A fabricante sueca Volvo está fazendo testes de colisão de carros contra capacetes para ciclistas como uma forma de melhorar a segurança de quem estiver em uma bicicleta. Feitos em parceria com a POC, fabricante de capacetes e equipamentos para bicicletas, os testes fazem parte de uma pesquisa que quer entender os tipos de ferimentos que os ciclistas podem sofrer nas ruas. As duas empresas dizem que as descobertas ajudarão a POC a fazer capacetes mais seguros, enquanto a Volvo usará os dados para guiar "desenvolvimentos futuros".

De acordo com a Volvo, o procedimento atual de testes dos capacetes é "bem rudimentar", com o equipamento sendo derrubado de várias alturas em superfícies retas ou curvas. Este método, segundo a fabricante, não leva em conta os acidentes entre veículos e carros.

O novo teste, porém, irá funcionar como os crash-tests atuais, baseado no regulamento usado para proteção de pedestres. No procedimento da Volvo, os capacetes são presos à cabeça dos bonecos. A máquina irá jogar a cabeça do boneco em várias velocidades diferentes contra um Volvo parado, simulando uma colisão entre um carro e um ciclista. Ao comparar os dados com os resultados de proteção de pedestres, as duas empresas conseguirão entender melhor os efeitos da colisão com e sem o capacete.

“Este projeto com a POC é um bom exemplo de nosso espírito pioneiro em segurança", disse Malin Ekholm, chefe do Centro de Segurança da Volvo. "Nós desenvolvemos novos métodos com frequência para simular vários cenários de trânsito. Nosso objetivo é não só atender os requisitos legais ou receber nota máxima nos testes; ao invés disso, queremos ir além, usando situações reais de trânsito para desenvolver tecnologias que aumentem ainda mais a segurança."

'

Oscar Huss, chefe de desenvolvimento de produtos na POC, afirma que a parceria é parte do desejo da empresa em exceder os padrões de segurança existentes em todos os aspectos.

“Assim como os carros da Volvo, segurança está no centro de nossa missão e guia nossas ideias e inovações", diz o executivo. "Ao trabalhar junto com os líderes científicos no laboratório da POC, nós queremos guiar a indústria ao introduzir novas ideias de segurança. Padrões de certificação são essenciais, mas eles nunca podem limitar nossa vontade de ir além destes parâmetros para encontrar maneiras melhores e inovadoras de reduzir as consequências dos acidentes."

Não é a primeira vez que a Volvo e a POC trabalham juntas. Anteriormente, as duas empresas desenvolveram um sistema que conecta os capacetes para ciclistas com os carros pela internet. Com isso, ele seria capaz de avisar os motoristas de que há um ciclista por perto em um ponto cego.

Galeria: Volvo/POC crash-test carro x bicicleta

Envie seu flagra! flagra@motor1.com