Sedãs premium em abril: Série 3 e Série 5 colocam BMW no topo
Novo Mercedes-Benz CLS supera Classe E na parte de cima do segmento
Os números de emplacamentos de sedãs médios premium registraram queda pelo 2º mês seguido. Em abril foram comercializados 1.010 veículos, quase 17,5% a menos do que no mesmo período de 2018. A situação só não foi pior por conta do Audi A3 Sedan (227), terceiro colocado, com alta superior a 70%.
Galeria: Novo BMW 330i (lançamento Brasil)
O grande destaque, no entanto, veio de Munique. Com 304 unidades, seu melhor desempenho em 2019, o BMW Série 3 – agora reforçado pela nova geração representada no país pela versão 330i – encerrou uma liderança do Classe C (242) que já durava 15 meses consecutivos. O Mercedes, aliás, perdeu quase metade dos compradores do ano passado e encerrou abril com o seu resultado mais fraco desde dezembro de 2017.
Em quarto pelo 3º mês seguido, o Mercedes CLA (85) completou o mau desempenho para a marca de Stuttgart, em retração superior a 50%. Superado pelo irmão A5 (52) no ranking anterior, o Audi A4 (75) mais do que dobrou as vendas das últimas semanas. Apesar de manter inalterada a última posição da lista, o Jaguar XE (25) foi o campeão do crescimento em relação ao ano passado (+127,3%).
Sedãs Médios Premium |
||||||||
POS. |
MODELO |
ABR/19 |
MAR/19 |
ABR/18 |
% ABR 19 |
% MAR 19 |
VARIAÇÃO ABR/MAR |
VARIAÇÃO 2019/2018 |
1º |
BMW SÉRIE 3 |
304 |
204 |
318 |
30,10% |
23,26% |
49,02% |
-4,40% |
2º |
MERCEDES-BENZ CLASSE C |
242 |
337 |
439 |
23,96% |
38,43% |
-28,19% |
-44,87% |
3º |
AUDI A3 SEDAN |
227 |
193 |
133 |
22,48% |
22,01% |
17,62% |
70,68% |
4º |
MERCEDES-BENZ CLA |
85 |
51 |
175 |
8,42% |
5,82% |
66,67% |
-51,43% |
5º |
AUDI A4 |
75 |
35 |
103 |
7,43% |
3,99% |
114,29% |
-27,18% |
6º |
AUDI A5 |
52 |
43 |
45 |
5,15% |
4,90% |
20,93% |
15,56% |
7º |
JAGUAR XE |
25 |
14 |
11 |
2,48% |
1,60% |
78,57% |
127,27% |
|
|
1010 |
877 |
1224 |
100,00% |
100,00% |
15,17% |
-17,48% |
Na faixa superior, o BMW Série 5 (29), apesar de uma leve queda (-3,3%), completou três meses seguidos no topo. A surpresa é que na segunda posição não esteve outro alemão, mas sim um japonês: com 18 unidades, o Lexus ES só vendeu menos do que em janeiro (21).
Da 3ª a 5ª posições, só Mercedes, mas com uma novidade: a nova geração do CLS (11) tomou do Classe E (8) a posição de modelo de alto luxo preferido da marca. O Classe E, aliás, não vendia tão pouco desde setembro de 2016 (6). Empatado com o Volvo S90 (3), o Classe S (3) fechou o top 5. Assim como entre os médios, a Jaguar também teve o modelo menos vendido: o XF, com apenas um emplacamento.
Sedãs Grandes Premium |
||||||||
POS. |
MODELO |
ABR/19 |
MAR/19 |
ABR/18 |
% ABR 19 |
% MAR 19 |
VARIAÇÃO ABR/MAR |
VARIAÇÃO 2019/2018 |
1º |
BMW SÉRIE 5 |
29 |
20 |
30 |
39,73% |
34,48% |
45,00% |
-3,33% |
2º |
LEXUS ES |
18 |
16 |
3 |
24,66% |
27,59% |
12,50% |
500,00% |
3º |
MERCEDES-BENZ CLS |
11 |
1 |
1 |
15,07% |
1,72% |
1000,00% |
1000,00% |
4º |
MERCEDES-BENZ CLASSE E |
8 |
17 |
18 |
10,96% |
29,31% |
-52,94% |
-55,56% |
5º |
MERCEDES-BENZ CLASSE S |
3 |
1 |
7 |
4,11% |
1,72% |
200,00% |
-57,14% |
6º |
VOLVO S90 |
3 |
2 |
0 |
4,11% |
3,45% |
50,00% |
- |
7º |
JAGUAR XF |
1 |
1 |
4 |
1,37% |
1,72% |
0,00% |
-75,00% |
|
|
73 |
58 |
63 |
100,00% |
100,00% |
25,86% |
15,87% |
Observação: O BMW Série 4 e o Kia Stinger, anteriormente classificados como sedãs médios premium, foram posicionados entre os modelos esportivos.
Fonte: Fenabrave
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Veja quais foram os 50 carros usados mais vendidos do Brasil em 2024
Crédito pode salvar mercado de automóveis em 2025
Veja quais foram as picapes mais vendidas do Brasil em 2024
Primeira Ferrari particular de Michael Schumacher vai a leilão
Ranking: os sedãs mais vendidos do Brasil em 2024
Ram Rampage 2025 ganha ADAS mais completo e preços sobem até R$ 6.000
Fiat Strada líder e Chevrolet Tracker em destaque: mais vendidos na quinzena