Fruto de um investimento de R$ 11,4 milhões, o novo centro de design da Fiat-Chrysler em Betim (MG) irá substituir o antigo Centro Estilo Fiat, com a missão de atender também Jeep e RAM, passando a desenvolver novos modelos e carros-conceito para todo o grupo, além de participar em projetos globais junto a outros centros de design da FCA na América do Norte, Europa e Ásia.
O complexo conta com cerca de 150 profissionais, comandados pelo diretor de design Peter Fassbender. O investimento trouxe novas tecnologias para o estúdio, como um laboratório de User Experience (UX), com simuladores para testar soluções de interface e conectividade. O simulador ainda entrega situações variadas de trânsito pelo uso de inteligência artificial, para avaliar se itens como quadro de instrumentos e central multimídia são fáceis de serem usados durante a condução, sem tirar a atenção do motorista.
O equipamento foi feito em parceria com uma empresa de Campinas. “Ficamos atrás da sala de espelho, avaliando a reação das pessoas a determinadas situações. O feedback do que funciona e das falhas na experiência do usuário ocorre em tempo real”, explica Leandro Alvarenga, líder da área de UX. O laboratório também conta com um simulador de realidade virtual, usado na fase inicial dos projetos para avaliar acabamento interno e externo, o que reduz a necessidade de criar modelos em clay (argila).
Outra adição vinda do investimento é uma sala virtual equipada com um projetor a laser que custou mais de R$ 1 milhão. Os designers podem ver o veículo em tamanho real e com detalhes específicos de textura. Fassbender ainda revela que o centro de design receberá um novo aporte nos próximos anos para a construção de um segundo prédio, onde ficarão equipamentos de usinagem, impressão em 3D e mais tecnologias.
Fotos: divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Kia aprova visual ousado da nova picape Tasman
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Designer do Captur é contratado para projetar carros da chinesa BAIC
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Peugeot alfineta concorrência e diz que não terá carros com estilo retrô
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são subcompactos
Kia venderá opcional para corrigir 'bizarrice' da Tasman 2025