Enquanto no Brasil a Hyundai planeja lançar a nova geração do HB20 mantendo o atual câmbio automático de 6 marchas, no exterior a marca apostará na transmissão DCT de dupla embreagem como destaque da renovação do compacto i20 (de porte equivalente ao modelo brasileiro). A caixa já é oferecida em algumas versões na Europa, mas a partir da próxima geração (cujo lançamento acontecerá no próximo mês de setembro) sua oferta será estendida para outros mercados, especialmente a Índia. Nesta região, a Hyundai já produz a transmissão localmente para equipar o SUV Venue, de tal modo que a chegada ao i20 ajudará a ampliar o volume de produção, gerando ganhos em economia de escala.
Identificado pela sigla DCT, o câmbio possui 7 marchas e virá sempre associado ao motor 1.0 T-GDI de 120 cv (o mesmo que equipará nosso próximo HB20). A marca estima que no mercado indiano essa combinação equipará entre 30% e 40% das versões do novo i20. Outras opções também serão oferecidas, como um 1.2 aspirado associado a um câmbio manual de 5 marchas e um 1.5 turbodiesel (o mesmo do Kia Seltos) ligado a um caixa manual de 6 marchas.
O lançamento oficial da nova geração do i20 acontecerá em setembro, no Salão de Frankfurt, onde será revelada a versão europeia. A configuração indiana, com algumas simplificações, será revelada em 2020.
Fonte: Autocar India
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Primo gringo do HB20, Hyundai i20 parte de R$ 99,5 mil
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Hyundai i20, primo gringo do HB20, renova visual e pacote tecnológico
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Hyundai se compromete com carros compactos e terá novos i10, i20 e i30
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Hyundai i20, que inspirou facelift do HB20, também terá renovação