Citroën é destaque de vendas na França; Peugeot e Renault recuam
Novo C3 surge pela primeira vez no pódio
Com retração de quase 2% em relação a 2018, as vendas de veículos novos na França se aproximaram da marca de 1,2 milhão de unidades no 1º semestre (1.166.443). Citroën e Volkswagen foram os grandes destaques entre as montadoras neste período.
Enquanto a francesa emplacou 127.103 unidades e foi a única entre as conterrâneas a crescer (+11,4%) – Renault (221.239) e Peugeot (204.245) perderam espaço -, a alemã, batida pela Dacia (76.449) em 2018, reassumiu a posição de melhor estrangeira, com 77.229 unidades. A Mercedes-Benz (33.521) se manteve como a nº 1 entre as premium, e desta vez no top 10.
Em baixa de quase 10% por conta da chegada da geração V no final do 1º semestre, o Renault Clio IV (63.278) viu cair a diferença em relação ao Peugeot 208 (56.199), que agora tem chances reais de encerrar 2019 como o campeão de vendas em função da segregação de gerações adotada pela CCFA, associação dos fabricantes do país.
Presente no pódio pela 1ª vez desde 2013, de acordo com o Best Selling Cars Blog, o Citroën C3 (42.640) foi o único do top 5 a ter números positivos. Sensação no ano passado, o Peugeot 3008 (40.204) recuou 14% e por pouco não perde o quarto lugar para o Renault Captur (39.922). Preferido no varejo, o Dacia Sandero (38.852) repetiu a sexta posição de 12 meses atrás.
A marca romena ainda viu o Duster (27.368) assegurar presença no top 10. Em 13º, com 20.926 unidades, o Toyota Yaris tomou do VW Polo (20.580) a liderança entre os modelos importados. Após estrear no top 30 em 2018, o VW T-Roc (11.735) cresceu 43% e galgou mais seis posições. A maior evolução, no entanto, veio da Mercedes: com 10.067 unidades (+77%), o Classe A saltou da 50ª para a 28ª colocação.
POS. |
MODELO |
1º SEM.19 |
% MERCADO |
1º SEM.18 |
% VARIAÇÃO |
POS. 2018 |
1 |
RENAULT CLIO IV |
63.278 |
5,4% |
70.040 |
-9,7% |
1 |
2 |
PEUGEOT 208 |
56.199 |
4,8% |
56.272 |
-0,1% |
2 |
3 |
CITROËN C3 III |
42.640 |
3,7% |
40.989 |
4,0% |
4 |
4 |
PEUGEOT 3008 II |
40.204 |
3,4% |
46.737 |
-14,0% |
3 |
5 |
RENAULT CAPTUR |
39.922 |
3,4% |
40.033 |
-0,3% |
5 |
6 |
DACIA SANDERO |
38.852 |
3,3% |
37.643 |
3,2% |
6 |
7 |
PEUGEOT 2008 |
35.672 |
3,1% |
36.971 |
-3,5% |
7 |
8 |
PEUGEOT 308 II |
30.243 |
2,6% |
35.474 |
-14,7% |
8 |
9 |
DACIA DUSTER 2 |
27.368 |
2,3% |
25.614 |
6,8% |
11 |
10 |
CITROËN C3 AIRCROSS |
26.961 |
2,3% |
21.249 |
26,9% |
12 |
11 |
RENAULT TWINGO III |
25.668 |
2,2% |
25.970 |
-1,2% |
9 |
12 |
RENAULT MÉGANE IV |
24.337 |
2,1% |
25.822 |
-5,8% |
10 |
13 |
TOYOTA YARIS |
20.926 |
1,8% |
17.922 |
16,8% |
14 |
14 |
VW POLO |
20.580 |
1,8% |
20.416 |
0,8% |
13 |
15 |
CITROËN C5 AIRCROSS |
16.808 |
1,4% |
- |
NOVO |
- |
16 |
OPEL CORSA |
15.885 |
1,4% |
13.070 |
21,5% |
22 |
17 |
RENAULT KADJAR |
14.989 |
1,3% |
15.827 |
-5,3% |
16 |
18 |
PEUGEOT 5008 II |
14.219 |
1,2% |
16.505 |
-13,9% |
15 |
19 |
FORD FIESTA |
14.130 |
1,2% |
13.653 |
3,5% |
20 |
20 |
VW GOLF |
13.384 |
1,1% |
14.129 |
-5,3% |
19 |
21 |
RENAULT SCÉNIC |
12.199 |
1,0% |
14.553 |
-16,2% |
18 |
22 |
CITROËN C4 CACTUS |
12.186 |
1,0% |
10.334 |
17,9% |
27 |
23 |
PEUGEOT 108 |
11.882 |
1,0% |
11.194 |
6,1% |
25 |
24 |
VW T-ROC |
11.735 |
1,0% |
8.204 |
43,0% |
30 |
25 |
FIAT 500 |
11.588 |
1,0% |
14.815 |
-21,8% |
17 |
26 |
VW TIGUAN |
10.997 |
0,9% |
11.842 |
-7,1% |
24 |
27 |
FIAT 500X |
10.102 |
0,9% |
8.088 |
24,9% |
31 |
28 |
MERCEDES CLASSE A |
10.067 |
0,9% |
5.689 |
77,0% |
50 |
29 |
CITROËN C4 II |
9.835 |
0,8% |
7.407 |
32,8% |
36 |
30 |
CITROËN C1 |
9.817 |
0,8% |
8.033 |
22,2% |
32 |
POS. |
MARCA |
1º SEM.19 |
% MERCADO |
1º SEM.18 |
% VARIAÇÃO |
POS. 2018 |
1 |
RENAULT |
221.239 |
19,0% |
236.154 |
-6,3% |
1 |
2 |
PEUGEOT |
204.247 |
17,5% |
213.586 |
-4,4% |
2 |
3 |
CITROËN |
127.103 |
10,9% |
114.070 |
11,4% |
3 |
4 |
VOLKSWAGEN |
77.229 |
6,6% |
75.060 |
2,9% |
5 |
5 |
DACIA |
76.449 |
6,6% |
77.723 |
-1,6% |
4 |
6 |
TOYOTA |
51.396 |
4,4% |
49.165 |
4,5% |
6 |
7 |
FORD |
42.461 |
3,6% |
46.920 |
-9,5% |
7 |
8 |
OPEL |
40.651 |
3,5% |
39.151 |
3,8% |
9 |
9 |
FIAT |
40.579 |
3,5% |
44.408 |
-8,6% |
8 |
10 |
MERCEDES-BENZ |
33.521 |
2,9% |
31.187 |
7,5% |
11 |
11 |
AUDI |
29.862 |
2,6% |
28.710 |
4,0% |
13 |
12 |
BMW |
27.137 |
2,3% |
29.765 |
-8,8% |
12 |
13 |
KIA |
23.075 |
2,0% |
23.587 |
-2,2% |
14 |
14 |
NISSAN |
21.805 |
1,9% |
34.197 |
-36,2% |
10 |
15 |
HYUNDAI |
19.775 |
1,7% |
18.417 |
7,4% |
15 |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
|
|
ACUMULADO |
1.166.443 |
... |
1.188.150 |
-1,8% |
|
Fontes: CCFA / Marklines / Best Selling Cars Blog
Galeria: Citroën C3 - Teste Motor1 Alemanha
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Quer um Toyota Corolla híbrido? Agora só na versão mais cara
AC Cobra ganhará novo motor 2.0 de 395 cv e inédita transmissão em 2026
Onix 2025: com motor do Tracker, modelo superaria Polo e HB20
Ford Ranger Super Duty: versão para trabalho pesado será lançada em 2025
BYD está em vias de alcançar 4,25 milhões de carros vendidos em 2024
SUVs em 2025: 5 lançamentos que prometem mexer com o segmento
Toyota Corolla GR Sport 2025 recebe novo visual e nova multimídia