Antigo Lancia vende mais que toda linha Alfa Romeo na Europa
Mesmo datado, modelo Y abre quase 7 mil unidades de vantagem sobre cinco Alfas juntos
Apesar de ser um modelo único no portfólio de sua marca, estar disponível apenas na Itália e já acumular quase 8 anos de mercado, o Lancia Ypsilon não decepciona quando o assunto são números comerciais. De acordo com dados da Associação Européia de Fabricantes de Automóveis (ACEA), o compacto fechou o primeiro semestre deste ano com 34.691 exemplares entregues e impressionou ao ficar à frente das 27.702 unidades emplacadas por toda a gama Alfa Romeo. Em outras palavras, o Ypsilon, mesmo oferecido apenas no mercado italiano, conseguiu vender mais que os modelos Giulia, Stelvio, 4C, MiTo e Giulietta juntos em toda a Europa.
Galeria: Lancia Ypsilon 2018
O resultado impressiona ainda mais pelo fato de a Lancia estar praticamente esquecida dentro do grupo FCA, enquanto a Alfa Romeo concentra quase todas as atenções e investimentos. A explicação está não apenas no gosto do consumidor italiano pelo modelo e pela marca, mas também na concessão de generosos descontos. Nos últimos meses, preços abaixo da tabela fizeram a procura aumentar consideravelmente nas concessionárias. Além disso, é bom lembrar que a Alfa possui alguns modelos envelhecidos em linha e concentra vendas basicamente nos dois mais modernos: o sedã Giulia e o SUV Stelvio. Este último, por exemplo, tem preços a partir de 41 mil euros, enquanto o Ypsilon promocional sai por 9.100 euros.
De todo modo, não deixa de ser um resultado impressionante para um carro que está à venda na atual geração desde 2011, é único em sua marca e concentra vendas em apenas um mercado. Pode ser adquirido com motores 1.2 a gasolina de 69 cv, 1.2 também a gasolina MultiAir de 85 cv e 1.3 Multijet turbodiesel de 95 cv.
Fonte: ACEA
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo Lancia Ypsilon 2024 começa a ser revelado em fotos vazadas
Crédito pode salvar mercado de automóveis em 2025
Itália em 2022: Fiat tem pior desempenho em mais de 6 décadas, mas lidera
Primeira Ferrari particular de Michael Schumacher vai a leilão
Stellantis: meta para 2025 é vender mais elétricos competitivos
Ram Rampage 2025 ganha ADAS mais completo e preços sobem até R$ 6.000
Alfa Romeo 2300: uma caravana para comemorar os 50 anos de estrada