A ideia de um BMW movido a hidrogênio pode parecer novidade, mas os fãs da marca devem se lembrar do estranho conceito H2R com motor V12. O mais perto que a marca chegou de produzir em série um carro com este tipo de combustível foi o Hydrogen 7, variante do Série 7 na versão 760Li, também com um V12 com célula de combustível, mas que foi uma série limitada.
Em 2013, a fabricante fez uma parceria com a Toyota para desenvolver tecnologias de células de combustíveis, e até iniciou o teste de algumas unidades do Série 5 GT abastecido com hidrogênio em 2015. No mesmo ano, a BMW revelou um protótipo do híbrido i8 e admitiu que trabalhava em mais um conceito.
Fez silêncio a respeito até 2018, quando revelou planos de criar um novo modelo de rua movido a hidrogênio, que começa a tomar forma com o conceito i Hydrogen NEXT, apresentado no Salão de Frankfurt (Alemanha). Baseado na geração atual do X5, o crossover é praticamente igual ao modelo a gasolina, mas com detalhes azuis na carroceria e nas rodas. E também não tem saídas de escapamento aparentes, usando painéis azuis em seu lugar.
A BMW não divulgou as especificações técnicas, mas sabemos que o i Hydrogen NEXT será produzido e chegará às ruas em 2022, com um tempo de abastecimento abaixo de quatro minutos e uma autonomia bem generosa. No entanto, como foi o caso do Hydrogen 7, a produção será extremamente limitada. Se tudo for como a fabricante planeja, o primeiro carro de produção em série será lançado em 2025, desde que exista uma demanda forte o suficiente e a infraestrutura adequada.
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