa a mesma base do hatch convencional, com entre-eixos de 2.530 mm, mas é mais comprido, com exatos 3.970mm (30mm a mais que o HB20X anterior). Também cresceu 30mm na largura (1.740mm), mas manteve a altura de 1.540mm. A capacidade do porta-malas é 300 litros, a mesma da geração anterior.
A Hyundai utilizou a base a atual utilizada pelo HB20 e aplicou uma série de modificações importantes. Em conversa com o engenheiro-chefe do projeto, ele detalhou que elevou o nível de aplicação de aços de alta e ultra-alta resistência de 19% para 30%. Os pontos de fixação da carroceria também foram modificados, o peso foi reduzido e a rigidez, ampliada. O resultado é uma plataforma mais leve e mais segura, fato que deve ser comprovado em breve com resultados de testes no Latin NCAP.
O novo HB20 2020 terá três opções de motorização: 1.0, 1.6 e 1.0 turbo. A versão de entrada manterá o atual propulsor de três cilindros, que entrega até 80 cv de potência, mas com novo sistema de injeção de combustível que dispensa o tanquinho de gasolina da partida a frio. Ele será sempre associado ao câmbio manual de 5 marchas. As intermediárias terão o 1.6 de 130 cv, 2 cv a mais do que o anterior e também perde o tanquinho de partida a frio.
Nas versões topo de linha, entra em cena o novo e esperado motor 1.0 TGDI de 3 cilindros com injeção direta de combustível. Com potência de 120 cv, entrega torque de 17,5 kgfm entregue a partir de 1.750 rpm quando abastecido com etanol. O motor turbo será oferecido com a transmissão automática de 6 marchas.
É consenso que a primeira geração do HB20 envelheceu mais por dentro do que por fora. Agora tudo é novo. A começar pelos bancos, que agora possuem apoio laterais mais firmes e ganham sistema decente de ajuste de altura, por alavanca.
O painel também é completamente novo. Sai de cena aquele estilo nave espacial em tom azul e entra um novo desenho, horizontal, com saídas de ar retangulares nas extremidades e no centro. Há também uma nova tela multimídia no estilo flutuante, novos botões do ar-condicionado e novo console central.
O novo cluster de instrumentos tem velocímetro digital no lado direito, bem como informações do computador de bordo em uma tela na lateral e conta-giros no lado esquerdo. Coloque na conta ainda um novo volante com ajuste de altura e profundidade.
A Hyundai irá vender o HB20 com airbags duplos e freios ABS, os itens que já são obrigatórios em todos os carros. Recebe controle de estabilidade e tração apenas a partir da versão Evolution, tanto para o hatch quanto para o sedã. A configuração Diamond adiciona airbags laterais, enquanto a topo de linha Diamond Plus ganha frenagem automática de emergência, monitoramento de pressão nos pneus e alerta de mudança de faixa.
HB20
1.0 aspirado – 12,8/14,6 km/litro (gasolina); 9,1/10,1 km/litro (etanol)
1.6 manual – 12,5/14,7 km/litro (gasolina); 8,6/10,3 km/litro (etanol)
1.6 automático – 11,5/13,9 km/litro (gasolina); 7,8/9,8 km/litro (etanol)
1.0 turbo – 12,2/13,9 km/litro (gasolina); 8,6/10,3 km/litro (etanol)
HB20S
1.0 aspirado – 12,8/14,7 km/litro km/litro (gasolina); 9,5/10,6 km/litro (etanol)
1.6 manual – 12,6/15,1 km/litro (gasolina); 8,5/10,5 km/litro (etanol)
1.6 automático – 11,5/14,9 km/litro (gasolina); 8,1/10,4 km/litro (etanol)
1.0 turbo – 12,7/15,6 km/litro (gasolina); 8,8/11 km/litro (etanol)
HB20X
1.6 manual – 11,8/13,9 km/litro (gasolina); 8,3/9,6 km/litro (etanol)
1.6 automático – 11,7/13,3 km/litro (gasolina); 8,1/9,3 km/litro (etanol)
HB20 Sense 1.0 MT5 - R$ 46.490: direção elétrica, ar-condicionado, volante multifuncional, vidros dianteiros elétricos, rodas de aço 14" com calotas, Isofix, travas elétricas, limpador e desembaçador traseiro, banco do motorista com ajuste de altura, computador de bordo, espelho de cortesia, tomada de 12V no console, rádio blueAudio com conexão Bluetooth e entrada USB;
HB20 Vision 1.0 MT5 - R$ 48.990 os mesmos da Sense, adicionando rodas de aço de 15" com calotas, vidros elétricos nas quatro portas com função one-touch (apenas para o motorista) e alarme.
HB20 Vision 1.0 MT5 com multimídia blueMedia - R$ 50.490: adiciona central multimídia blueMedia com tela de 8" e conectividade Apple CarPlay e Android Auto;
HB20 Evolution 1.0 MT5 - R$ 53.790: adiciona rodas de liga leve de 15", sensor de estacionamento traseiro, controle de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas, volante com ajuste de altura e profundidade, sinalização de frenagem de emergência, ar-condicionado digital, vidros elétricos com função one-touch em todas as portas, abertura e fechamento dos vidros pela chave, e painel de instrumentos com tela digital;
HB20 Vision 1.6 MT6 - R$ 57.990
HB20 Vision 1.6 AT6 - R$ 62.790
Os mesmos da versão Vision 1.0, adicionando a central multimídia com tela de 8". A versão automática ganha controle de cruzeiro, limitador de velocidade e apoio de braço para o motorista;
HB20 Evolution 1.0 turbo - R$ 67.190: os mesmos da Evolution 1.0, recebendo rodas de liga leve de 15" diamantadas, controle de cruzeiro, limitador de velocidade e apoio de braço para o motorista;
HB20 Diamond 1.0 turbo - R$ 73.590: os mesmos da Evolution 1.0 turbo, adicionando airbags laterais, partida por botão, faróis com projetor e luz diurna em LED, acendimento automático dos faróis, paddle-shift, câmera de ré, start-stop e volante com acabamento premium;
HB20 Diamond Plus 1.0 turbo - R$ 77.990: a versão topo de linha ganha banco com acabamento premium, frenagem automática de emergência, alerta de mudança de faixa e sistema de monitoramento de pressão dos pneus.
HB20S Vision 1.0 MT5 - R$ 55.390
Direção elétrica, ar-condicionado, volante multifuncional, Isofix, travas elétricas, limpador e desembaçador traseiro, banco do motorista com ajuste de altura, computador de bordo, espelho de cortesia, tomada de 12V no console, rodas de aço de 15" com calotas, vidros elétricos nas quatro portas com função one-touch (apenas para o motorista), alarme e central multimídia blueMedia com tela de 8" e conectividade Apple CarPlay e Android Auto;
HB20S Evolution 1.0 MT5 - R$ 58.390
Adiciona rodas de liga leve de 15", sensor de estacionamento traseiro, controle de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas, volante com ajuste de altura e profundidade, sinalização de frenagem de emergência, ar-condicionado digital, vidros elétricos com função one-touch em todas as portas, abertura e fechamento dos vidros pela chave, e painel de instrumentos com tela digital;
HB20S Vision 1.6 MT6 - R$ 62.590
HB20S Vision 1.6 AT6 - R$ 67.390
Os mesmos da versão Vision 1.0. A versão automática ganha controle de cruzeiro, limitador de velocidade e apoio de braço para o motorista;
HB20S Evolution 1.0 turbo - R$ 71.790
Os mesmos da Evolution 1.0, recebendo rodas de liga leve de 15" diamantadas, controle de cruzeiro, limitador de velocidade e apoio de braço para o motorista;
HB20S Diamond 1.0 turbo - R$ 76.890
Os mesmos da Evolution 1.0 turbo, adicionando airbags laterais, partida por botão, faróis com projetor e luz diurna em LED, acendimento automático dos faróis, paddle-shift, câmera de ré, start-stop e volante com acabamento premium;
HB20S Diamond Plus 1.0 turbo - R$ 81.290
A versão topo de linha ganha banco com acabamento premium, frenagem automática de emergência, alerta de mudança de faixa e sistema de monitoramento de pressão dos pneus;
HB20X Vision 1.6 MT6 - R$ 62.990
HB20X Vision 1.6 AT6 - R$ 67.890
Direção elétrica, ar-condicionado, volante multifuncional, Isofix, travas elétricas, limpador e desembaçador traseiro, banco do motorista com ajuste de altura, computador de bordo, espelho de cortesia, tomada de 12V no console, rodas de liga leve de 16", vidros elétricos nas quatro portas com função one-touch (apenas para o motorista), alarme e central multimídia blueMedia com tela de 8" e conectividade Apple CarPlay e Android Auto. A versão automática ganha controle de cruzeiro, limitador de velocidade e apoio de braço para o motorista;
HB20X Evolution 1.6 AT6 - R$ 69.890
Adiciona sensor de estacionamento traseiro, controle de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas, volante com ajuste de altura e profundidade, sinalização de frenagem de emergência, ar-condicionado digital, vidros elétricos com função one-touch em todas as portas, abertura e fechamento dos vidros pela chave, e painel de instrumentos com tela digital;
HB20X Diamond 1.6 AT6 - R$ 75.190
Os mesmos da Evolution 1.6, adicionando airbags laterais, partida por botão, faróis com projetor e luz diurna em LED, acendimento automático dos faróis, paddle-shift, câmera de ré, start-stop e volante com acabamento premium;
HB20X Diamond Plus 1.6 AT6 - R$ 79.590
A versão topo de linha ganha banco com acabamento premium, frenagem automática de emergência, alerta de mudança de faixa e sistema de monitoramento de pressão dos pneus;
MODELO | PREÇOS |
HB20 1.0 Sense MT5 | R$ 46.490 |
HB20 1.0 Vision MT5 | R$ 48.990 |
HB20 1.0 Vision MT5 com BlueMedia | R$ 50.490 |
HB20 1.0 Evolution MT5 | R$ 53.790 |
HB20 1.6 Vision MT6 | R$ 57.990 |
HB20 1.6 Vision AT6 | R$ 62.790 |
HB20 1.6 Lauch Edition AT6 | R$ 69.990 |
HB20 1.0 Turbo Evolution AT6 | R$ 67.190 |
HB20 1.0 Turbo Diamond AT6 | R$ 73.590 |
HB20 1.0 Turbo Diamond Plus AT6 | R$ 77.990 |
HB20S 1.0 Vision MT5 | R$ 55.390 |
HB20S 1.0 Evolution MT5 | R$ 58.390 |
HB20S 1.6 Vision MT6 | R$ 62.590 |
HB20S 1.6 Vision AT6 | R$ 67.390 |
HB20S 1.0 Turbo Evolution AT6 | R$ 71.790 |
HB20S 1.0 Turbo Diamond AT6 | R$ 76.890 |
HB20S 1.0 Turbo Diamond Plus AT6 | R$ 81.290 |
HB20X 1.6 Vision MT6 | R$ 62.990 |
HB20X 1.6 Vision AT6 | R$ 67.890 |
HB20X 1.6 Evolution AT6 | R$ 69.890 |
HB20X 1.6 Diamond AT6 | R$ 75.190 |
HB20X 1.6 Diamond Plus AT6 | R$ 79.590 |
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Após 12 anos à venda no Brasil, Hyundai HB20 enfim chegará à Argentina
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Hyundai: HB20 troca nome de versão turbo e ganha mais equipamentos
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são básicos
Hyundai aumenta preços de HB20 e HB20S 2025 em mais de R$ 2.000
Jaguar revela novo logotipo e sinaliza como será 'recomeço elétrico'
Hatches em junho: Hyundai HB20 ultrapassa VW Polo e assume liderança