Além de carros prontos, o mercado brasileiro desponta como um exportador também de componentes para abastecimento de outros mercados. A fábrica de motores da Volkswagen em São Carlos, interior de São Paulo, envia os motores 1.4 TSI completos para o México para equipar Jetta e Golf que chegam aos Estados Unidos, e componentes do 1.0 TSI para a Alemanha.
A VW começa a exportar o cabeçote do 1.0 TSI (família EA211) para a Alemanha, sendo que enviou em 2018 5 mil virabrequins (peça onde são presas as bielas e pistões) e 90 mil blocos do mesmo motor. Serão 2.350 cabeçotes exportados em 2019 para a linha de Chemnitz, Alemanha.
A fábrica de São Carlos foi inaugurada em 1996 e produz os motores 1.0 TSI, 1.0 MPI, 1.4 TSI e o 1.6 MPI (16 válvulas), além do EA111, o 1.6 de 8 válvulas do Gol, Voyage, Fox e Saveiro.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volvo: XC90 com motor a gasolina segue em linha "enquanto houver demanda''
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Ford aumenta produção e contrata para fábrica da Ranger na Argentina
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Electric Days: Ford manterá V8 vivo sem esquecer da eletrificação
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Nissan e Mitsubishi se juntam por nova empresa em prol de carros elétricos