A Volkswagen comemora nesta semana o estabelecimento de um novo recorde em Nürburgring envolvendo super-carros elétricos. Conforme explica a montadora, o chamado I.D. R, pilotado por Romain Dumas, desbancou o Nio EP9 e tornou-se o veículo EV mais rápido a percorrer o tradicional circuito alemão. Os 20,7 km da pista foram vencidos em apenas 6 min e 5,336 segundos, deixando para trás a marca anterior de 6 minutos e 45,90 segundos. Dumas, que também pilotou o I.D. R em Pikes Peak, completou ao todo cinco voltas no circuito e alcançou o tempo histórico na última volta do dia.
Para quebrar o recorde, o ID R foi fortemente modificado na comparação com o protótipo usado em Pikes Peak. Isso porque, enquanto o desafio norte-americano é carregado de altitude e com velocidades máximas relativamente baixas, o circuito alemão exige bom desempenho em longas retas e curvas rápidas. Dessa forma, a Volkswagen alterou o gerenciamento de energia e deixou o esportivo capaz de atingir velocidades máximas mais rapidamente.
O recorde é mais significativo ainda quando você olha para o fato de o ID R produzir 680 cv de potência, enquanto o Nio EP9 e seus quatro motores, produz 1.360 cv. Isso mostra a importância da aerodinâmica do veículo e o uso eficiente da energia disponível.
Fonte: Autocar
RECOMENDADO PARA VOCÊ
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Yamaha oferece Fluo 2025 com taxa zero até o final do ano
Pablo Di Si, CEO da VW América do Norte, deixa o cargo de repente
Em transição, Jaguar revela teaser de inédito elétrico rival do Taycan
México rejeita Amarok da Argentina e terá nova geração global da picape
Mitsubishi lança nova Triton 2026 no Brasil mais refinada e tecnológica
Volkswagen comemora os 65 anos de seu complexo industrial na Via Anchieta