Nissan inaugura estúdio de design em São Paulo
Laboratório irá criar veículos para Nissan, Inifiniti e Datsun, misturando as culturas brasileira, latina e japonesa
Em crescimento no Brasil, a Nissan escolhe São Paulo como sede do novo estúdio de design da empresa na América Latina. O local, batizado como “The Box” (a caixa, em inglês) será um laboratório para desenvolver novos veículos não só para a marca Nissan, como também para Infiniti e Datsun. O time, liderado por John Sahs, já trabalha em projetos tanto para o Brasil quanto para outros mercados.
Galeria: Nissan "The Box" - Estúdio de Design em São Paulo
O Brasil é o sexto país a receber um estúdio de design da Nissan, além de China, Estados Unidos, Índia, Inglaterra e Tailândia. Trabalharão com o conceito de unificar aspectos da cultura brasileira com a japonesa. O time já criou um projeto que foi para o Japão. “Quando começamos, reuni a equipe e perguntei ‘o que gostariam de fazer?’, montamos uma lista e mandei para meu chefe [Alfonso Albaisa, vice-presidente sênior global de design]. Alfonso gostou de uma delas, enviou para o Japão e este veículo está em desenvolvimento”, explica Sahs.
A equipe já trabalhou em alguns modelos no país. O estilo da Frontier Attack foi criado aqui, assim como alguns conceitos mostrados no Salão do Automóvel de São Paulo, em novembro passado. Um deles é o March 55, versão especial do compacto que usa materiais reciclados, de olho na sustentabilidade. “Quando me mudei para o Brasil, estava andando por uma rua e encontrei uma loja de roupas, a King 55. Gostei tanto da ideia que tive que chamá-los para uma colaboração”, afirma o designer.
Um ponto importante será a liberdade do estúdio para criar o que quiser, desde modificar um design global para que fique mais alinhado ao gosto local, até participar da disputa para desenhar a nova geração de um modelo vendido em outros países. O time já tem uma conquista, na forma do Kicks UEFA Champions League, o primeiro modelo a ser aprovado pela UEFA para carregar o logo da competição, algo que nem a Nissan Europa conseguiu.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
“Nossos clientes não compram motores, compram design”, diz CEO da Jaguar
Crédito pode salvar mercado de automóveis em 2025
Kia diz que sua picape rival da Hilux é mais bonita pessoalmente
Primeira Ferrari particular de Michael Schumacher vai a leilão
Torre Porsche Design em Miami (EUA) está literalmente afundando
Ram Rampage 2025 ganha ADAS mais completo e preços sobem até R$ 6.000
Novo Hyundai Palisade tem os maiores piscas que vimos num carro