Lançada em 2015 com produção limitada e alcance comercial bastante restrito, a nova geração do Ford GT acaba de se tornar ainda mais exclusiva com a chegada da série especial Mk II. Apresentada na edição deste ano do Festival de Goodwood, a novidade agrega todos os ensinamentos obtidos com a participação no Mundial de Endurance (WEC) e no IMSA com o GT de competição, sendo um projeto exclusivo para pistas produzido conjuntamente entre a marca americana e a Multimatic (empresa de engenharia especialista em fibra de carbono). Apenas 45 serão exemplares construídos, cada um com preço inicial de US$ 1,2 milhão.
Executivo da Multimatic, Larry Holt, disse ao Motor1.com que o GT Mk II “é tão rápido quanto qualquer carro GT3”. Além disso, acrescentou que "o Mk II responde à pergunta regularmente feita de como o carro iria se comportar com todas as limitações superadas: a resposta é espetacular". Por sua vez, o diretor de desenvolvimento de produto da Ford, Hau Thai-Tang, disse: “o GT Mk II liberta todo o potencial de performance do Ford GT sem qualquer limitação artificial de performance ditada por organismos regulatórios de competição”. "É o mais perto que os proprietários dos GT podem estar da performance de Le Mans e da sensação excitante de cruzar a linha de chegada num Ford GT de competição”, completou.
Entre outras modificações, os engenheiros adicionaram uma asa traseira bem maior que a do GT de competição em termos de carga aerodinâmica. Além disso, modificaram o formato dos arcos das rodas para melhorar a aerodinâmica e o fluxo de ar nas laterais, de modo a equilibrar a maior carga traseira. Como resultado, o modelo gera carga aerodinâmica 400% maior que o GT de estrada. Há ainda suspensão com acerto para competição, pneus Michelin Pilot Sport e tecnologia spray de água para o sistema de refrigeração do motor (dispositivo ativado em casos de altas temperaturas para resfriar ainda mais o ar para o sistema e manter o nível de performance idêntico em caso de temperaturas mais elevadas).
O sistema de freios foi otimizado para dar conta da performance extra e toma como base discos de 15.5 polegadas na frente e 14.1 atrás, ambos da marca Brembo. As rodas são de 19 polegadas. Além disso, o Mk II também mais ágil e mais leve, já que perdeu itens como os modos de condução e altura ajustável ao solo a fim de eliminar cerca de 90 kg. O motor 3.5 EcoBoost entrega 700 cv e trabalha sempre em conjunto com um câmbio automatizado de 7 marchas e dupla embreagem, calibrado especialmente para pistas.
Fonte: Ford
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Conheça os 10 carros mais rápidos do mundo
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Ford GT tem 655 cv e alcança 347 km/h de velocidade máxima
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Primeiro Ford GT 2017 sai da linha de montagem no Canadá
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Nova Ranger Super Duty vem aí: Ford divulga teaser e confirma estreia