Pouco mais de dois meses depois de apresentar ao mundo a nova minivan Triber, a Renault inicia na Índia o processo de comercialização do modelo. Em anúncio realizado nesta semana, a marca confirmou que a MPV custará entre 495.000 e 649.000 rúpias e estará disponível em quatro diferentes versões. Em uma conversão direta, os valores são equivalentes a R$ 28.600 e R$ 37.500, respectivamente. No mercado indiano, a Triber será um importante player para a Renault e brigará não apenas com outras minivans, como Maruti Suzuki Ertiga, Wagon R e Datsun Go +, mas também com hatchbacks mais completos como Hyundai Grand i10 e Ford Ka (por lá chamado de Figo).
Construída sobre a plataforma CMFA+ (a mesma do Kwid), a Triber mede 3,99 metros de comprimento, 1,73 m de largura, 1,66 m de altura e 2,63 metros de entre-eixos, além de possuir 182 milímetros de vão livre do solo. Comparativamente, o Kwid tem 3,68 m de comprimento e 2,42 m de entre-eixos. Por dentro, o destaque fica por conta do espaço interno e da capacidade para acomodar até 7 pessoas, apesar dos menos de 4 metros. Segundo a Renault, a terceira fileira foi desenvolvida para acomodar adultos e está em posição ligeiramente mais elevada (o que favorece a acomodação das pernas). Lá atrás, há ainda saídas de ar-condicionado, apoios de braço e até tomadas. O porta-malas acomoda ao todo 625 litros, mas apenas 84 litros com os 7 bancos em uso.
O design traz elementos do Kwid, mas com alterações que deixaram a Triber levemente mais agressiva. Há, por exemplo, novos faróis, grade e para-choque, além de capô com vincos mais pronunciados e traseira com lanternas horizontais. Na lista de equipamentos, destaque para a presença câmera de ré, quatro airbags, chave presencial e rodas de liga leve aro 15” nas versões topo de linha. Completam o pacote central multimídia de 8” com Apple CarPlay e Android Auto (o Kwid usa uma de 7”), freios ABS, cinto de três pontos para todos os passageiros, partida por botão, faróis com projetor e DRLs de LED, sensor de estacionamento, entre outros.
Sob o capô, marca presença neste primeiro momento apenas o motor 1.0 SCe de três cilindros com potência de 72 cv e torque de 9,7 kgfm. O câmbio pode ser manual ou automatizado, ambos de 5 marchas. Em meados de 2020, a Renault adicionará uma novidade interessante à gama: o 1.0 SCe turbo, variante inédita do motor.
No mercado indiano, a Triber será comercializada nos mais de 350 pontos de venda da Renault espalhados pelo país. Terá a missão estratégica de agregar volume às vendas locais da marca, que vem sofrendo com consecutivas quedas nos últimos meses. De abril a julho de 2019, por exemplo, a empresa emplacou um total de 21.265 unidades, o que representa queda de 21,26% na comparação com igual período de 2018. Com a Triber, a expectativa é atrair uma nova leva de consumidores.
Fonte: Renault
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Renault Oroch seguirá em linha mesmo com chegada da nova picape Niagara
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Teste Renault Kardian Evolution MT: manual, mas tão bom quanto o automático
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Electric Days: Renault premia sua 1ª concessionária com selo ESG Ouro
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Mitsubishi terá mais dois SUVs da Renault com logotipos trocados