BMW alfineta Mercedes e diz que jamais faria 'troca de logotipos'
Indireta foi dada pelo executivo Vikram Pawah sobre eventual lançamento de picape
Apesar de já ter descartado completamente uma eventual entrada no segmento de picapes, a BMW parece não perder a oportunidade de alfinetar a concorrência quando questionada sobre o assunto. Em entrevista recente concedida ao site australiano Go Auto, o chefão da marca na Oceania, Vikram Pawah, reafirmou que o mundo não precisa de uma picape bávara e que fazer badge engineering jamais seria uma opção para a empresa. A declaração foi interpretada como uma alfinetada apontada diretamente para a arquirrival Mercedes-Benz, que seguiu o caminho do rebadge ao lançar a Classe X usando como base a plataforma da Nissan Frontier.
Galeria: Mercedes-Benz Classe X
Pawah reconhece que o segmento de picapes tem crescido consideravelmente nos últimos anos, mas acredita que apenas uma pequena parcela desse mercado estaria disposta a pagar o preço de um modelo premium. Acrescentou que uma camionete não caberia no portfólio da montadora atualmente e que não há planos para fazê-lo nem mesmo no futuro. "Eu realmente não vejo necessidade para isso agora. Estamos muito focados no desenvolvimento de nossos veículos e acho que a empresa definiu claramente que estamos no negócio de luxo e é nesse sentido que estamos caminhando”, esclareceu.
Segundo o executivo, a ideologia da BMW é simples: para fazer uma picape realmente boa seria preciso construí-la com carroceria sobre chassi, o que geraria custos de desenvolvimento muito elevados. Seguir o caminho da Mercedes apenas com a intenção de baratear o projeto iria totalmente de encontro à filosofia da marca. Simplificando: se a BMW realmente vier a fazer uma camionete um dia, ela será legitimamente bávara.
Vale lembrar que esta não é a primeira alfinetada que a BMW dá na Mercedes. Em 2017, durante o lançamento da Classe X, Hendrik von Kuenheim, vice-presidente sênior da BMW para Ásia, Pacífico e África do Sul, definiu a picape como “terrível”. "Esperávamos por algo mais sério, mas para mim isso é...muito simples, plástico demais e não parece com a Mercedes. Vi o carro em Genebra e fiquei muito desapontado. Eles podem mais. Eles criam carros fantásticos, mas este aqui (Classe X) é uma decepção.”
Fonte: Go Auto Australia
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo BMW X3 chega ao Brasil no 1º trimestre híbrido-leve de 48V
Mercedes-Benz Classe C 2025 é lançado no Brasil; veja os preços
Novo BMW M5 ignora peso alto com muito torque e luxo; veja impressões
Uruguai: carros e picapes brasileiros dominaram vendas em 2024
BMW apresenta sistema operacional e aposenta painel tradicional
Fiat Mobi 2025: preços, versões, motorização e equipamentos
BMW M4 CS: dirigimos o esportivo com apenas 35 unidades no Brasil!