Volkswagen Jetta GLI 2.0 turbo chega ao Brasil por R$ 144.990
Versão esportiva do sedã vem com o motor 2.0 TSI de 230 cv do Golf GTI e usa suspensão traseira independente
Após muito tempo de espera, o Volkswagen Jetta GLI começa a ser vendido no Brasil. A versão vai além de receber o motor 2.0 TSI de 230 cv, trazendo também o visual esportivo e mudanças estéticas, sendo praticamente igual ao modelo vendido em outros mercados como México (que exporta o sedã para cá) e Estados Unidos. Custará R$ 144.990, valor que o coloca abaixo dos R$ 151.530 cobrados pelo Golf GTI com a mesma motorização.
Galeria: Já dirigimos: Volkswagen Jetta GLI 2019
O conteúdo do Volkswagen Jetta GLI não é nenhum mistério, pois o sedã esportivo já é vendido nos Estados Unidos há um tempo – até já dirigimos o carro com exclusividade. O destaque da versão é o motor 2.0 TSI, que fez a fama do sedã no Brasil na geração passada. Agora, ele produz 230 cv entre 4.700 a 6.200 rpm e 35,7 kgfm entre 1.500 a 4.600 rpm, exatamente na mesma versão usada pelo Golf GTI. A transmissão é a DSG de dupla embreagem e 6 marchas, ao contrário da caixa de 7 posições usada no exterior.
O GLI recebeu suspensão multilink na traseira, diferencial blocante mecânico e os freios do Golf R, o que ajudam a fazer com que o Jetta GLI seja mais do que um Golf GTI com porta-malas maior. É capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 6,8 segundos e tem velocidade máxima de 250 km/h, de acordo com a VW. O lado ruim é que este desempenho reduz o rendimento energético, com consumo médio de 9,9 km/litro na cidade e 12,5 km/litro na estrada, segundo o Inmetro.
O design deixa claro que não é um Jetta comum. Os faróis são full-LED e a grade dianteira conta com um friso horizontal na cor vermelha. Os para-choques foram redesenhados, a entrada de ar dianteira tem uma grade no estilo colmeia e a traseira recebeu um difusor e um aerofólio posicionado na tampa do porta-malas. Do lado de dentro, traz linhas e costuras vermelhas no painel, bancos, volante e colunas.
Galeria: Volkswagen Jetta GLI 2019
Por este valor, é claro que a versão esportiva ocupará o topo de linha do Jetta no Brasil. Terá todos os equipamentos das versões anteriores e irá seguir o GTI na oferta de opcionais. Ou seja, terá de série seis airbags, ar-condicionado digital de duas zonas, bancos de couro com aquecimento e ventilação, controle de cruzeiro adaptativo, direção elétrica, faróis full-LED, retrovisor eletrocrômico, faróis de neblina, ISOFIX, retrovisores laterais com ajuste elétrico e aquecimento, painel de instrumentos digital Active Info Display, seletor de modo de condução, sensor de chuva, sensor crepuscular, start-stop, central multimídia Discover Media com tela de 8” e GPS, vidros e travas elétricas e volante multifuncional com paddle-shift e ajuste de altura e profundidade.
Um destaque é o sistema de som Beats de 300 watts, amplificador digital de 8 canais, 4 alto-falantes, 2 tweeters e um subwoofer, oferecido de série. Terá como opcionais apenas o teto solar panorâmico, por R$ 4.990, e as cores metálicas.
As vendas do Volkswagen Jetta GLI 2.0 TSI começam na segunda semana de junho. A fabricante oferece as três primeiras revisões (10 mil, 20 mil e 30 mil km) com custo zero.
Com reportagem de Leonardo Fortunatti
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