Toyota Prius testa carregamento solar no Japão
Versão plug-in utiliza células solares para recuperar até 56 km de autonomia sem usar a tomada
Não faltam discussões sobre como iremos reabastecer as baterias dos carros elétricos no futuro sem depender exclusivamente das tomadas. Algumas fabricantes investem no abastecimento por hidrogênio, enquanto outras testam tecnologias que transformam o etanol em hidrogênio para, em seguida, virar energia para as baterias. E a energia solar? É uma possibilidade e a Toyota faz testes com um Prius no Japão coberto de painéis solares.
Galeria: Toyota Prius PHV - Energia Solar
Segundo o site Automotive News Europe, o Toyota Prius movido a energia solar começa a ser testado neste mês no Japão. Ele conta com painéis solares de 0,03 milímetros no capô, teto e janela traseira, feitas pela Sharp. O sistema consegue recuperar cerca de 56 km de autonomia somente com a energia do sol.
O carro usado é um Prius PHV, vendido em outros mercados como Prius Prime. Ele funciona como um plug-in híbrido, abastecendo as baterias por uma tomada, ao invés de usar o movimento do veículo. Por outro lado, tem um conjunto de baterias bem mais robusto, sendo capaz de rodar por mais tempo sem usar o motor a combustão. No Japão, este Prius é vendido com painéis solares como opcional, capaz de recuperar somente 6,5 km de autonomia e a recarga é feita somente com o veículo estacionado. O novo sistema é quase sete vezes mais eficiente, gerando cerca de 45 km com o carro parado. E ainda funciona em movimento, gerando 56 km de autonomia em conjunto com a regeneração dos freios.
No momento, é apenas um teste da Toyota para entender o quanto a tecnologia dos painéis solares melhoraram e o quanto ela pode ajudar na eficiência dos carros eletrificados, além de ter uma ideia dos custos para usar um sistema desses. O projeto é apoiado pelo governo japonês e não tem data para ser lançado comercialmente.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Song Pro será o primeiro BYD híbrido flex nacional
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
BYD Song Plus Premium x GWM Haval H6 PHEV34: as principais diferenças
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Jeep desiste do Cherokee elétrico e lançará nova geração híbrida
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Electric Days: BorgWarner planeja produzir carregadores rápidos no Brasil