Mercado chinês ainda é dominado pelos sedãs, diferentemente do restante do mundo

Se na maioria dos mercados internacionais os sedãs vêm constantemente perdendo espaço, na China a situação é bem diferente. Dos 10 modelos mais vendidos no maior mercado automobilístico mundial em abril, nada menos do que 6 foram versões três-volumes.

Mais do que isso, o pódio foi 100% de sedãs. Com 36.522 unidades, o VW Sagitar chegou a 11 meses como líder nos últimos 13 meses, de acordo com o Best Selling Cars Blog. Separados por menos de 300 unidades, o que pode ser configurado como empate técnico diante do gigantismo dos números locais, Toyota Corolla (30.403) e Nissan Sylphy (30.134) – nome chinês do Sentra – vieram em seguida.

Nissan Sylphy

Os outros representantes do segmento no top 10 foram o VW Sagitar (27.240) – o Jetta vendido em mercados como o Brasil -, o Honda Accord (21.276) e o VW Bora (19.874). As exceções no pelotão de cima foram a minivan Wuling Hongguang (23.182) e os SUVs Haval H6 (28.045) e Geely Boyue (17.518), todos como DNA 100% chinês.

A BMW, destaque entre as montadoras com um crescimento de mais de 30% nos últimos 12 meses, viu o Série 5 L (13.338) vender mais do que o Honda Civic (13.182) e o Série 3 L (13.144) praticamente na cola. Arquirrival da marca de Munique, a Mercedes também emplacou dois modelos no top 30, com uma curiosidade: Classe C L e Classe E L registraram as mesmas 12.504 unidades.

2019 BMW 3 Series longa distância entre eixos

De acordo com a CAAM, associação chinesa de fabricantes, este foi mais um mês com resultados negativos. Com 1.980.500 unidades registradas, a queda foi de quase 15% diante do mesmo período de 2018. Em relação ao mês de março, a retração foi de mais de meio milhão de unidades.

Já o acumulado de 2019, de 8.353.300 unidades, representa uma queda de pouco mais de 12%. Para se ter uma ideia, este número de um quadrimestre é mais do que o triplo do estimado para o Brasil para o ano todo. Entre as montadoras, a líder VW (233.005) vendeu praticamente a soma da Honda (131.027) e da Toyota (109.057).

 

POS.

MODELO

ABR. 19

1

VW LAVIDA

36.522

2

TOYOTA COROLLA

30.403

3

NISSAN SYLPHY

30.134

4

HAVAL H6

28.045

5

VW SAGITAR

27.240

6

WULING HONGGUANG

23.182

7

HONDA ACCORD

21.276

8

VW BORA

19.874

9

NISSAN X-TRAIL

18.458

10

GEELY BOYUE

17.518

11

VW PASSAT

16.946

12

VW TIGUAN

16.812

13

GEELY EMGRAND EC7

16.078

14

VW SANTANA

15.501

15

VW JETTA

15.384

16

HONDA FIT

15.349

17

TOYOTA LEVIN

15.077

18

HONDA XR-V

14.390

19

TOYOTA CAMRY

14.079

20

AUDI A4L

13.611

21

BMW SÉRIE 5 L

13.338

22

HONDA CIVIC

13.182

23

ROEWE i5

13.151

24

BMW SÉRIE 3 L

13.144

25

GEELY BINYUE

12.784

26

BUICK EXCELLE

12.598

27

VW MAGOTAN

12.537

28

MERCEDES CLASSE E L

12.504

29

MERCEDES CLASSE C L

12.504

30

CHEVROLET CAVALIER

12.440

 

POS.

MARCA

ABR. 19

1

VW

233.005

2

HONDA

131.027

3

TOYOTA

109.057

4

GEELY

93.788

5

NISSAN

82.513

6

BUICK

64.368

7

HAVAL

58.444

8

HYUNDAI

51.023

9

BMW

47.339

10

MERCEDES-BENZ

46.252

11

CHEVROLET

44.156

12

AUDI

40.334

13

CHANGAN

39.745

14

ROEWE

36.787

15

BYD

36.563

16

CHERY

31.302

17

GAC

27.231

18

BAOJUN

25.554

19

KIA

23.537

20

MG

23.338

...

...

...

 

TOTAL

1.980.500

 

ACUMULADO

8.353.300

 

Fontes: Best Selling Cars Blog / Trading Economics

Galeria: Toyota Levin (China)