Apesar de apresentado ao público em abril, quando estreou na China com o nome de ix25, o Hyundai Creta de nova geração teve pouquíssimos detalhes revelados durante o lançamento. A marca se limitou a mostrar o carro rapidamente em evento específico e ficou devendo, além de uma galeria mais recheada de imagens, uma série de informações técnicas relevantes. Agora, dados oficiais vazados junto com fotos inéditas suprem essa necessidade e tornam o Creta 2020 significativamente mais conhecido. Visualmente, as linhas futuristas agradam o gosto do consumidor chinês, mas certamente não serão tão apreciadas em outros mercados. Tanto que, apesar de na geração atual ser idêntico ao antigo ix25, o Creta brasileiro poderá adotar uma linha de design independente na sua renovação.
De acordo com as informações vazadas, o Creta chinês é mais comprido, mais largo e ligeiramente mais baixo que a geração anterior. Ao todo, são 4,30 metros de comprimento, 1,79 metro de largura e 1,62 metro de altura. Para efeito de comparação, o Creta atual mede 4,27 metros, 1,78 m e 1,63, respectivamente. A distância entre-eixos também foi modificada e agora chega aos 2,61 metros - ganho de 2 centímetros. Já o peso caiu de 1.400 kg para algo entre 1.150 kg e 1.200 kg. Sob o capô, até agora foi confirmada apenas a presença do motor 1.5 aspirado de 115 cv, mas certamente outras opções serão adicionadas ao catálogo quando as vendas forem iniciadas. Segundo dados de fábrica, o propulsor em questão faz média de consumo de 18,8 km/l e alcança 175 km/h de velocidade máxima.
Na lista de equipamentos, destaque para a oferta de teto solar panorâmico, antena barbatana tipo tubarão, faróis e lanternas em LED, freio de estacionamento elétrico, volante com paddle-shifts, partida por botão e câmera com visão em 360 graus. Na cabine, chama atenção a gigantesca tela do sistema de entretenimento com posicionamento vertical e integração direta com o console central. Há ainda revestimentos em preto brilhante, duas tonalidades de couro no acabamento dos bancos e painéis das portas.
No design, a dianteira não nega inspiração em lançamentos recentes, especialmente no SUV de grande porte Palisade. Os faróis têm formato irregular e foram posicionados em um ângulo mais baixo que o tradicional, deixando o capô mais elevado e imponentes. Atrás, a exótica traseira exibe uma linha que atravessa a tampa do porta-malas, mas que não acende por completo - há luzes apenas na parte central e nas pontas. Logo abaixo dessa linha estão as lanternas, com um formato semelhante aos dos faróis.
Apesar de ix25 e Creta terem nascido idênticos na geração passada, a expectativa é que cada um adote linhas próprias em mercados específicos a partir de agora. O modelo a ser vendido na China é o apresentado nas fotos acima, mas a versão brasileira, segundo especulações, terá design diferente. O lançamento por aqui é aguardado para 2020 e até lá o modelo atual, recentemente reestilizado, deve seguir sem alterações.
Fotos: Auto Home/China Car Forum
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Hyundai Creta N Line pode receber motor 1.6 turbo se mercado pedir
Projeto de Lei propõe regularização do mototáxi
Novo Hyundai Creta participa da Copa HB20 na etapa de Tarumã
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Hyundai Tucson volta a ser produzido ainda este mês
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Hyundai Creta Action sai de linha e põe fim ao motor 1.6 aspirado no Brasil