Porsche Taycan estabelece recorde elétrico no circuito de Nürburgring
Superesportivo EV percorreu a lendária pista em 7 minutos e 42 segundos
O aguardado superesportivo elétrico Taycan ainda nem foi lançado, mas acaba de estabelecer um novo recorde para a Porsche no famoso circuito alemão de Nürburgring. Conforme anunciado nesta semana pela marca, o modelo foi o carro esportivo de quatro portas totalmente elétrico mais rápido a percorrer o chamado Nordschleife - trecho de 20,6 quilômetros usado costumeiramente para tentativas de recordes. O feito foi realizado em 7 minutos e 42 segundos sob a chefia do piloto de testes Lars Kern, a bordo de uma unidade de pré-produção. "O Taycan também é adequado para pistas de corrida e mostrou isso de forma convincente no circuito mais desafiador do mundo", explicou Kern.
Galeria: Porsche Taycan bate recorde em Nürburgring
O Taycan será oficialmente revelado em setembro, no Salão de Frankfurt, e chegará ao mercado como primeiro veículo de produção equipado com sistema de 800 volts, contra os 400 volts normais dos carros elétricos. "Cada vez mais, estou impressionado com a estabilidade do carro totalmente elétrico nos trechos de alta velocidade, como o de Kesselchen, e como ele acelera de forma neutra nos trechos mais estreitos, como o Adenauer Forst", completou Kern.
De acordo com fontes ligadas ao projeto, o Taycan chegará ao mercado com autonomia de pelo menos 500 km, sempre levando em conta o ciclo europeu de condução. Haverá ainda um sistema de carregamento Porsche Turbo Charging, capaz de garantir autonomia de 100 km em apenas 4 minutos.
A potência será gerada por dois motores elétricos e deve superar a casa dos 600 cv nas versões topo de linha. Outras opções terão 530 cv e 400 cv. A aceleração de 0 a 100 km/h será feita em 3,5 segundos no modelo mais potente. Toda a produção será concentrada em Zuffenhausen e, segundo previsões iniciais, o ritmo anual ficará em torno de 20 mil unidades.
"O Taycan superou sua Triple Endurance Run (Tripla Prova de Resistência) com maestria. Em primeiro lugar, nosso carro esportivo elétrico demonstrou a constância de seu desempenho num teste exaustivo que envolveu 26 acelerações sucessivas de 0 a 200 km/h. Depois disso, ele rodou 3.425 quilômetros em 24 horas na pista de Nardò, na Itália, sem apresentar nenhum problema. E agora, conquistou o recorde em Nürburgring-Nordschleife", ressalta Stefan Weckbach, vice-presidente da Linha de Produtos Taycan.
Fonte: Porsche
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Os SUVs mais rápidos do mundo em 2025
Crédito pode salvar mercado de automóveis em 2025
Torre Porsche Design em Miami (EUA) está literalmente afundando
Primeira Ferrari particular de Michael Schumacher vai a leilão
Porsche manterá opções a combustão mesmo para carros elétricos
Ram Rampage 2025 ganha ADAS mais completo e preços sobem até R$ 6.000
Porsche Panamera: como é a nova suspensão ativa na prática