Após lançar a série Final Edition, o Volkswagen Fusca teve sua produção encerrada. A fabricante confirmou que a última unidade já foi fabricada no complexo de Puebla (México), colocando um ponto final na segunda vida do cupê desde o retorno em 1997. A última unidade não foi vendida, pois será exibida no museu da montadora que faz parte do complexo mexicano. Seu espaço na linha de montagem será equipado pelo Tarek, SUV médio que também será vendido no Brasil, abaixo do Tiguan.
“É impossível imaginar onde a Volkswagen estaria sem o Fusca”, disse Scott Keogh, Presidente e CEO da Volkswagen EUA. De fato, é o carro que fez a história da marca, com 21,5 milhões de unidades vendidas no mundo todo. O modelo original, chamado Type 1, foi feito na Alemanha até 1978, após perder espaço para o Golf e o Polo. Continuou vivo no Brasil até 1996 (entre idas e vindas), e no México até 2003, exportado para alguns países do mundo.
Neste meio tempo, a Volkswagen quis aproveitar a força do nome Fusca e reviveu o carro como o New Beetle. Lançado em 1998, trazia uma versão modernizada do design e plataforma do Golf. Foi montado na Alemanha até 1999, quando passou a ser produzido exclusivamente no México, inclusive após a troca de geração em 2011.
Embora tenha vendido 1,2 milhões de unidades em 1998 e 2010, o cupê começou a perder espaço nos anos seguintes. A fabricante já havia sinalizado o fim do Fusca há um tempo, principalmente com o desenvolvimento e lançamento do T-Roc, crossover baseado no Golf que irá substituí-lo da linha da marca na Europa – até mesmo com uma versão conversível.
A fábrica mexicana em Puebla prepara uma mudança de linha. Além do Fusca, o Golf também deixará de ser produzido por lá, passando a ser montado somente em Wolfsburg (Alemanha). No lugar de ambos os hatches virá o Tarek, também conhecido como Tharu. Trata-se de um SUV médio que usa a plataforma MQB e que funciona como uma alternativa mais barata do Tiguan. Ele também será vendido no Brasil, com produção confirmada para 2021 na Argentina.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Jaguar revela novo logotipo e sinaliza como será 'recomeço elétrico'
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são subcompactos
Pablo Di Si, CEO da VW América do Norte, deixa o cargo de repente
Black Friday GM: Onix e Tracker têm R$ 13 mil de desconto e taxa 0%
Toyota lança Hilux e SW4 2025; veja os preços e o que muda