Embora tenhamos perdido o fôlego ao conhecer a perua Audi RS6 Avant, a marca alemã não nos dá descanso e continua a mostrar modelos da linha esportiva RS. Desta vez conhecemos o Audi RS7 Sportback, que transforma o modelo familiar em uma verdadeira máquina de devorar curvas.
Antes de falar de sua potência, temos que destacar que o gran turismo alemão supera a barreira de 5 metros de comprimento e também mostra uma largura enorme, de 1,95 metros. As únicas peças compartilhadas com o A7 normal são o capô, teto, portas dianteiras e tampa do porta-malas.
Como era de se esperar, a segunda geração do RS7 Sportback estará presente no Salão de Frankfurt, mostrando seu motor 4.0 V8 TFSI biturbo de 600 cv e torque máximo de 81,5 kgfm, entregue entre 2.100 e 4.500 rpm.
Associado a este motor está a transmissão automática Tiptronic com conversor de torque, com 8 marchas e Launch Control, despejando a força para as quatro rodas pelo sistema Quattro de tração integral. O diferencial centro do tipo Torsen distribui o torque em uma proporção 40:60 em condições normais de aderência.
Quando o carro enfrentar uma condição mais difícil de aderência, o torque pode passar a 70% na dianteira ou até 85% na traseira. Além disso, conta com diferencial traseiro autoblocante e sistema de esterçamento das quatro rodas.
Toda esta tecnologia é combinada com um sistema híbrido-leve de 48V e desativação de cilindros, capz de mover o veículo apenas com um pouco da força elétrica em velocidades entre 55 km/h e 160 km/h. Tudo para reduzir o consumo e a emissão de poluentes...
Os benefícios são semelhantes aos vistos na RS6 Avant. Ou seja, é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 3,6 segundos e tem uma velocidade máxima limitada eletronicamente em 250 km/h. A Audi irá oferecer alguns pacotes opcionais que aumentam o limite para 280 km/h e 305 km/h, respectivamente. E isso em um carro que pesa 2.065 kg.
De série, o Audi RS7 Sportback 2019 adota uma suspensão pneumática com amortecedores adaptativos. Em seu modo normal, o RS7 fica 10 milímetros mais baixo do que o A7 Sportback e, quando estiver a 120 km/h, desce mais 10 mm.
Assim como os demais carros da Audi, o RS7 Sportback conta com controle dinâmico de condução Audi Drive Select, com seis modos: Confort, Auto, Dynamic, Efficiency, RS1 e RS2. Os dois últimos são configuráveis e são selecionados pelo botão RS MODE no volante.
O conjunto de freios usa discos perfurados e ventilados de 420 mm na frente e 370 mm na traseira. Para aqueles que pretendem acelerar bastante com o RS7, a Audi oferece discos de 440 mm e 370 mm de carbono-cerâmica.
O cliente pode, por um custo adicional, colocar três bancos traseiros. O porta-malas tem espaço para 535 litros, subindo para 1.390 litros com os assentos rebatidos. Terá abertura elétrica de série e pode receber sistema de abertura por sensores como opcional. Pode ser equipado com rodas de liga leve de 21 ou 22 polegadas.
No interior, a tela RS Monitor se destaca, exibindo várias informações como força G, pressão do turbo e tempo de volta. O motorista recebe um aviso luminoso para trocar de marchas quando o motor estiver perto do limite dos giros.
As vendas do Audi RS7 Sportback 2019 começarão no 1º trimestre de 2020 na Europa, ainda sem preços divulgados. Como a Audi tem o costume de trazer todos os modelos ao Brasil, espere por um lançamento em 2021, com uma possível estreia no Salão de São Paulo do ano que vem.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Cor mais copiada, Nardo Grey vira série especial para os Audi S6 e S7
Jaguar revela novo logotipo e sinaliza como será 'recomeço elétrico'
Audi: esportivos RS 6 Avant, RS 7 Sportback e RS Q8 chegam ao Brasil
Black Friday GM: Onix e Tracker têm R$ 13 mil de desconto e taxa 0%
Audi confirma RS 6, RS 7, RS Q3, RS Q3 Sportback e RS Q8 no Brasil
"Vinte porcento das pessoas que experimentam a Amarok a compram"
Nova AUDI não competirá pelos mesmos clientes da Audi; marca explica