Apesar de apresentado ao público em abril, quando estreou na China com o nome de ix25, o Hyundai Creta de nova geração teve pouquíssimos detalhes revelados durante o lançamento. A marca se limitou a mostrar o carro rapidamente em evento específico e ficou devendo, além de uma galeria mais recheada de imagens, uma série de informações técnicas relevantes. Agora, dados oficiais vazados junto com fotos inéditas suprem essa necessidade e tornam o Creta 2020 significativamente mais conhecido. Visualmente, as linhas futuristas agradam o gosto do consumidor chinês, mas certamente não serão tão apreciadas em outros mercados. Tanto que, apesar de na geração atual ser idêntico ao antigo ix25, o Creta brasileiro poderá adotar uma linha de design independente na sua renovação.
De acordo com as informações vazadas, o Creta chinês é mais comprido, mais largo e ligeiramente mais baixo que a geração anterior. Ao todo, são 4,30 metros de comprimento, 1,79 metro de largura e 1,62 metro de altura. Para efeito de comparação, o Creta atual mede 4,27 metros, 1,78 m e 1,63, respectivamente. A distância entre-eixos também foi modificada e agora chega aos 2,61 metros - ganho de 2 centímetros. Já o peso caiu de 1.400 kg para algo entre 1.150 kg e 1.200 kg. Sob o capô, até agora foi confirmada apenas a presença do motor 1.5 aspirado de 115 cv, mas certamente outras opções serão adicionadas ao catálogo quando as vendas forem iniciadas. Segundo dados de fábrica, o propulsor em questão faz média de consumo de 18,8 km/l e alcança 175 km/h de velocidade máxima.
Na lista de equipamentos, destaque para a oferta de teto solar panorâmico, antena barbatana tipo tubarão, faróis e lanternas em LED, freio de estacionamento elétrico, volante com paddle-shifts, partida por botão e câmera com visão em 360 graus. Na cabine, chama atenção a gigantesca tela do sistema de entretenimento com posicionamento vertical e integração direta com o console central. Há ainda revestimentos em preto brilhante, duas tonalidades de couro no acabamento dos bancos e painéis das portas.
No design, a dianteira não nega inspiração em lançamentos recentes, especialmente no SUV de grande porte Palisade. Os faróis têm formato irregular e foram posicionados em um ângulo mais baixo que o tradicional, deixando o capô mais elevado e imponentes. Atrás, a exótica traseira exibe uma linha que atravessa a tampa do porta-malas, mas que não acende por completo - há luzes apenas na parte central e nas pontas. Logo abaixo dessa linha estão as lanternas, com um formato semelhante aos dos faróis.
Apesar de ix25 e Creta terem nascido idênticos na geração passada, a expectativa é que cada um adote linhas próprias em mercados específicos a partir de agora. O modelo a ser vendido na China é o apresentado nas fotos acima, mas a versão brasileira, segundo especulações, terá design diferente. O lançamento por aqui é aguardado para 2020 e até lá o modelo atual, recentemente reestilizado, deve seguir sem alterações.
Fotos: Auto Home/China Car Forum
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Hyundai Creta N Line pode receber motor 1.6 turbo se mercado pedir
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Novo Hyundai Creta participa da Copa HB20 na etapa de Tarumã
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Hyundai Tucson volta a ser produzido ainda este mês
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Hyundai Creta Action sai de linha e põe fim ao motor 1.6 aspirado no Brasil