Apesar de já ter descartado completamente uma eventual entrada no segmento de picapes, a BMW parece não perder a oportunidade de alfinetar a concorrência quando questionada sobre o assunto. Em entrevista recente concedida ao site australiano Go Auto, o chefão da marca na Oceania, Vikram Pawah, reafirmou que o mundo não precisa de uma picape bávara e que fazer badge engineering jamais seria uma opção para a empresa. A declaração foi interpretada como uma alfinetada apontada diretamente para a arquirrival Mercedes-Benz, que seguiu o caminho do rebadge ao lançar a Classe X usando como base a plataforma da Nissan Frontier.
Pawah reconhece que o segmento de picapes tem crescido consideravelmente nos últimos anos, mas acredita que apenas uma pequena parcela desse mercado estaria disposta a pagar o preço de um modelo premium. Acrescentou que uma camionete não caberia no portfólio da montadora atualmente e que não há planos para fazê-lo nem mesmo no futuro. "Eu realmente não vejo necessidade para isso agora. Estamos muito focados no desenvolvimento de nossos veículos e acho que a empresa definiu claramente que estamos no negócio de luxo e é nesse sentido que estamos caminhando”, esclareceu.
Segundo o executivo, a ideologia da BMW é simples: para fazer uma picape realmente boa seria preciso construí-la com carroceria sobre chassi, o que geraria custos de desenvolvimento muito elevados. Seguir o caminho da Mercedes apenas com a intenção de baratear o projeto iria totalmente de encontro à filosofia da marca. Simplificando: se a BMW realmente vier a fazer uma camionete um dia, ela será legitimamente bávara.
Vale lembrar que esta não é a primeira alfinetada que a BMW dá na Mercedes. Em 2017, durante o lançamento da Classe X, Hendrik von Kuenheim, vice-presidente sênior da BMW para Ásia, Pacífico e África do Sul, definiu a picape como “terrível”. "Esperávamos por algo mais sério, mas para mim isso é...muito simples, plástico demais e não parece com a Mercedes. Vi o carro em Genebra e fiquei muito desapontado. Eles podem mais. Eles criam carros fantásticos, mas este aqui (Classe X) é uma decepção.”
Fonte: Go Auto Australia
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Oficial: BMW confirma nova geração do X3 para o Brasil em 2025
Reino Unido: Kia Sportage cada vez mais próximo da liderança anual
Novo BMW Série 3: veja em projeção como ficará a próxima geração do sedã
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
BMW X2 M35i xDrive chega ao Brasil mais rápido e potente
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Novo BMW M2 2025 chega aos 480 cv por R$ 647.950 no Brasil