Apresentado em abril, durante o Salão de Xangai (China), o novo Hyundai Creta, conhecido por lá como ix25, chamou a atenção pelo seu design bem polêmico, baseado na nova identidade visual da empresa. A mídia chinesa divulga que a segunda geração do crossover será lançado no país em agosto, ainda sem preços ou motorizações confirmadas. Já a versão nacional é esperada para depois de 2020, e com outro design.
Até o momento, o Hyundai Creta era praticamente igual tanto aqui quanto na China, mudando somente o nome para ix25 e pequenos detalhes no design – e a reestilização do modelo asiático o deixou mais próximo do nosso. De acordo com nossas fontes, isso mudará na segunda geração. Enquanto a China terá sua própria identidade, o modelo nacional ganhará uma outra cara, mais de acordo com o gosto dos brasileiros. Isso já foi feito com o HB20, que usa a base do i20 global, mas com design e mecânica adaptada para o nosso mercado.
O Creta chinês mostra uma cara bem diferente. A frente adota elementos usados por outros SUVs da empresa, como Kona, Palisade e Venue, com faróis posicionados mais abaixo e luzes diurnas em LED bem finas na parte de cima. A traseira traz lanternas interligadas por uma barra preta atravessando o porta-malas e com luzes no meio. Do lado de dentro, o SUV recebeu um display vertical para a central multimídia.
A motorização ainda é desconhecida. O ix25 é vendido na China com o motor 1.6 aspirado de 125 cv, nas versões manual ou automática de 6 marchas; e com o 1.4 turbo de 130 cv, disponível somente com a transmissão automatizada de dupla embreagem e 7 posições. Segundo o Indian Autos Blog, o modelo indiano deve adotar um novo 1.5, nas variantes aspirada e turbo, além do 1.0 turbo de 120 cv do Venue. Rumores ainda dizem que terá uma versão de 7 lugares em 2021.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volkswagen cogita produção de modelo 'maior que Amarok' na Argentina
Projeto de Lei propõe regularização do mototáxi
Depois do Bigster, Dacia quer ampliar portfólio com possível rival do Golf
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Toyota Hilux Champ para o Brasil vira dúvida diante do 'custo Argentina'
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Veja os lançamentos da Toyota para 2025, incluindo novo SUV nacional