Agora que o compacto T-Cross ganhou as ruas, a engenharia da Volkswagen brasileira intensifica os testes do Tarek, SUV médio que já teve seu lançamento confirmado para o mercado nacional em 2020. Fabricado em General Pacheco, na Argentina, o modelo foi flagrado pela equipe do Motor1.com (e também pelo nosso parceiro Renato Maia, do canal Falando de Carro) nas proximidades da fábrica do ABC paulista.
Ao vivo, o Tarek lembra o T-Cross pela silhueta quadradinha, mas seu porte é claramente maior - não por acaso, muito semelhante ao do rival Jeep Compass. Ele mede 4,45 metros de comprimento e 2,68 m de entre-eixos, com porta-malas de 445 litros, contra 4,41 m e 2,63 m do Jeep, que tem 410 litros de bagageiro. Apesar da carroceria adesivada com disfarces zebrados, ao se aproximar do modelo foi possível notar as lanternas duplas, que adentram a tampa do porta-malas, e a dianteira imponente, com o capô bem alto. O modelo já foi revelado na China, onde se chama Tharu, mas terá visual levemente diferente na versão para o Mercosul.
À princípio, apenas um conjunto mecânico está previsto para o Tarek feito na Argentina: motor 1.4 TSI (150 cv e 25,5 kgfm) ligado ao câmbio automático de 6 marchas, sempre com tração dianteira - exatamente o mesmo powertrain do T-Cross Highline, versão topo de linha do SUV compacto. Tração integral ainda está em estudos, mas apenas para um segundo momento.
A missão do Tarek por aqui é encarar o sucesso do Jeep Compass, atuando como SUV intermediário entre o T-Cross e o Tiguan, sendo que este deverá perder a versão de entrada com 5 lugares - mantendo as versões Comfortline e R-Line de 7 lugares. Em valores atuais, ele chegaria numa seara de R$ 120 mil a R$ 150 mil.
Até o lançamento oficial, porém, ainda tem muita coisa para rolar. A VW argentina já admitiu que mesmo o nome Tarek não está definido, e também o visual será diferente da versão chinesa - o que de fato já percebemos neste protótipo. O carro fotografado tinha a grade preta e não contava com os filetes cromados nem nos para-lama nem nas maçanetas, num estilo mais sóbrio que o do carro chinês. As rodas também tinham desenho diferente, sem acabamento diamantado.
Versão chinesa leva batismo diferente e tem detalhes cromados que serão abolidos aqui
São esperadas ainda ligeiras mudanças na cabine. O desenho interno lembra bastante o do T-Cross, com linhas retilíneas e destaque para a oferta da central multimídia Discover Media, com tela de 8", e do quadro de instrumentos digital. No entanto, espera-se que seu acabamento esteja mais para o nível do Tiguan, sem tantos plásticos rígidos como no irmão menor.
Além do Tarek, a VW prepara um crossover para atuar abaixo do T-Cross (que deverá se chamar T-Sport e usará entre-eixos do Polo) e uma picape de porte intermediário para rivalizar com a Fiat Toro. Já apresentada no Salão do Automóvel do ano passado na pele do protótipo Tarok, ela tem chegada prevista para 2021.
Fotos: Daniel Messeder e Renato Maia
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Nissan Townstar, primo elétrico Kangoo, é flagrado no Brasil
Yamaha R15 ABS e Crosser ABS chegam renovadas para 2025
Novo SUV barato da VW acelera testes antes de chegar ao Brasil em 2025
VW Polo dispara e Hyundai HB20S é destaque: confira mais vendidos na 1ª quinzena de novembro
Flagra: VW testa novo SUV Tera na terra antes do lançamento em 2025
ADX 2025 é um Honda ZR-V com motor 1.5 turbo e banho de loja da Acura
Flagra: novo Chevrolet Equinox pode ser o próximo lançamento para o Brasil