A Toyota lança nesta terça-feira (3) a décima segunda geração do Corolla no Brasil. Produzido na planta de Indaiatuba (SP), o modelo chegará às lojas a partir do dia 12 de setembro em três versões de acabamento e duas de motorização, com preços entre R$ 99.990 e R$ 130.990.
Desenvolvido sobre a plataforma modular TNGA, que já serve ao Prius e ao RAV4, o Corolla 2020 passa a ter uma inédita versão híbrida flex, ofertada nas configurações Altis e Altis Premium. O modelo usa a mesma mecânica do Prius (motor a combustão + dois elétricos), porém com o 1.8 a combustão capaz de trabalhar com gasolina (98 cv) e/ou etanol (101 cv). A estimativa da Toyota é de que o Corolla Hybrid responda por 1 mil unidades mensais do volume de vendas.
As outras 3,5 mil unidades previstas por mês serão do modelo 2.0, nas versões GLi (que abandona o 1.8) e XEi. O motor 2.0 Dynamic Force, aliás, é todo novo, com injeção direta e indireta combinadas (são 8 bicos injetores) e ciclo Atkinson para redução de consumo. Mesmo assim, entrega rendimento sem igual na categoria entre os aspirados: 177/169 cv de potência e 21,4 kgfm de torque. Virá sempre ligado a uma nova transmissão CVT Direct Shift com simulação de 10 marchas e uma primeira marcha mecânica, para aumentar a agilidade e reduzir o ruído nas saídas.
As dimensões gerais são muito semelhantes às do Corolla anterior: 4.630 mm de comprimento (+10 mm), 1.780 mm de largura (+5 mm) e 1.455 mm de altura (-20 mm), enquanto a distância entre eixos se manteve em 2.700 mm. O volume do porta-malas também foi mantido em 470 litros. Já o tanque de combustível comporta 50 litros nas versões a combustão e 43 litros na versão híbrida.
Além de ser o primeiro Corolla híbrido, o modelo 2020 chega com a carroceria 60% mais rígida e centro de gravidade 10 mm mais baixo, enquanto as suspensões foram completamente redesenhadas para redução de atrito. Na dianteira, o sedã manteve o esquema McPherson, mas na traseira trocou o eixo de torção por um sistema independente do tipo double wishbone.
Outra novidade ficam por conta do Toyota Safety Sense, pacote de segurança que inclui piloto automático adaptativo, frenagem automática de emergência, alerta de saída de faixa e farol alto automático. O item é de série nas versões Altis, tanto com motor 2.0 quanto com o 1.8 híbrido. Também é a primeira vez que o Corolla nacional recebe teto-solar (Altis 2.0 e Altis Premium 1.8 Hybrid).
Ainda não foi desta vez, porém, que a Toyota aposentou o freio de estacionamento por alavanca, sendo que a versão europeia recebeu sistema eletrônico. Já a central multimídia é o mesma do RAV4, com tela de 8" e enfim conexões Apple CarPlay e Android Auto. A versão híbrida traz ainda uma tela de 7" no quadro de instrumentos, com layout configurável, enquanto as 2.0 receberam uma tela menor, de 4,2", na parte direita do cluster.
Em termos de pós-venda, a Toyota eleva a garantia do Corolla de 3 para 5 anos e, na versão eletrificada, oferece 8 anos para o sistema híbrido. A marca também anuncia parceria com as blindadoras Inbra e Evolution para que a blindagem já seja encomendada na própria concessionária e mantenha a garantia original do veículo. Por fim, haverá já no lançamento a possibilidade de aluguel do sedã em 15 concessionárias no país, serviço que será estendido para outros modelos da Toyota e atingirá 65 pontos de venda até 2020.
Motor1.com já dirigiu o novo Corolla 2020 e publicará a avaliação e mais detalhes do modelo nesta quinta-feira (5), de acordo com embargo definido pela fabricante.
Corolla GLi 2.0 2020 - R$ 99.990: rodas de liga aro 16", ar-condicionado analógico, direção elétrica, computador de bordo com tela de 4,2", 7 airbags (frontais, laterais, cortina e joelho do motorista), controle de estabilidade, Isofix, multimídia de 8" com Apple CarPlay e Android Auto, câmera de ré.
Corolla XEi 2.0 2020 - R$ 110.990: adiciona rodas de liga aro 17", ar-condicionado digital automático, piloto automático, modo Sport de condução, chave presencial, botão de partida, retrovisor eletrocrômico, faróis de neblina em LED e borboletas no volante para trocas de marcha manuais.
Corolla Altis 2.0 2020 - R$ 124.990: adiciona faróis e lanternas em LED, ar digital de duas zonas, banco do motorista com ajuste elétrico, retrovisores externos rebatíveis eletricamente, teto-solar elétrico, sensor de chuva e Toyota Safety Sense (piloto automático adaptativo, alerta de saída de faixa, farol alto automático e frenagem automática de emergência).
Corolla Altis 1.8 Hybrid 2020 - R$ 124.990: os mesmos equipamentos do XEi, mais faróis de LED e Toyota Safety Sense, além de trocar o motor 2.0 pelo sistema híbrido.
Corolla Altis Premium 1.8 Hybrid 2020 - R$ 130.990: soma lanternas em LED, ar digital de duas zonas, banco do motorista com ajuste elétrico, retrovisores externos rebatíveis eletricamente, teto-solar elétrico e sensor de chuva.
Fotos: divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Toyota: compradores do Corolla GR ainda querem o manual
Após 12 anos, HB20 chega à Argentina com motor descartado no Brasil
Flagra: será esse o Toyota Corolla mais potente da história?
Ram tem até R$ 68 mil de bônus e taxa 0% para as picapes Rampage e 3500
Sedãs em agosto: Toyota Corolla tem mais de 70% de participação nos médios
Yamaha colabora com anime futurista Tokyo Override da Netflix
Teste Toyota Corolla GR-Sport 2024: o gato de caça