A Volkswagen prepara para o começo de junho o lançamento do sedã mais rápido da marca no Brasil. Calma, ainda não estamos falando do Virtus GTS que aparece neste flagra. Quem está na rampa de lançamento é o Jetta GLI, versão esportiva do sedã importado do México, que virá com o motor 2.0 TSI de 230 cv e o câmbio DSG de dupla embreagem do Golf GTI, entre outros itens do hatch invocado. O preço estimado é na casa dos R$ 150 mil.
Quem puder esperar um pouco mais, ou não tiver essa grana, terá o Virtus GTS a partir do segundo semestre. Mostrado no Salão do Automóvel do ano passado, em novembro, o sedã esportivo já foi flagrado diversas vezes, mas agora o leitor Bruno Morgado surpreendeu a versão final do modelo em testes, já com as rodas aro 18" diamantadas (muito parecidas com as do Golf GTI) e os logotipos de produção, embora cobertos por fitas adesivas. Pelo local do flagra, a movimentada Avenida Paulista, a VW já não faz mais nenhuma questão de esconder o modelo.
Outros detalhes também diferenciam o modelo apimentado, como o filete vermelho dentro dos faróis e os acabamentos em preto na parte inferior do para-choque dianteiro e nos retrovisores externos.
O principal chamariz da linha GTS (que terá também o Polo) é o motor 1.4 TSI de 150 cv e 25,5 kgfm de torque, mesmo aplicado no T-Cross Highline, que usa a mesma plataforma MQB-A0 do Virtus. Os ajustes do câmbio automático de 6 marchas e, principalmente, suspensão e direção serão específicos para os GTS, com maior carga de molas e amortecedores exclusivos. Ficará mais baixo e firme que os modelos 1.0 TSI (128 cv e 20,4 kgfm), além de adotar as rodas aro 18" com freios a disco maiores. Esperamos também por um sistema de escape próprio, com ronco mais encorpado.
Polo e Virtus GTS haviam sido flagrados em testes de rodagem por nossa equipe anteriormente
Por dentro, conforme antecipado pelo protótipo do Salão, os GTS terão bancos esportivos com abas mais pronunciadas e encosto de cabeça integrado, além de um grafismo exclusivo para o painel de instrumentos digital de 10,2". Com iluminação vermelha, terá os números em itálico para reforçar a esportividade.
A expectativa de preço para os novos Polo e Virtus GTS é em torno de R$ 95 mil e R$ 100 mil, respectivamente.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volkswagen Nivus GTS já roda sem qualquer disfarce e chega em 2025
Novo VW Tayron: o que sabemos sobre o substituto do Tiguan no Brasil
Flagra: inspiração de Mobi e Argo, Fiat Panda aparece no Brasil
Argentina: Territory vende mais que Compass, enquanto Hilux lidera
Flagra: novo Honda HR-V 2026 já roda em testes no Brasil
Polo lidera e HB20 se destaca; veja os carros mais vendidos de outubro
Picape anti-Hilux da Chery aparece na China