Hatches compactos em junho: Fiat Argo atinge recorde
Citroën C3 tem pior resultado em 16 anos, com 232 unidades
Segmento mais importante do mercado brasileiro e responsável por aproximadamente 1/3 de todas as vendas, os hatches compactos intermediários superaram as 70 mil unidades emplacadas em junho, uma alta de quase 8% em relação a 2018. Para se ter uma ideia, apenas três modelos do top 10 não registraram avanço no período.
Com quase 3 mil unidades de vantagem sobre a soma dos dois rivais mais próximos, o Chevrolet Onix (19.500), com crescimento de mais de 20% mesmo às vésperas do lançamento da nova geração, chegou ao 9º mês consecutivo acima das 18 mil unidades. Terceiro em maio, o Ford Ka (8.398) subiu uma posição, com o Hyundai HB20 (8.147) na cola.
O maior destaque do mês passado, no entanto, foi o Argo. Com 7.539 unidades, o Fiat subiu da sexta para a quarta posição graças ao novo recorde de vendas do modelo, superando as 6.880 unidades de outubro passado. Quase mil unidades atrás, o VW Gol (6.656) avançou mais de 30% nos últimos doze meses.
Embora com a menor evolução dos primeiros colocados, o VW Polo (5.428) não sofreu ameaça na disputa pela sexta posição, já que o Sandero (3.007), cuja reestilização será apresentada oficialmente no final deste mês, perdeu mais da metade dos compradores de 2018. Próximo do Renault, o Toyota Yaris (2.877) completou um ano seguido à frente do Honda Fit (1.753), este em seu mês mais fraco desde junho do ano passado.
À frente do modelo da marca japonesa, o VW Fox (2.645) não vendia tão pouco desde fevereiro de 2018 (2.581), enquanto o Fiat Uno (1.800) mais do que quadruplicou o resultado de um ano atrás. Ofuscado pelo Yaris, o Toyota Etios Hatch (1.436) recuou quase 51%. A lanterna coube ao Citroën C3 (232), que atingiu seu desempenho mais fraco desde maio de 2003 (168).
Hatches Compactos II |
||||||||
POS. |
MODELO |
JUN/19 |
MAI/19 |
JUN/18 |
% JUN 19 |
% MAI 19 |
VARIAÇÃO JUN/MAI |
VARIAÇÃO 2019/2018 |
1º |
CHEVROLET ONIX |
19500 |
22279 |
16218 |
27,53% |
27,97% |
-12,47% |
20,24% |
2º |
FORD KA |
8398 |
9484 |
7690 |
11,85% |
11,91% |
-11,45% |
9,21% |
3º |
HYUNDAI HB20 |
8147 |
10111 |
8292 |
11,50% |
12,69% |
-19,42% |
-1,75% |
4º |
FIAT ARGO |
7539 |
5599 |
5484 |
10,64% |
7,03% |
34,65% |
37,47% |
5º |
VW GOL |
6656 |
8317 |
5029 |
9,40% |
10,44% |
-19,97% |
32,35% |
6º |
VW POLO |
5428 |
6199 |
4974 |
7,66% |
7,78% |
-12,44% |
9,13% |
7º |
RENAULT SANDERO |
3007 |
3834 |
6139 |
4,24% |
4,81% |
-21,57% |
-51,02% |
8º |
TOYOTA YARIS |
2877 |
3222 |
208 |
4,06% |
4,05% |
-10,71% |
1283,17% |
9º |
VW FOX / CROSSFOX |
2645 |
3330 |
3265 |
3,73% |
4,18% |
-20,57% |
-18,99% |
10º |
FIAT UNO |
1800 |
1666 |
427 |
2,54% |
2,09% |
8,04% |
321,55% |
11º |
HONDA FIT |
1753 |
2317 |
1740 |
2,47% |
2,91% |
-24,34% |
0,75% |
12º |
TOYOTA ETIOS HATCH |
1436 |
1762 |
2907 |
2,03% |
2,21% |
-18,50% |
-50,60% |
13º |
PEUGEOT 208 |
571 |
520 |
528 |
0,81% |
0,65% |
9,81% |
8,14% |
14º |
NISSAN MARCH |
565 |
406 |
1038 |
0,80% |
0,51% |
39,16% |
-45,57% |
15º |
FORD FIESTA |
289 |
284 |
1426 |
0,41% |
0,36% |
1,76% |
-79,73% |
16º |
CITROËN C3 |
232 |
320 |
466 |
0,33% |
0,40% |
-27,50% |
-50,21% |
|
|
70843 |
79650 |
65831 |
100,00% |
100,00% |
-11,06% |
7,61% |
MODELOS DE ENTRADA
Entre os modelos de entrada, o crescimento geral foi de pouco mais de 20%, em grande parte por conta do líder Kwid: com 7.882 emplacamentos, o menor dos Renault registrou incremento de quase 60% frente ao desempenho de 2018.
Com alta de quase 5%, o Fiat Mobi foi o preferido por 4.639 consumidores, quase quatro vezes mais do que o VW up! (1.246), em baixa de 30,5%. Mais uma vez lanterna, o Chery QQ (137) não vendia tão pouco desde abril de 2017 (84).
Hatches Compactos I |
||||||||
POS. |
MODELO |
JUN/19 |
MAI/19 |
JUN/18 |
% JUN 19 |
% MAI 19 |
VARIAÇÃO JUN/MAI |
VARIAÇÃO 2019/2018 |
1º |
RENAULT KWID |
7882 |
8661 |
5004 |
56,69% |
57,35% |
-8,99% |
57,51% |
2º |
FIAT MOBI |
4639 |
5160 |
4435 |
33,36% |
34,17% |
-10,10% |
4,60% |
3º |
VW UP! |
1246 |
1139 |
1792 |
8,96% |
7,54% |
9,39% |
-30,47% |
4º |
CHERY QQ |
137 |
143 |
239 |
0,99% |
0,95% |
-4,20% |
-42,68% |
|
|
13904 |
15103 |
11470 |
100,00% |
100,00% |
-7,94% |
21,22% |
NO 1º SEMESTRE
Se no 1º semestre de 2018 a briga pela ponta entre os modelos de entrada foi um pouco mais acirrada, em 2019 a situação ficou clara: com 40.524 emplacamentos, o Renault Kwid abriu mais de 14 mil unidades de vantagem sobre o Fiat Mobi (26.375), uma média mensal de quase 2,4 mil unidades.
O VW up! (6.196), por sua vez, registrou pouco mais de mil unidades mensais, número 36,8% abaixo do contabilizado há um ano. Esta média, no entanto, foi praticamente a mesma do total emplacado pelo Chery QQ (1.114). Lanternas, Geely GC2 e Kia Picanto conquistaram um único consumidor cada.
Hatches Compactos I |
||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2019 |
TOTAL 2018 |
% VARIAÇÃO 19/18 |
1º |
RENAULT KWID |
40524 |
29677 |
36,55% |
2º |
FIAT MOBI |
26375 |
24996 |
5,52% |
3º |
VW UP! |
6196 |
9797 |
-36,76% |
4º |
CHERY QQ |
1114 |
1616 |
-31,06% |
5º |
GEELY GC2 |
1 |
1 |
0,00% |
6º |
KIA PICANTO |
1 |
115 |
-99,13% |
|
|
74211 |
66202 |
12,10% |
Entre os modelos maiores, o Onix “nadou de braçadas”. Em alta de mais de 30%, o Chevrolet foi o único modelo no país a superar as 100 mil unidades (116.911). Somados, Hyundai HB20 (52.999) e Ford Ka (50.649) ainda ficaram devendo quase 13,3 mil unidades. Mostrando fôlego, o veterano VW Gol (38.304) vendeu mais do que os mais recentes Fiat Argo (36.214) e VW Polo (32.028), este último perdendo fôlego.
Com a maior retração do top 10 (-10,9%), o Renault Sandero (22.366) espera por dias melhores no 2º semestre com a versão reestilizada. Ainda bem lembrado pelos consumidores, o VW Fox (20.807) ficou à frente do Toyota Yaris (18.046). O Honda Fit (13.194), por sua vez, diminuiu o ritmo (-4,6%). Reforçado pelas vendas diretas, o longevo Fiat Uno (9.578) mais do que dobrou as vendas do 1º semestre de 2018. O Toyota Etios (8.959), por sua vez, viu desaparecerem quase 10 mil compradores (-54,1%).
Da 13ª posição em diante todos os modelos recuaram, com o Peugeot 208 sendo o único a superar as 3 mil unidades (3.148). O Citroën C3 fechou o período com péssimas recordações: foram apenas 1.944 unidades, menos de 350 unidades mensais.
Hatches Compactos II |
||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2019 |
TOTAL 2018 |
% VARIAÇÃO 19/18 |
1º |
CHEVROLET ONIX |
116911 |
89620 |
30,45% |
2º |
HYUNDAI HB20 |
52999 |
50418 |
5,12% |
3º |
FORD KA |
50649 |
47314 |
7,05% |
4º |
VW GOL |
38304 |
32512 |
17,81% |
5º |
FIAT ARGO |
36214 |
27982 |
29,42% |
6º |
VW POLO |
32028 |
34138 |
-6,18% |
7º |
RENAULT SANDERO |
22366 |
25093 |
-10,87% |
8º |
VW FOX / CROSSFOX |
20807 |
18727 |
11,11% |
9º |
TOYOTA YARIS |
18046 |
214 |
NOVO |
10º |
HONDA FIT |
13194 |
13832 |
-4,61% |
11º |
FIAT UNO |
9578 |
4761 |
101,18% |
12º |
TOYOTA ETIOS HATCH |
8959 |
19509 |
-54,08% |
13º |
PEUGEOT 208 |
3148 |
3993 |
-21,16% |
14º |
NISSAN MARCH |
2747 |
6592 |
-58,33% |
15º |
FORD FIESTA |
2455 |
8976 |
-72,65% |
16º |
CITROËN C3 |
1944 |
3639 |
-46,58% |
17º |
FIAT PALIO |
25 |
345 |
-92,75% |
18º |
FIAT PUNTO |
6 |
15 |
-60,00% |
19º |
CHERY CELER |
1 |
112 |
-99,11% |
|
|
430381 |
387792 |
10,98% |
Fonte: Fenabrave
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Veja quais foram os 50 carros usados mais vendidos do Brasil em 2024
Crédito pode salvar mercado de automóveis em 2025
Veja quais foram as picapes mais vendidas do Brasil em 2024
Primeira Ferrari particular de Michael Schumacher vai a leilão
Ranking: os sedãs mais vendidos do Brasil em 2024
Ram Rampage 2025 ganha ADAS mais completo e preços sobem até R$ 6.000
Fiat Strada líder e Chevrolet Tracker em destaque: mais vendidos na quinzena