Políticos, empresários, artistas, diplomatas, autoridades e forças de segurança que necessitam de proteção adicional na hora de se locomover acabam de ganhar uma nova opção: o Volvo XC90 Armored. Anunciado nesta semana na Europa, o SUV blindado de fábrica é fruto de dois anos de desenvolvimento e chega ao mercado como um dos mais seguros da categoria. Segundo a marca, o modelo recebeu classificação de proteção VPAM VR8 (a segunda mais alta possível) e oferece resistência suficiente para suportar disparos dos mais variados calibres de armas de fogo e até mesmo explosões.
Tomando como base a variante T6 AWD, a Volvo produz o XC90 Armored na fábrica de Torslanda, na Suécia, e o envia para a empresa especializada Trasco Bremen, na Alemanha, que finaliza todo o processo de blindagem. Entre outros diferenciais, o modelo usa aços de alta resistência com 10 milímetros de espessura e vidros que podem chegar a até 50 milímetros. A proteção extra adiciona aproximadamente 1.400 kg ao veículo, fazendo-o chegar a pelo menos 4.490 kg. Para tanto, a marca aprimorou todo os sistemas de suspensão e freios de modo a evitar desgastes prematuros por sobrecarga.
Diretor de marketing da divisão de veículos especiais da Volvo, Stephan Green explica que a empresa focou em garantir que a versão blindada mantivesse as propriedades do XC90 convencional, além de torná-la praticamente indistinguível do ponto de vista visual. Clientes interessados podem fazer reservas desde já e receberão o modelo no final do ano. Além do XC90, a marca oferece blindagem para outros modelos, como o XC60, mas nestes casos com proteção bem mais leve.
Fonte: Volvo
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volvo: XC90 com motor a gasolina segue em linha "enquanto houver demanda''
Em transição, Jaguar revela teaser de inédito elétrico rival do Taycan
Volvo XC90 2025 é revelado com alterações no visual e de tecnologia
Mitsubishi lança nova Triton 2026 no Brasil mais refinada e tecnológica
Volvo XC90 terá reestilização revelada em 4 de setembro
Reino Unido: Kia Sportage cada vez mais próximo da liderança anual
Volvo encerra produção de carros a diesel para sempre; XC90 foi o último