Sedãs premium em abril: Série 3 e Série 5 colocam BMW no topo
Novo Mercedes-Benz CLS supera Classe E na parte de cima do segmento
Os números de emplacamentos de sedãs médios premium registraram queda pelo 2º mês seguido. Em abril foram comercializados 1.010 veículos, quase 17,5% a menos do que no mesmo período de 2018. A situação só não foi pior por conta do Audi A3 Sedan (227), terceiro colocado, com alta superior a 70%.
Galeria: Novo BMW 330i (lançamento Brasil)
O grande destaque, no entanto, veio de Munique. Com 304 unidades, seu melhor desempenho em 2019, o BMW Série 3 – agora reforçado pela nova geração representada no país pela versão 330i – encerrou uma liderança do Classe C (242) que já durava 15 meses consecutivos. O Mercedes, aliás, perdeu quase metade dos compradores do ano passado e encerrou abril com o seu resultado mais fraco desde dezembro de 2017.
Em quarto pelo 3º mês seguido, o Mercedes CLA (85) completou o mau desempenho para a marca de Stuttgart, em retração superior a 50%. Superado pelo irmão A5 (52) no ranking anterior, o Audi A4 (75) mais do que dobrou as vendas das últimas semanas. Apesar de manter inalterada a última posição da lista, o Jaguar XE (25) foi o campeão do crescimento em relação ao ano passado (+127,3%).
Sedãs Médios Premium |
||||||||
POS. |
MODELO |
ABR/19 |
MAR/19 |
ABR/18 |
% ABR 19 |
% MAR 19 |
VARIAÇÃO ABR/MAR |
VARIAÇÃO 2019/2018 |
1º |
BMW SÉRIE 3 |
304 |
204 |
318 |
30,10% |
23,26% |
49,02% |
-4,40% |
2º |
MERCEDES-BENZ CLASSE C |
242 |
337 |
439 |
23,96% |
38,43% |
-28,19% |
-44,87% |
3º |
AUDI A3 SEDAN |
227 |
193 |
133 |
22,48% |
22,01% |
17,62% |
70,68% |
4º |
MERCEDES-BENZ CLA |
85 |
51 |
175 |
8,42% |
5,82% |
66,67% |
-51,43% |
5º |
AUDI A4 |
75 |
35 |
103 |
7,43% |
3,99% |
114,29% |
-27,18% |
6º |
AUDI A5 |
52 |
43 |
45 |
5,15% |
4,90% |
20,93% |
15,56% |
7º |
JAGUAR XE |
25 |
14 |
11 |
2,48% |
1,60% |
78,57% |
127,27% |
|
|
1010 |
877 |
1224 |
100,00% |
100,00% |
15,17% |
-17,48% |
Na faixa superior, o BMW Série 5 (29), apesar de uma leve queda (-3,3%), completou três meses seguidos no topo. A surpresa é que na segunda posição não esteve outro alemão, mas sim um japonês: com 18 unidades, o Lexus ES só vendeu menos do que em janeiro (21).
Da 3ª a 5ª posições, só Mercedes, mas com uma novidade: a nova geração do CLS (11) tomou do Classe E (8) a posição de modelo de alto luxo preferido da marca. O Classe E, aliás, não vendia tão pouco desde setembro de 2016 (6). Empatado com o Volvo S90 (3), o Classe S (3) fechou o top 5. Assim como entre os médios, a Jaguar também teve o modelo menos vendido: o XF, com apenas um emplacamento.
Sedãs Grandes Premium |
||||||||
POS. |
MODELO |
ABR/19 |
MAR/19 |
ABR/18 |
% ABR 19 |
% MAR 19 |
VARIAÇÃO ABR/MAR |
VARIAÇÃO 2019/2018 |
1º |
BMW SÉRIE 5 |
29 |
20 |
30 |
39,73% |
34,48% |
45,00% |
-3,33% |
2º |
LEXUS ES |
18 |
16 |
3 |
24,66% |
27,59% |
12,50% |
500,00% |
3º |
MERCEDES-BENZ CLS |
11 |
1 |
1 |
15,07% |
1,72% |
1000,00% |
1000,00% |
4º |
MERCEDES-BENZ CLASSE E |
8 |
17 |
18 |
10,96% |
29,31% |
-52,94% |
-55,56% |
5º |
MERCEDES-BENZ CLASSE S |
3 |
1 |
7 |
4,11% |
1,72% |
200,00% |
-57,14% |
6º |
VOLVO S90 |
3 |
2 |
0 |
4,11% |
3,45% |
50,00% |
- |
7º |
JAGUAR XF |
1 |
1 |
4 |
1,37% |
1,72% |
0,00% |
-75,00% |
|
|
73 |
58 |
63 |
100,00% |
100,00% |
25,86% |
15,87% |
Observação: O BMW Série 4 e o Kia Stinger, anteriormente classificados como sedãs médios premium, foram posicionados entre os modelos esportivos.
Fonte: Fenabrave
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Quais foram os 50 carros usados mais vendidos do Brasil em novembro?
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Honda WR-V ou Toyota Yaris Cross: o que esperar deste embate em 2025
Semana Motor1.com: novo Corolla 2025, Tracker mais potente e mais
Qual é o legado que Carlos Tavares deixou para a Stellantis?