O aguardado superesportivo elétrico Taycan ainda nem foi lançado, mas acaba de estabelecer um novo recorde para a Porsche no famoso circuito alemão de Nürburgring. Conforme anunciado nesta semana pela marca, o modelo foi o carro esportivo de quatro portas totalmente elétrico mais rápido a percorrer o chamado Nordschleife - trecho de 20,6 quilômetros usado costumeiramente para tentativas de recordes. O feito foi realizado em 7 minutos e 42 segundos sob a chefia do piloto de testes Lars Kern, a bordo de uma unidade de pré-produção. "O Taycan também é adequado para pistas de corrida e mostrou isso de forma convincente no circuito mais desafiador do mundo", explicou Kern.
O Taycan será oficialmente revelado em setembro, no Salão de Frankfurt, e chegará ao mercado como primeiro veículo de produção equipado com sistema de 800 volts, contra os 400 volts normais dos carros elétricos. "Cada vez mais, estou impressionado com a estabilidade do carro totalmente elétrico nos trechos de alta velocidade, como o de Kesselchen, e como ele acelera de forma neutra nos trechos mais estreitos, como o Adenauer Forst", completou Kern.
De acordo com fontes ligadas ao projeto, o Taycan chegará ao mercado com autonomia de pelo menos 500 km, sempre levando em conta o ciclo europeu de condução. Haverá ainda um sistema de carregamento Porsche Turbo Charging, capaz de garantir autonomia de 100 km em apenas 4 minutos.
A potência será gerada por dois motores elétricos e deve superar a casa dos 600 cv nas versões topo de linha. Outras opções terão 530 cv e 400 cv. A aceleração de 0 a 100 km/h será feita em 3,5 segundos no modelo mais potente. Toda a produção será concentrada em Zuffenhausen e, segundo previsões iniciais, o ritmo anual ficará em torno de 20 mil unidades.
"O Taycan superou sua Triple Endurance Run (Tripla Prova de Resistência) com maestria. Em primeiro lugar, nosso carro esportivo elétrico demonstrou a constância de seu desempenho num teste exaustivo que envolveu 26 acelerações sucessivas de 0 a 200 km/h. Depois disso, ele rodou 3.425 quilômetros em 24 horas na pista de Nardò, na Itália, sem apresentar nenhum problema. E agora, conquistou o recorde em Nürburgring-Nordschleife", ressalta Stefan Weckbach, vice-presidente da Linha de Produtos Taycan.
Fonte: Porsche
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Porsche Panamera: como é a nova suspensão ativa na prática
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Porsche bateu recorde em 2023, mas já não cresce como antes; por quê?
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Jipe projetado pela Porsche na Guerra Fria renasce em Itu após 70 anos
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são subcompactos
Carro da Xiaomi acaba de destruir um recorde da Porsche